Replicor anuncia publicação dos seus dados pré-clínicos sobre o efeito terapêutico do polímeros de ácido nucléico (PANs) sobre a infecção do vírus da hepatite B.

NOVA IORQUE--()--Replicor Inc., uma empresa biofarmacêutica privada, cujo objetivo é a cura de pacientes portadores do vírus crônico da hepatite B (HBV) e HBV crônica e coinfecção do vírus da hepatite D ou delta (HDV), anunciou a publicação de seus dados pré-clínicos que demonstram o efeito terapêutico dos polímeros de ácido nucléico (PANs) na infecção do HBV na revista PLoS ONE http://dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0140909).

Este estudo, realizado em colaboração com a Dra. Allison Jilbert da Universidade de Adelaide, na Austrália, avaliou o efeito antiviral de 28 dias de tratamento diário com o primeiro candidato clínico do PAN (REP 2055) da Replicor em patos de Pequim com infecção por HBV (DHBV) previamente estabelecida. A infecção do DHBV em patos de Pequim é um modelo substituto reconhecido para a infecção por HBV em humanos. Este estudo foi o principal dado da eficácia pré-clínica que apoiou o uso dos PANs (começando com o REP 2055) em ensaios clínicos de prova de conceito da Replicor na Ásia.

Em patos com infecção por vírus da hepatite D ou delta (DHBV) estabelecida, o tratamento de REP 2055 apresentou redução do antígeno de superfície (DHBsAg) do soro de DHBV até quase ou abaixo dos níveis indetectáveis no prazo de uma semana de tratamento em todos os patos e foi associado a um aumento dos títulos de anticorpos para DHBsAg. Esta diferença positiva do DHBsAg mostrou ter um impacto crítico sobre o estabelecimento do controle da infecção após o tratamento ser interrompido: 55% (6/11) dos patos tratados não apresentaram qualquer DNA mensurável de DHBsAg e DHBV no sangue até o final do tratamento e durante 16 semanas após o tratamento ser interrompido, nenhuma evidência de antígenos virais (antígeno do núcleo DHBsAg e DHBV) foi encontrada no fígado, com o DNA circular covalentemente fechado (cccDNA), o modelo de transcrição do vírus, tornando-se também transcricionalmente inativado e reduzido em número de cópias/hepatócitos em mais de 200 vezes (~ log 2,3) em comparação com o número de cópias de cccDNA em hepatócitos em animais do grupo controle tratados com solução salina.

Embora vários outros agentes antivirais aprovados para o HBV (lamivudina, adefovir dipivoxil e entecavir) demonstraram possuir atividade antiviral no modelo DHBV, o REP 2055 foi o primeiro agente antiviral que demonstrou a eliminação rápida do DHBsAg e resultou no controle sustentado da infecção do DHBV em uma proporção substancial dos patos tratados.

Sobre a Replicor

Replicor é uma empresa biofarmacêutica de capital fechado que possui os dados clínicos humanos e animais mais avançados no desenvolvimento da cura para HBV e HDV. A empresa dedica-se a acelerar o desenvolvimento de um tratamento eficaz para pacientes com infecção por HBV e HBV/HDV. Para mais informações sobre Replicor, acesse nosso site em www.replicor.com ou siga-nos no Twitter @replicorinc.

Mídia:
Pela Replicor Inc.