Arcadia Biosciences, Bioceres e TMG desenvolvem através de nova colaboração sementes de soja com traços não geneticamente modificados, para benefícios agrícolas e para a qualidade do produto

-- As empresas usam a biblioteca de diversidade genética proprietária e a plataforma de triagem para desenvolver novas variações de sementes de soja de alto valor --

DAVIS, Califórnia, ROSARIO, Argentina e CAMBÉ, Brasil--()--A Arcadia Biosciences, Inc. (NASDAQ: RKDA), Bioceres S.A. e Tropical Melhoramento e Genética Ltda. (TMG) anunciaram hoje um acordo de colaboração entre a TMG e a Verdeca LLC, uma joint venture de tecnologia de sementes de soja entre a Arcadia e a Bioceres. A colaboração usará a biblioteca de diversidade genética de sementes de soja proprietária da Verdeca e a plataforma de triagem de alto desempenho da Arcadia para desenvolver um novo portfólio de variedades de sementes de soja não geneticamente modificada (não GM) com diversos benefícios agrícolas e de qualidade do produto.

A biblioteca de diversidade genética de sementes de soja da Verdeca é um recurso extenso e exclusivo de plantas de soja com variações de alta densidade em composição genética e função dos genes. Em combinação com a plataforma de triagem genética de alto desempenho proprietária da Arcadia, a biblioteca permite a rápida identificação das plantas com as diferenças funcionais em um único gene ou em múltiplos genes alvos. Sob essa nova colaboração, os cientistas usarão a biblioteca de sementes de soja para identificar e desenvolver variações genéticas específicas que afetam a produtividade da colheita e a composição do óleo de soja e dos alimentos à base de soja. Os traços resultantes ainda serão posteriormente desenvolvidos pela TMG e a Verdeca e comercializados na América do Sul pela TMG e, globalmente, pela Verdeca.

"A nossa biblioteca de diversidade de sementes de soja é um recurso único e exclusivo de variações genéticas que tem potencial para melhorar a nossa já rica oferta de produtos", disse Eric Rey, presidente e CEO da Arcadia. "Essa nova colaboração nos permitirá aproveitar agressivamente esse recurso para desenvolver e comercializar variedades de sementes de soja não geneticamente modificadas com melhor desempenho agrícola e qualidade do produto. A TMG possui liderança comprovada em melhoramento da soja brasileira e é o parceiro comercial e de desenvolvimento ideal para nós".

"Esse acordo reforça a colaboração existente entre a Verdeca e a TMG, agora expandindo para o desenvolvimento de germoplasmas diferenciados em termos de atributos de qualidade e outros traços não geneticamente modificados", disse Federico Trucco, CEO da Bioceres.

"Novas fontes de variação genética são cruciais para o progresso do ganho genético e da melhoria do nosso portfólio, e a biblioteca da diversidade das sementes de soja da Verdeca é uma excelente fonte de recursos dessa variação", disse Francisco Soares, CEO da TMG. "A TMG está muito entusiasmada para usá-la como uma ferramenta para melhorar o nosso germoplasma existente, bem como explorar a possibilidade de ter uma alternativa não geneticamente modificada para trazer novas características às sementes de soja que beneficiarão os agricultores".

Esta colaboração é a última de uma série de parcerias da Verdeca, que avançam no desenvolvimento de traços de sementes de soja de alto valor. Em julho, a Bioceres, Arcadia e TMG anunciaram uma colaboração para desenvolver e comercializar o traço de tolerância a estresse HB4 da Verdeca em sementes de soja. No início deste ano, a Verdeca anunciou uma colaboração com a Dow AgroSciences para o desenvolvimento de pilhas de traço de soja que combinam o desempenho agrícola e os traços de qualidade de produto da Verdeca com os traços de tolerância a herbicidas e resistência a insetos da Dow AgroSciences.

Em abril deste ano, sementes de soja tolerantes ao estresse HB4 da Verdeca receberam a aprovação regulatória-chave na Argentina, a primeira aprovação no mundo de um traço de tolerância a estresse abiótico em sementes de soja. Em agosto deste ano, o traço de tolerância ao estresse HB4 concluiu o processo de avaliação inicial de segurança alimentar da Food and Drug Administration dos EUA. As sementes de soja tolerantes ao estresse da Verdeca estão na Fase 4 de desenvolvimento.

A soja é a quarta maior cultura agrícola do mundo, cultivada em 110 milhões de hectares do planeta. Espera-se que a demanda global aumente ao longo da próxima década, como consequência do crescimento populacional e da expansão da classe média em países densamente povoados como Índia e China. A América do Sul é a maior região exportadora de soja, com mercados estabelecidos tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, e mais de 45% de todo o cultivo mundial do produto concentra-se na Argentina e no Brasil. A Verdeca está desenvolvendo diversos traços de desempenho agronômico e qualidade de produto em grãos de soja para oferecer aos produtores novas alternativas que ajudarão a aumentar a produtividade e o valor total.

Sobre a Arcadia Biosciences

Sediada em Davis, Califórnia, com instalações adicionais em Seattle, Washington; e Phoenix, Arizona, a Arcadia Biosciences (NASDAQ: RKDA) desenvolve produtos agrícolas que criam valor agregado para os fazendeiros e, ao mesmo tempo, beneficiam o meio ambiente e melhoram a saúde humana. Os traços de desempenho agronômico da Arcadia, incluindo a Eficiência do Uso de Nitrogênio, Eficiência hídrica, Tolerância ao sal, Tolerância térmica e Tolerância a herbicidas, têm como foco tornar a produção agrícola mais eficiente economicamente e sólida em termos ambientais. Os traços e produtos de nutrição da Arcadia visam criar ingredientes mais saudáveis e alimentos de alto valor nutricional com um menor custo de produção. Para obter informações adicionais, acesse www.arcadiabio.com.

Sobre a Bioceres

A Bioceres é uma empresa de biotecnologia agrícola completamente integrada, que utiliza diversas plataformas de tecnologia para desenvolver e comercializar produtos que aumentam a produtividade de colheitas e expandem as aplicações de matérias-primas. Ela pertence a mais de 250 dos maiores produtores da América do Sul. A Bioceres é a maior acionista do Instituto de Biotecnologia Agrícola de Rosário (INDEAR) e da Bioceres Semillas. Para obter informações adicionais, visite www.bioceres.com.ar.

Sobre a TMG

A TMG (Tropical Melhoramento e Genética) é uma empresa brasileira de melhoramento de soja e algodão, sediada na cidade de Cambé, Paraná. A TMG concentra-se no desenvolvimento de cultivares produtivas, com tecnologias que melhoram a saúde e a rentabilidade das plantas para o agricultor. A TMG foi a primeira empresa a lançar cultivares com Inox Technology®, que incorpora resistência genética à doença da ferrugem asiática da soja, gerando mais benefícios no campo e ajudando a reduzir os custos de produção. A TMG é líder de mercado na região do "Cerrado" brasileiro, com instalações com tecnologia de última geração no Brasil que permitem o rápido desenvolvimento de novas cultivares. Para obter mais informações sobre a TMG e suas cultivares, acesse tmg.agr.br.

Sobre a Verdeca

A Verdeca, uma joint venture sediada nos EUA entre a Bioceres e a Arcadia Biosciences, desenvolve e desregulamenta variedades de soja com tecnologias agrícolas de próxima geração. Trabalhando em parceria com produtores da América do Sul, a Verdeca oferece tecnologias que ajudam a aumentar a produtividade da cultura, tornando o uso da terra e dos recursos hídricos mais eficiente e sustentável. Para obter informações adicionais, acesse www.verdeca.com.

Nota sobre as declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa contém declarações prospectivas dentro do significado da Lei de Reforma de Litígios sobre Títulos Particulares (Private Securities Litigation Reform Act) de 1995, incluindo declarações relacionadas aos novos projetos de colaboração da Verdeca para sementes de soja. Declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas que poderiam fazer com que os resultados reais difiram materialmente, e os resultados relatados não devem ser considerados como uma indicação de desempenho futuro. Ainda que não se limitem a estes, tais riscos e incertezas incluem: A capacidade da Arcadia, suas parceiras e afiliadas de identificarem e isolarem traços de sementes de soja desejados; a conformidade da Arcadia com leis e regulamentos que gerem impactos nos negócios da Arcadia, e alterações em tais leis e regulamentos; as futuras necessidades de capital da Arcadia e sua capacidade de satisfazer a essas necessidades de capital; e os demais riscos estabelecidos periodicamente nos registros da Arcadia junto à Securities and Exchange Commission, inclusive os riscos mencionados no Relatório trimestral no Formulário 10-Q da Arcadia para o trimestre encerrado em 30 de junho de 2015, bem como outros registros. Essas declarações prospectivas referem-se apenas à situação atual da data deste documento, e a Arcadia isenta-se de qualquer obrigação de atualizar tais declarações prospectivas.

Arcadia Biosciences
Jeff Bergau