Panasonic apresenta protótipo de toca-discos analógico com acionamento direto Technics na IFA, com vistas a lançamento comercial em 2016.

Technics Direct Drive Analog Turntable Prototype (Photo: Business Wire)

OSAKA, Japão--()--A Panasonic Corporation anunciou que vai exibir um protótipo de toca-disco analógico com acionamento direto1 equipado com motor de acionamento direto recentemente desenvolvido na feira de comércio IFA 2015 2 a realizar-se em Berlim, de 4 a 9 de setembro de 2015. A Panasonic está acelerando o desenvolvimento dessa tecnologia com vistas ao lançamento no mercado em 2016, com a marca Technics de audio hi-fi.

[Flash Video]
Technics 50° aniversário com Michiko Ogawa

Technics – testemunha o nascimento de lendas futuras

Em toca-discos convencionais, a degradação da qualidade do som causada por vibrações mínimas do motor e flutuações na velocidade de rotação, tem sido um dos maiores desafios. Para superar este desafio e garantir uma rotação suave e altamente estável, a Panasonic desenvolveu um novo motor de acionamento direto e redesenhou uma tecnologia de controle do motor de alta precisão. Isto torna possível reproduzir o som e as nuances sutis da expressão musical registrada nos sulcos dos discos analógicos.

O motor de acionamento direto recentemente desenvolvido apresenta as seguintes características:

• desenho do estator que elimina travagem magnética;3
  • rotores gêmeos que reduzem a carga de apoio e minimizam as mínimas flutuações da rotação (som distorcido & trepidação) ao mesmo tempo em que mantém o torque alto;
  • rolamentos de alta precisão impregnados de óleo que minimizam vibrações indesejadas durante a rotação.

A tecnologia redesenhada de controle do motor de acionamento direto envolve o seguinte:

• tecnologia de controle do eixo do motor4 que muda o modo de giro do drive do estator de acordo com as condições de operação para oferecer tanto um alto torque de inicio quanto alta estabilidade de rotação;
  • tecnologia de controle da rotação adaptativa5que alcança compensação otimizada de acordo com detecção da posição rotacional de precisão e fatores de flutuação de carga.

Experiência e objetivos de desenvolvimento
A demanda para toca-discos analógicos tem crescido nos últimos anos na medida em que fãs de música voltam a valorizar o som dos discos analógicos, sobretudo nos mercados norte americano, europeu e japonês.

A Panasonic colocou à venda o primeiro toca-discos analógico de acionamento direto do mundo6 em 1970 sob a marca Technics. Este fato foi seguido pela série SL-12007, que mereceu a aprovação da crítica para a marca por sua extraordinária qualidade de som e confiabilidade, não somente de parte dos audiófilos, mas também de discotecas, estúdios, radiodifusores e outros usuários em todo o mundo. Tecchnics se tornou sinônimo de 'toca-discos' como a primeira escolha dos DJs das discotecas, cujo apoio continuou forte e que aguardam o lançamento do novo modelo.

Este mês de setembro marca o inicio do segundo ano desde o renascimento da marca Technics, em 2014, e o 50° ano desde sua criação8.

Para celebrar esta oportunidade a Panasonic desenvolveu um toca-discos analógico que combina seu legado de 'tecnologia acústica emotiva' e uma tecnologia digital avançada para oferecer nova sinergias tecnológicas. A fim de propiciar maior satisfação aos clientes no mundo inteiro, a empresa continuará a refinar sua tecnologia, incluindo o protótipo a ser exibido na IFA, que atrai visitantes que exigem som da melhor qualidade possível e são altamente conhecedores de equipamentos de áudio.

1. Em um toca-disco de acionamento direto, o eixo do prato do toca-discos é, na verdade, o eixo de um motor de servocomando super lento.
  2. A IFA 2015, exposição de eletrônicos de consumo em Berlim, Alemanha, de sexta-feira 4 a quarta-feira 9 de setembro.
  3. Travagem magnética é a ondulação do motor originária da dependência do ângulo rotacional de atração magnética entre os magnetos do rotor e o giro do estator.
    A travagem magnética minimizada assegura rotação suave e possibilita precisão do servocomando.
  4. Tecnologia que muda o drive de giro do estator entre startup de alto torque e velocidade normal do prato, que requer controle preciso da velocidade de rotação.
  5. Utiliza um codificador para detectar a posição de rotação em alta velocidade, juntamente com uma tabela de compensação baseada em fatores de flutuação de carga sobre os rolamentos e outras variáveis, permitindo assim um controle adaptável otimizado individualmente.
  6. O primeiro toca-discos com acionamento direto do mundo a ser comercializado. Modelo número SP-10. A tecnologia de acionamento direto da Technics superou com sucesso os problemas de sistemas de discos convencionais (acionamento com correia e de aro), como a deterioração da borracha causando flutuação da velocidade de rotação e alteração da velocidade e ruído causado pela vibração da correia. Como resultado, o acionamento direto tornou-se o novo padrão para reprodução fonográfica analógica.
  7. A série SL-1200 evoluiu através de dez modelos (listados abaixo) durante os anos de sucesso do audio hi-fi, começando em 1972 com o SL-1200 e continuando até 2007 com o SL-1200MK6. Durante um período de 35 anos, continuou a ser um sucesso de longo prazo, evoluindo para transcender a função de 'toca-discos' e ganhar notoriedade e prestígio inabaláveis para o desempenho que satisfaz os sentidos e responde às necessidades de profissionais exigentes, particularmente dos DJs que o usam como instrumento musical.
     SL-1200 Series:
      ・1972: SL-1200 ・1979: SL-1200MK2 ・1989: SL-1200MK3
      ・1995: SL-1200LTD ・1997: SL-1200MK3D, SL-1200MK4
      ・2002: SL-1200MK5, SL-1200MK5G, SL-1200GLD ・2007: SL-1200MK6
  8. Criado em 1965, o nome da marca Technics foi cunhado a partir da palavra 'tecnologia', expressando o compromisso da marca em oferecer alta qualidade de reprodução de áudio fiel ao som original. A Technics começou a expandir-se para mercados de áudio de alta fidelidade no mundo inteiro. Seguindo a mudança do nome da empresa-mãe para Panasonic em 2008, a Technics iniciou um hiato em 2010. Em setembro de 2014, a Panasonic reativou a Technics como uma marca dedicada a áudio de alta fidelidade com a vinheta 'Redescubra a música', para oferecer um som mais rico, emocionalmente envolvente e uma experiência musical emocionante, ao mesmo tempo permanecendo fiel à sua política original de fidelidade à origem do som.

Sobre a Panasonic
A Panasonic Corporation é líder mundial no desenvolvimento de diversas tecnologias e soluções eletrônicas para os clientes nos setores de eletrônicos, habitação, automotivo, soluções corporativas e indústrias de dispositivos. Desde a sua fundação em 1918, a empresa se expandiu globalmente e hoje opera 468 subsidiárias e 94 empresas associadas em todo o mundo, registrando vendas líquidas consolidadas de 7.715 trilhões de ienes para o ano encerrado em 31 de março de 2015. Empenhada na busca de novos valores através da inovação das linhas divisionais, a empresa usa suas tecnologias para criar uma vida melhor e um mundo melhor para seus clientes. Para saber mais sobre a Panasonic: http://www.panasonic.com/global

Links relacionados:
Site de Technics Global: http://www.technics.com/global/