SENSAR da Espanha assume compromisso com a Patient Safety Movement Foundation

IRVINE, Califórnia--()--A Patient Safety Movement Foundation anunciou hoje um compromisso do sistema nacional de comunicação de incidentes de anestesia da Espanha, o Sistema Español de Notificacion en Seguridad en Anestesia y Reanimacion (SENSAR), para ajudar a erradicar erros médicos. A equipe fornecerá uma atualização de seus compromissos na quarta edição anual da Cúpula de Segurança de Pacientes, Ciência e Tecnologia (Patient Safety, Science & Technology Summit), a ser realizada nos dias 22 e 23 de janeiro de 2016 no Laguna Cliffs Marriott Resort and Spa, Dana Point, Califórnia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a União Europeia tem cerca de 750 mil erros médicos por ano. Se esses erros fossem eliminados, haveria menos 3,2 milhões de dias de hospitalização, 260 mil incidentes de invalidez permanente e 100 mil mortes a menos. Infecções associadas a tratamento de saúde afetam um em cada vinte pacientes de hospitais a cada ano. Na Espanha, das 4,6 milhões de internações hospitalares em 2011, cerca de 7,4 mil resultaram em morte.

“Infelizmente, a abordagem tradicional de erros médicos concentra-se em culpa e punição. Isso torna difícil às organizações de saúde aprender com os erros”, declarou Dr. Daniel Arnal, presidente do SENSAR. “Nosso compromisso é difundir uma cultura de segurança do paciente em anestesia, cuidados intensivos e gestão da dor por todos os hospitais na Espanha. Estamos implementando um sistema de comunicação de incidentes baseado na web, independente e não punitivo. Além disso, fornecemos treinamento e formação através trabalho em equipe de simulação. Atualmente, temos 86 hospitais voluntariamente inscritos. Esperamos elevar o número de hospitais para 120 até o ano de 2020. As vidas salvas graças ao nosso compromisso serão quatro vezes superior à quantidade de mortes relacionadas com o tráfego elevado na Espanha.”

Fundado em 2009, o SENSAR é uma organização de anestesiologistas sem fins lucrativos com sede na Espanha, concentrada em sistemas de comunicação de segurança do paciente e na prestação de treinamento sobre as melhores práticas de segurança. Seu foco é um sistema de relatórios de incidentes, educação, práticas de segurança (protocolos e listas de verificação) e fatores humanos. Os hospitais participantes têm entre 200 e 1.500 leitos, e são em sua maioria instituições públicas que, juntas, somam 384 analisadores, principalmente anestesistas, que já analisaram mais de cinco mil incidentes críticos para a segurança do paciente e sugeriram mais de 9,9 mil medidas corretivas relacionadas.

“Estamos muitos animados por trabalhar com o SENSAR para melhorar significativamente a segurança do paciente na Espanha”, declarou Joe Kiani, Fundador do Patient Safety Movement Foundation. “O SENSAR entende que uma vida perdida já é muito. Seu compromisso já salvou 3.386 pessoas e está a caminho de ter seu sistema implementado em todos os hospitais na Espanha até 2020. A segurança do paciente é uma questão global, e nós elogiamos países como a Espanha por liderar esse caminho.”

Sobre a Patient Safety Movement Foundation

Mais de três milhões de pessoas de todo o mundo e 200 mil pessoas nos EUA morrem todos os anos em hospitais de maneiras que poderiam ser evitadas. A Patient Safety Movement Foundation foi estabelecida a partir do apoio da Masimo Foundation for Ethics, Innovation, and Competition in Healthcare com o objetivo de erradicar a quantidade de mortes evitáveis até 2020 (0x2020) nos EUA e dramaticamente em todo o mundo. O aperfeiçoamento da segurança dos pacientes exigirá um esforço de colaboração de todas as partes envolvidas, o que inclui pacientes, fornecedores de assistência à saúde, empresas de tecnologia médica, governo, empregadores e contribuintes privados. A Patient Safety Movement Foundation atua com todas as partes envolvidas para lidar com os problemas e as soluções no campo da segurança dos pacientes. A fundação também realiza a Cúpula de Segurança de Pacientes, Ciência e Tecnologia (Patient Safety, Science and Technology Summit), evento anual destinado somente a convidados. A próxima cúpula ocorrerá nos dias 22 e 23 de janeiro de 2016 em Dana Point, Califórnia, e reunirá as melhores mentes do mundo para a realização de debates instigantes e novas ideias que desafiem o status quo. Ao apresentar receitas específicas e de alto impacto para lidar com os desafios da segurança de pacientes, incentivar empresas de tecnologia médica a compartilhar os dados com quem adquire seus produtos e pedir que os hospitais estabeleçam compromissos para implementar soluções acionáveis em segurança de pacientes, a fundação está trabalhando para alcançar a meta de erradicar as mortes evitáveis até 2020. Visite www.patientsafetymovement.org.

#patientsafety #0x2020

Para Patient Safety Movement Foundation