GE Healthcare e FedDev Ontario enviam 40 milhões de dólares canadenses ao novo centro de liderança de CCRM para solucionar desafios de produção de terapia celular

Novo centro de tecnologias avançadas de células terapêuticas acelerará o desenvolvimento e acessibilidade das tecnologias de produção de células

CHALFONT ST. GILES, Inglaterra e TORONTO--()--GE Healthcare, a Agência de Desenvolvimento Econômico Federal para o Sul de Ontário (FedDev Ontario) e o Centro de Comercialização de Medicina Regenerativa (CCRM) estão construindo um centro para tecnologias avançadas de células terapêuticas em Toronto com um investimento de CAD$ 40 milhões da GE e da FedDev Ontario. O centro está sendo criado para acelerar o desenvolvimento e adoção de tecnologias de produção de células que melhoram o acesso de pacientes às novas terapias com base em medicina regenerativa. Parceiros de empresas farmacêuticas, de biotecnologia e de terapia celular serão recebidos com satisfação pelo CCRM e GE para tonar esta iniciativa possível.

A implantação em larga escala de terapias com base em células possui enorme potencial econômico e social para transformar o curso de doenças incuráveis. Até 2025, o mercado global de terapias com base em células deve superar a marca de US$ 20 bilhões, com 21%1 de taxa de crescimento anual. Os principais alvos para as terapias com base em células são as áreas de doenças de alto impacto com necessidades não atendidas significativas, entre elas, câncer, doenças cardíacas, doenças neurodegenerativas, disfunções músculoesqueléticas e doenças autoimunes.

Kieran Murphy, diretor executivo da divisão de Ciências da Vida da GE Healthcare, comentou: “Está cada vez mais claro que as terapias celulares e a medicina regenerativa vão transformar a saúde a nível mundial, mas agora a industrialização bem-sucedida é crucial para expandir a adoção. Este novo centro nos permitirá trabalhar com empresas de terapia celular para ir além dos limites técnicos existentes e solucionar problemas. A infraestrutura clínica concentrada e colaborativa de Toronto, combinada com a forte orientação do CCRM, de renome internacional, tornam a cidade um local ideal para o centro.”

Em muitos casos, o ritmo de desenvolvimento e os resultados clínicos da terapia celular superaram as expectativas. A industrialização, a inovação tecnológica e o suporte sistêmico são obrigados agora a manter essa dinâmica. O centro proporcionará, às empresas de terapia celular, instalações e conhecimentos para ajudar a estabelecer processos de fabricação que podem produzir grandes quantidades de células necessárias para o uso clínico e comercial. Localizado no centro de ciências de células-tronco, bioengenharia e atividades de ensaios clínicos de Toronto, o centro trabalhará com seus parceiros do setor para lançar novas tecnologias visando solucionar desafios técnicos emergentes e transpor lacunas em fluxos de trabalho atuais e futuros.

Michael May, presidente e diretor executivo do CCRM, acrescentou: “Criamos um grande consórcio do setor, com cerca de 50 empresas, para ajudar a gerar uma abordagem colaborativa para concretizar o potencial da medicina regenerativa. A GE Healthcare já desempenha um papel de liderança nesse consórcio e o profundo conhecimento da empresa do setor de bioprocessamento, combinado com sua escala global e experiência em cuidados de saúde, faz com que ela seja o parceiro sustentador ideal para o novo centro. Agradecemos imensamente o apoio da FedDev Ontario para tornar esta iniciativa fundamental possível. Estes dois parceiros são essenciais para o sucesso do centro.”

O excelentíssimo Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, comentou: “A saúde dos canadenses é uma prioridade. Acreditamos que o apoio a esta nova instalação de classe mundial terá benefícios significativos para a tecnologia inovadora relacionada com a saúde no Canadá e no mundo todo. Ela também irá gerar novos postos de trabalho e fazer de Ontario um concorrente ainda mais forte na indústria da biotecnologia”.

Sobre a GE Healthcare

A GE Healthcare oferece serviços e tecnologias médicas transformacionais para atender às exigências por maior acesso, aprimoramento da qualidade e assistência médica mais acessível no mundo inteiro. A GE (NYSE: GE) trabalha em coisas que importam - ótimas pessoas e tecnologias que assumem desafios difíceis. De imagens médicas, software e TI, monitoramento e diagnóstico de pacientes até a descoberta de medicamentos, tecnologias de fabricação biofarmacêuticas e soluções de melhoria de desempenho, a GE Healthcare ajuda os profissionais da área médica a proporcionar cuidados de saúde exemplares aos seus pacientes. Para obter mais informações sobre a GE Healthcare, visite nosso site em www.gehealthcare.com.

Sobre o Centro de Comercialização de Medicina Regenerativa (CCRM)

O CCRM, uma organização canadense sem fins lucrativos financiada pelo programa de Redes de Centros de Excelência do Governo do Canadá na província de Ontário, e parceiros acadêmicos e industriais conceituados apoiam o desenvolvimento de medicamentos regenerativos e tecnologias facilitadoras associadas, com um foco específico na terapia celular e genética. Sendo uma rede de pesquisadores acadêmicos, empresas líderes, investidores estratégicos e empresários, o CCRM visa acelerar a conversão de descobertas científicas em produtos comercializáveis para pacientes com o financiamento e infraestrutura de equipes especializadas. O CCRM localiza e avalia propriedades intelectuais no mundo inteiro, oferece vários serviços de consultoria, realiza projetos de desenvolvimento com parceiros e estabelece novas empresas desenvolvidas em torno de feixes estratégicos de propriedade intelectual. O CCRM tem uma instalação de desenvolvimento de 560 metros quadrados, totalmente financiada, usada para avaliar e avançar em tecnologias, além de 3.700 metros quadrados em desenvolvimento para a produção avançada de células. O CCRM é o parceiro de comercialização do Instituto de Medicina Regenerativa de Ontário e do Medicine by Design da Universidade de Toronto. O CCRM tem sua sede na Universidade de Toronto e foi inaugurado no Toronto Discovery District em 14 de junho de 2011. Visite-nos em www.ccrm.ca.

Sobre a FedDev Ontario

A Agência de Desenvolvimento Econômico Federal para o sul de Ontário (Ontario FedDev) é uma organização de desenvolvimento econômico do Governo do Canadá para a região sul de Ontário. Seus programas e serviços apoiam benefícios econômicos para a região, contribuindo para uma província e país fortes e prósperos.

1 http://www.fiercebiotech.com/story/regenerative-medicine-could-be-20b-market-15-years/2010-04-23

GE Healthcare
Erin Bryant: +1-203-450-5326