Dados da PPG indicam que os consumidores consideram a cor do veículo fundamental na hora de comprar um carro, mas a maioria permanece conservadora

  • O branco é a cor mais popular para automóveis no mundo inteiro, em 35% de todos os veículos montados em 2015.
  • A cor é o principal fator na decisão de compra de um automóvel para 60% dos consumidores entrevistados.
  • A resposta do consumidor indica uma preferência significativa para acabamento de cor com efeito metálico.
  • A PPG vai apresentar 64 novas cores para os modelos de 2018-2019.

TROY, Michigan--()--PPG Industries (NYSE:PPG), uma empresa líder mundial no setor de revestimentos, publicou hoje os dados anuais sobre a popularidade das cores dos automóveis. Durante a realização da pesquisa, a empresa descobriu que quase 60% dos consumidores identificaram a cor como um dos principais fatores na hora de tomar a decisão de comprar um carro e que as montadoras continuam a vender a grande maioria dos automóveis (quase 75%) em cores conservadoras, como o branco, preto, cinza e prata. (Materiais adicionais relacionados aos dados de cores automotivas de 2015 da PPG encontram-se disponíveis em newsroom.ppg.com/autocolor15.)

De acordo com os dados compilados do mundo todo da PPG, o branco foi a cor mais popular (um aumento de 7% do ano passado para 35%), seguida pelo preto (17%) e o prata (12%). Os destaques das tendências regionais dos dados de 2015 incluem:

  • Na América do Norte, as cores mais populares permanecem sendo o branco (23%), seguida pelo preto (19%), cinza (17%), prata (15%), vermelho (10%) e azul (8%).
  • Na América do Sul, o branco lidera em popularidade (36%), seguida pelo prata (31%), preto (11%), cinza e vermelho (empatados em 9% cada um) e azul (2,5%).
  • Na Europa, o branco permanece sendo a cor mais popular (31%), seguida pelo preto (18%), cinza (16%), prata (12%) e azul (9%).
  • Nos mercados da Ásia-Pacífico, o branco permanece sendo a cor mais popular (44%), seguida pelo preto (16%), natural e prata (empatados em 10% cada um) e cinza (7%).

Na pesquisa que a PPG realizou entre os consumidores nos EUA e Europa, três em cada cinco entrevistados (59%) disseram que a cor foi um fator fundamental na tomada de decisão de compra do veículo. De fato, mais da metade dos entrevistados disseram que se a cor desejada não estivesse disponível no lote, eles iriam aguardá-la antes de finalizar a compra, em vez de comprar um carro na segunda opção de cor. A pesquisa da PPG também indicou que:

  • Cores metálicas são mais populares entre os homens, enquanto as mulheres preferem acabamentos de cor única, sólida e brilhante de aparência não metálica e efeitos de brilho perolado/coloridos.
  • A cor e a aparência automotiva são especialmente importantes entre os consumidores do sexo masculino, com idades entre 18 a 39 anos, que dão importância ao estilo. Os entrevistados disseram que desejam um automóvel que transmita uma imagem de sucesso e, em muitos casos, estão dispostos a pagar mais para ter um carro que demonstre adequadamente suas personalidades.

“Nossa pesquisa indica que os fabricantes de automóveis do mundo inteiro têm boas razões para dar às suas marcas e modelos uma aparência exclusiva, usando a cor e efeitos”, disse Jane E. Harrington, gerente da PPG, Color Styling, de revestimentos automotivos para fabricante original do equipamento (OEM). “As opções de cor e estilo oferecidas por OEMs devem ser sensíveis a estas diferenças entre os compradores potenciais. Eles precisam considerar todos os envolvidos, desde a geração do milênio focada em tecnologia até a geração "baby boomer" (explosão de bebês) centrada na família, monitorar os dados de vendas e tendências de estilo para tentar prever com dois ou três anos de antecedência quais cores e efeitos eles irão oferecer para o ano de um modelo”

“Com uma paleta completa de cores que podem variar na aparência do brilho cintilante até o brilho sedoso e perolado, os fabricantes de automóveis têm hoje uma infinita variedade de opções. Uma vez que sabemos que selecionar a aparência certa para uma marca específica é muito importante para cada empresa de automóveis, a PPG ajuda nossos clientes a desenvolver cores distintas para aprimorar seus futuros veículos”, ela acrescentou.

Ao analisar os modelos automotivos de 2016, Harrington disse que a previsão do PPG antecipa que os motoristas verão mais veículos em tons de azul e laranja. Analisar os modelos apresentados em mostras internacionais de automóveis é um foco antecipado importante da tendência, ela disse, observando que o 2015 North American International Auto Show em Detroit destacou os automóveis em “azuis em muitas camadas” e o International Geneva Motor Show deste ano apresentou modelos de carros importantes mostrando acabamentos influenciados pelo laranja e cobre.

Paletas de cores automotivas da PPG para os modelos de 2018-2019

Em resposta a uma procura constante pela inovação da cor em tintas automotivas, a PPG apresentou 64 tons de exteriores aos fabricantes para consideração na estilização dos automóveis de ano-modelo 2018-2019. Intitulada "AMPLIFY", a coleção inclui quatro paletas de tendências de cor para consulta:

  • Hyper HD é um tema colorido e impactante que acolhe a autoexpressão, o desempenho e a tecnologia moderna. A paleta inclui uma mistura extrovertida de cores aprimoradas do mundo virtual e real – uma mistura de tons brilhantes deslumbrantes, com efeitos em camadas de vernizes matizados e de três camadas.
  • IM perfect é uma tendência mundial nomeada como um jogo de palavras, que celebra a perfeição das imperfeições e autenticidade em indivíduos que vivem suas melhores vidas e concentram-se em sua singularidade com ênfase no bem-estar. Esta paleta mais orgânica é influenciada pela natureza, com matizes um tanto moderados, tais como os verdes das folhagens, assim como os tons de metal em cobre e latão.
  • Knight’s Watch é um tema que dá ideia de fortaleza, que proporciona uma tranquilidade resistente para proteção e segurança por meio de cores tradicionais que representam um refúgio e a confiança. Como um guarda silencioso, o código visual desta paleta expressa força e proteção, com tons fortes de joias escuras e tons de metal enegrecido.
  • Lucid Dreams reflete a calma, a sensibilidade e a privacidade, retratando um refúgio contra a sobrecarga de tecnologia com um design fluido e elegante. A paleta é composta por tons pastel com um pouco mais de cor, tal como interpretado nos brancos metálicos, verdes hortelã, ouro anodizado/tons de bege e azuis celestes.

A PPG engloba uma rede mundial de mais de 20 especialistas da cor com foco nos mercados automotivo, arquitetônico, aeroespacial e de produtos para o consumidor. Estes especialistas analisam as tendências de design, as preferências dos consumidores e as prioridades em todos os mercados regionais, culturais e globais para determinar fatores que irão influenciar as escolhas de cores futuras. As novas cores e paletas apresentadas este ano aos fabricantes de automóveis refletem a evolução destes mercados e influências.

PPG: BRINGING INNOVATION TO THE SURFACE.

A visão da PPG Industries é ser uma empresa líder mundial em materiais de revestimento ao oferecer consistentemente soluções de alta qualidade, inovadoras e sustentáveis, nas quais os clientes confiam para proteger e embelezar os seus produtos e arredores. Através da liderança em inovação, sustentabilidade e cores, a PPG oferece valor agregado aos clientes nos mercados de construção, produtos de consumo, industrial e de transporte, além de mercados de reposição, para aprimorar mais superfícies de novas maneiras que qualquer outra empresa. Fundada em 1883, a PPG tem sede global em Pittsburgh e opera em quase 70 países do mundo todo. As vendas líquidas de 2014 foram de US$ 15,4 bilhões. As ações da PPG são comercializadas na Bolsa de Valores de Nova York (símbolo:PPG). Para obter mais informações, acesse www.ppg.com e siga @PPGIndustries no Twitter.

Bringing innovation to the surface é uma marca registrada da PPG Industries Ohio, Inc.

Contacts

PPG Industries, Inc.
Mark Silvey, Comunicações Corporativas da PPG: 412-434-3046
silvey@ppg.com
www.ppg.com

Contacts

PPG Industries, Inc.
Mark Silvey, Comunicações Corporativas da PPG: 412-434-3046
silvey@ppg.com
www.ppg.com