IBC Awards de olho no futuro conectado

LONDRES--()--Os prêmios IBC Awards altamente valorizados foram entregues em uma brilhante cerimônia no domingo, 13 de setembro. O acesso digital, a conectividade e o futuro da mídia foram os destaques.

O IBC2015 International Honour for Excellence, a mais alta honraria do IBC, foi para a empresa de microprocessadores ARM pela tecnologia incorporada em praticamente todos os smartphones e tablets. O processador ARM pode ser encontrado em muitas outras áreas da cadeia de meios de comunicação, desde câmaras até estações base sem fio.

O diretor executivo da ARM, Simon Segars, não pôde estar presente na cerimônia, mas enviou uma mensagem em vídeo. “Estamos olhando à frente para um futuro emocionante, um futuro onde o conteúdo é criado e consumido de muitas maneiras diferentes, seja em casa, em dispositivos móveis ou no cinema", disse ele. “De nossa parte, estamos trabalhando na tecnologia implícita que tornará isso uma realidade e estamos ansiosos para ver esse futuro acontecer.”

Se a ARM está incentivando o avanço da indústria, foi um olhar para o passado que fez com que o Comitê Olímpico Internacional recebesse o prêmio do júri. A proteção de seus arquivos, que datam de mais de cem anos, está consagrada na Carta Olímpica. Mas, uma auditoria revelou que, dentro de alguns anos, será impossível reproduzir 50% dos vídeos, 20% das fotografias desbotadas não poderão ser mais utilizadas e não haverá leitores de áudio disponíveis para a maior parte da coleção.

Graças a uma equipe qualificada de parceiros tecnológicos, um programa de sete anos conseguiu proteger o legado. “Esse patrimônio é realmente importante: é uma parte da Carta Olímpica", disse Jean-Benoît Gauthier do COI. “Este projeto foi o primeiro passo: agora queremos administrar a história do futuro do movimento olímpico. No próximo ano, a partir do Rio de Janeiro, vamos adicionar 4.000 horas de vídeo – Espero que vocês os apreciem.”

A principal responsabilidade do painel de jurados – um grupo internacional de editores e comentaristas – foram os IBC Innovation Awards (Prêmios de Inovação IBC). Esses prêmios exclusivos celebram não apenas as novas tecnologias, mas a maneira como são utilizadas para solucionar desafios do mundo real, quer elas sejam criativas, comerciais ou técnicas.

Channel 4 do Reino Unido levou o prêmio de criação de conteúdo para um aplicativo associado ao seu show de talentos ao vivo "The Singer Takes it All". Esta forma espirituosa e envolvente de criar um compromisso para ver a televisão ao vivo permitiu aos visualizadores votar e ver, em tempo real, os concorrentes que caminhavam em direção à fama ou de volta para o esquecimento.

O prêmio foi recebido por Karen Troop da Endemol/Shine UK, a empresa de produção que fez a série. “Estamos muito felizes por ganhar este prêmio no IBC e gostaríamos de agradecer ao Channel 4 pelo comissionamento desta série inovadora e interativa", disse ela. “Também apreciamos imensamente a contribuição da Chunk e Tectonic Interactive em colocar o controle completo nas mãos do público em casa.”

O projeto mais inovador em gestão de conteúdos foi concedido à Digital Center 2, a nova instalação de produção toda em IP da ESPN. Embora muitos projetos em torno da transição para infraestruturas com base em arquivo tenham sido enviados, o centro da ESPN, com seus cinco estúdios, dezesseis salas de edição e seis salas de controle, impressionou os juízes.

“Utilizar a tecnologia para criar, melhorar e distribuir conteúdo é uma das nossas principais vantagens e nos ajuda a cumprir a nossa missão: servir aos fãs de esportes, a qualquer hora, em qualquer lugar”, disse Jonathan Pannaman, vice-presidente de Sistemas de Conteúdo e Produção na ESPN. “A Digital Center 2 é a personificação dessa premissa.”

A entrega de arquivos e a nuvem estavam por trás do projeto vencedor na entrega de conteúdo. A Sundance Channel Global queria acrescentar uma variante brasileira ao seu serviço latino-americano, sem o custo de um serviço e feed de satélite completamente separado. Com a parceria de tecnologia líder da Amagi, eles criaram um serviço de nuvem para fornecer o conteúdo de substituição que foi perfeitamente unido ao principal feed na Sky Brasil.

Ao receber o prêmio, Dave Alworth da Sundance Channel Global disse: "O prêmio IBC Innovation Award é um prestigioso reconhecimento do setor. Somos gratos aos membros do júri por reconhecerem o trabalho de regionalização do conteúdo que temos realizado no Brasil com a nossa parceira de tecnologia Amagi.”

“A importância dos prêmios IBC Innovation Awards é que podemos capturar o que está na vanguarda no mundo real", disse Michael Crimp, diretor executivo do IBC. “As pessoas que recebem os prêmios são as que utilizam as soluções, e soluções são o que é necessário hoje. Por isso, é bom ver que os temas que estão sendo calorosamente debatidos aqui no IBC, como a radiodifusão ao vivo por IP, a nuvem e o engajamento de multiplataformas, são os que impulsionam estes projetos premiados.”

Os documentos de trabalhos técnicos na IBC Conference (Conferência IBC) continuam a ser o lugar mais importante para a apresentação de novas pesquisas e desenvolvimentos inovadores. O prêmio IBC Best Conference Paper Award reconhece isso ao conceder um prêmio para o documento que apresenta tanto um trabalho empolgante quanto original, além de definí-lo de maneira mais clara e envolvente. O prêmio IBC2015 Best Conference Paper Award foi para Tim Borer e Andrew Cotton da BBC R&D por seu trabalho "A display independent high dynamic range television system".

A noite terminou com uma reportagem especial para o público. Dominic Glynn, cientista sênior da poderosa casa de animação Pixar, foi chamado no palco para falar sobre o "Divertida Mente" (Inside Out), o primeiro filme a ser lançado em um formato de alta faixa dinâmica. Entrevistado pelo anfitrião Rob Curling, ele delineou os desafios técnicos e criativos e, durante a apresentação de um trailer, ele convidou o público para a exibição do filme completo no IBC em uma versão especial de paleta de cores estendida.

Exhibition Stand Design Awards

Com cerca de 1.800 expositores, cada estande tem apenas alguns segundos para capturar a atenção do visitante. O prêmio IBC Exhibition Awards reflete os melhores modelos de estandes, com uma equipe de juízes visitando todas as catorze salas para escolher seus favoritos.

O vencedor de melhor utilização do espaço em formato de concha foi Rosco, cujo estande foi descrito como atraente e convidativo, com um bom uso do espaço e mensagens claras. Os juízes elogiaram muito a Flowcine nesta categoria.

A Es’HailSat levou o prêmio de melhor estande de design livre em um pequeno espaço, de até 100 metros quadrados. Os juízes ficaram impressionados com a forma como a empresa refletiu sua herança do Oriente Médio, bem como ao apresentar os seus serviços. A DekTec foi altamente elogiada.

Nos estandes maiores, a Vizrt foi considerada a grande vencedora, com um painel dizendo: "it is more than just a stand, this is artistic sculpture" (é mais do que apenas um estande, isso é uma escultura artística). Os grandes estandes de design livre da DJI e a Riedel foram muito elogiados.

IBC2015 Innovation Awards

Com mais indicações do que nunca, os juízes tiveram a árdua tarefa de reduzir a lista para um número de apenas 10 indicações. Todos foram homenageados na cerimônia, com vídeos curtos sobre cada um, e todos os finalistas no palco receberam um certificado ou, para os três sortudos, um troféu.

O Channel 4 estava nesta pequena lista no ano passado e teve um desempenho ainda melhor este ano ao levar o prêmio de melhor projeto de criação de conteúdo. Entre os parceiros de tecnologia estavam a Chunk Digital, Electoral Reform Society, Endemol e Tectonic Interactive.

Também estava na lista nesta categoria o projeto da BBC para apoiar as suas 40 estações de rádio locais com tecnologia IP centralizada, enquanto os apresentadores ficam em suas comunidades – tecnologia de transmissão como um serviço. Desenvolvido em grande parte internamente, o projeto utilizou as habilidades e os equipamentos de vários fornecedores, incluindo a Atos, Brodcast Bionics, Cisco, Comrex, EM Computers, EMC2, Glensound Electronics, HP, IMI Mobile, Mayah, Microsoft, Oracle, SCISYS, Technica del Arte, Telos Axia, VMWare, Vodafone e Vortex.

A segunda entrada altamente elogiada foi também um projeto de centralização. Desta vez, ele fornece reproduções de vídeo para a Associação Nacional de Basquete. Seu novo centro de reprodução suporta 15 jogos simultâneos. A tecnologia veio da Cisco, Evertz, Samsung, The Systems Group e Zayo.

Na categoria de gerenciamento de conteúdo, o prêmio foi para a ESPN, que enfrentou três concorrentes difíceis. A Arista Networks, a Evertz e a Vizrt estavam entre os parceiros de tecnologia.

Disney/ABC também está fazendo grandes avanços em conectividade IP e vídeo definido por software. Seu centro de distribuição de Nova Iorque é agora uma rede ethernet, que manipula HD não comprimido para mais de 200 emissoras afiliadas em todo os EUA. A tecnologia vem da AC Video Solutions, Arista, Imagine Communications e The Systems Group.

A SBS Broadcasting em Amsterdã queria manter a emoção das trilhas sonoras de filmes de alta faixa dinâmica, mantendo-se dentro das melhores práticas de intensidade e em um fluxo de trabalho automatizado. O resultado foi um fluxo de trabalho de normalização de sonoridade com base em ancoragem, que utiliza tecnologia da Delta Sigma Consultancy, Minnetonka Audio e Nugen Audio.

A Dock10 no Reino Unido está agora estabelecida como um centro de produção e publicação altamente eficiente, construído em torno de networking e tecnologia flexível e poderosa. O seu serviço Field Dock ganhou a última das certificações altamente elogiadas na categoria de gerenciamento de conteúdo, que permite às equipes criativas se conectar à rede a partir de locais ou de qualquer outro ponto que escolherem, fazer upload de jornais ou editar remotamente. A equipe técnica da dock10 trabalhou com a Avid e Limecraft.

Os três finalistas para o prêmio IBC2015 Innovation Award por entrega de conteúdo eram muito diferentes. O vencedor, a Sundance Channel Global, foi para uma solução de entrega em nuvem. A Pac-12 Networks trouxe sua sofisticada rede de contribuição IP, que coloca câmeras e microfones em qualquer uma das arenas das doze universidades da Costa Oeste que ela apoia, mas mantém o controle da produção, em sua sede em São Francisco. Isso permite cobrir 850 eventos ao vivo a partir de apenas três salas de controle. Os parceiros de tecnologia incluem a Internet2, Nevion e T-Vips.

O último porto de escala foi a Noruega, onde a autoridade de transmissão Norkring lançou a rádio digital DAB+ em todo o grande e montanhoso país, alcançando agora 99,5% da população. Isto significa que as emissoras de rádio da Noruega podem trabalhar para o desligamento da faixa FM em 2017. Este extenso projeto contou com a participação da 2WCom, Aldena, Cisco, GatesAir, Kathrein-Werke, NEC, NetCom, Net Insight, Relacom, Site Service, SmartGrid, Spinner, Telenor Satellite Broadcasting e Telmec Broadcasting.

IBC
Laura Olley