Arte contemporânea dá as boas-vindas aos passageiros no aeroporto Paris-Orly na forma de um afresco gigante idealizado por Jean-Charles de Castelbajac

"Giant fresco by JC de Castelbajac_Paris-Orly" (Aéroports de Paris – Alain Leduc)

PARIS--()--Como um aeroporto é um lugar de encontros e emoções, a Aéroports de Paris (Paris:ADP) (OTC Pink:AEOPF) fez uma parceria com Jean-Charles de Castelbajac para transformar a experiência de passageiros, parceiros e funcionários no aeroporto Paris-Orly em imagens tamanho gigante. Essas imagens são agora exibidas na fachada de 3.200 m² do terminal sul do Paris-Orly.

"Essa obra de arte contemporânea ilustra o grau de intimidade que liga o aeroporto a todos aqueles que lhe dão vida, retendo momentos importantes do seu passado. Essa obra incorpora o nosso objetivo de melhoria contínua de nosso serviço ao cliente e ecoa o desejo da Aéroports de Paris de trabalhar para divulgar a cultura francesa. Essa colaboração com Jean-Charles de Castelbajac, um artista de renome, é a expressão material do nosso compromisso", afirma Augustin de Romanet, presidente e CEO da Aéroports de Paris.

Depois de passar 10 dias montando a obra de arte, em 26 de novembro, Jean-Charles de Castelbajac dará os toques finais nesse afresco gigante, instalado ao longo de toda a extensão da fachada do terminal sul de Orly. Cobrindo uma área de 17 metros de altura e 202 metros de largura, área equivalente a pouco mais que 16 campos de tênis, essa decoração é composta por um conjunto de 10 desenhos do artista, complementado pela palavra "Bienvenue" com letras enormes, além do nome do evento, "Welcomestories".

Para coletar os relatos pessoais, a Aéroports de Paris pediu aos seus passageiros e parceiros para contar suas melhores histórias ligadas ao aeroporto. Regressos, separações, aniversários e propostas de casamento foram interpretados por Jean-Charles de Castelbajac e transformados em uma obra de arte monumental, que agora adorna a fachada do terminal sul.

Histórias de boas-vindas, um projeto participativo

Em agosto e setembro, os participantes foram convidados a enviar suas histórias ao site welcomestories.aeroportsdeparis.fr

Entre todas as histórias recebidas, Jean-Charles de Castelbajac selecionou dez, que foram por ele ilustradas: a primeira vez que um avô vê seu neto chegando do departamento ultramarino Réunion, revivendo a magia das viagens até o aeroporto de quando era uma criança visitando os terraços do Orly, a emoção de um acolhimento familiar caloroso durante uma viagem ao Irã, entre outras. O artista teve infinitas opções de relatos repletos de emoção.

Os passageiros cujas histórias foram escolhidas receberão uma reprodução do desenho de Jean-Charles de Castelbajac, assinada pelo artista, quando o afresco for montado no local.

Enquanto o afresco era montado e até que finalmente foi revelado, os usuários da Internet podiam descobrir pouco a pouco, a nova decoração da fachada do terminal sul de Orly na página do Facebook da Aéroports de Paris: www.facebook.com/aeroportsdeparis

A Aéroports de Paris constrói, desenvolve e administra aeroportos, incluindo o Paris-Charles de Gaulle, Paris-Orly e Paris-Le Bourget. Em 2014, a Aéroports de Paris atendeu cerca de 93 milhões de passageiros, 2,2 milhões de toneladas de frete e correspondências nos aeroportos Paris-Charles de Gaulle e Paris-Orly e mais de 41 milhões de passageiros em aeroportos no exterior. Com localização geográfica excepcional e uma grande área de captação, o grupo Aéroports de Paris está implementando sua estratégia de adaptação e modernização das instalações de seus terminais e melhorando a qualidade de seus serviços. O grupo também planeja desenvolver seus negócios nos mercados de varejo e imobiliário. Em 2014, a receita do grupo foi de € 2.791 milhões e a receita líquida de € 402 milhões.
Escritório registrado: 291, boulevard Raspail, 75014 Paris, France.

www.aeroportsdeparis.fr

Aéroports de Paris