Alunos da Tailândia ganham o grande prêmio para o concurso Global KWN 2015 da Panasonic

KWN Global Contest 2015 Awards Ceremony in Singapore (Photo: Business Wire)

OSAKA, Japão--()--Panasonic Corporation anunciou que o Montfort College da Tailândia ganhou o grande prêmio pelo seu vídeo "Blind's Diary" (O diário da cega) no Concurso Global Kid Witness News (KWN, Crianças Testemunhas da Notícia) 2015. Os alunos do Montfort College foram homenageados na cerimônia de premiação realizada em Cingapura no dia 26 de agosto. Os alunos de outras escolas finalistas também participaram da cerimônia onde foram agraciados com prêmios por categoria, incluindo "Melhor Conceito".

[Relatórios Flash] https://www.youtube.com/watch?v=lPPYBZ7rjXQ

Os sete vídeos finalistas focaram em tópicos desde o impacto e interações através da mídia social, desastres ecológicos até interações com os membros da família e outras pessoas. O vídeo ganhador do grande prêmio, baseado em uma história verdadeira, retrata uma menina com deficiência visual que frequenta uma escola tradicional. Enquanto se preocupa em não sobrecarregar os outros alunos, ela supera suas dificuldades na escola e eventualmente aceita sua situação, o que permite que ela alcance resultados acadêmicos com o apoio de seus amigos. O vídeo transmite uma mensagem forte de apoio mútuo na realização de sonhos em uma sociedade diversa.

O KWN é um programa de educação em prática de vídeo, que a Panasonic conduz como parte dos seus esforços de apoio à educação. A empresa empresta câmeras de vídeo e outros equipamentos de produção para escolas do ensino elementar e médio que participam do programa. Atualmente, cerca de 5.000 crianças e professores ao redor do mundo participam do programa. Desde o início do programa nos Estados Unidos, em 1989, mais de 175.000 crianças já participaram.

2015 marca a primeira vez que a Cerimônia do Concurso Global KWN é realizada na Ásia do Sul.
O evento, que coincide com o 50º aniversário da independência de Cingapura recebeu a presença de Toru Nishida, diretor administrativo, Panasonic Ásia Pacífico como também dignatários incluindo Hawazi Daipi, secretário parlamentar sênior, Ministério da Educação e Ministério do Trabalho de Cingapura; Ng Ser Miang, membro do Comitê Olímpico Internacional e presidente da comissão financeira; Duane Kale, membro do conselho diretivo, Comitê Internacional Paralímpico; e Mark Wallace, chefe de produção, serviços de transmissão dos Jogos Olímpicos.

A partir das submissões deste ano, a Panasonic, uma parceira oficial dos jogos olímpicos mundiais dos Jogos Paralímpicos mundiais, adicionará "esportes" na lista dos temas do Concurso Global KWN, além dos temas atuais de "ecologia" e "comunicação" para estimular o interesse das crianças para os esportes.
Anualmente, o programa KWN homenageia os trabalhos em vídeo criados pelas crianças. Para produzir os vídeos, os alunos escolheram o tema por conta própria e, a partir daí, lidaram com todos os aspectos da produção do vídeo, desde o planejamento e o roteiro até a filmagem e a edição. Este ano, 553 escolas de 19 países e regiões participam do programa. Para este Concurso Global KWN 2015, as escolas submeteram vídeos com duração de cinco minutos sobre ecologia ou comunicação.

O ganhador do Concurso Global deste ano e outros vídeos finalistas podem ser vistos nos seguintes sites:
- Concurso Global KWN 2015: http://www.panasonic.com/global/corporate/kwn/contest2015/

■ Resumo dos sete vídeos premiados

(Listados por país em ordem alfabética)

Prêmio

País/Nome da
escola
Título do vídeo

Categoria/sinopses do tema

Grande Prêmio
Melhor conceito

[Tailândia]
Montfort College

Comunicação:

Uma garota com deficiência visual frequenta uma escola tradicional e, enquanto se preocupa em não sobrecarregar os outros alunos, ela supera disputas na escola e aceita a si mesma e alcança resultados acadêmicos com o apoio dos seus amigos.

O diário da cega

narrativa

[China]
Beijing Haidian
Wanquan Primary
School

Comunicação:

Uma menina, que perdeu sua mãe, vive com seu pai, sua madrasta e sua meia-irmã. Ela sente que não pertence à família porque ninguém celebra seu aniversário. O vídeo apela para a importância de que a família dê amor e afeto às crianças.

Feliz aniversário

Testemunho

[Alemanha]
Escola de Ensino Médio
Isernhagen

Comunicação:

O documentário se foca em uma família circense nômade que mostra seu estilo de vida único, diferente das pessoas comuns, através das vidas diárias dos artistas do circo e de suas crianças, e as cenas dos bastidores.

Viver diferente - Circo Mulan

Cidadão
Global

[Japão]

Nakoso 1st

Junior High School

Comunicação:

Fukushima ainda está sob a influência do grande terremoto do leste do Japão que atingiu a área quatro anos atrás. Alunos do ensino médio da região aprendem a importância de se conectar com outros através da participação em uma maratona de revezamento beneficente em Tóquio e atividades de apoio em Fukushima.

Corre! Corre Nako-ichi!…

por Fukushima

contemporâneas

[Malásia]
Benoni Secondary
School Papar, Sabah,
Malásia

Comunicação:

Uma adolescente vai se viciando gradualmente em tirar selfies com seu celular, gastando muitas horas todos os dias. Isto a leva a uma mudança de personalidade drástica, que termina com um incidente. O vídeo transmite uma mensagem de que você deve se aceitar como é, não como você sai nas fotos.

APENAS CLIQUE

Mídia
criativa

[Cingapura]
Clementi Town
Secondary School

Comunicação:

O vídeo mostra entrevistas com alunos e professores universitários, explorando como as pessoas percebem seu valor próprio através de seu alter-ego na mídia social. Um alerta contra dedicar muito foco à mídia social. O vídeo combina animação e ação ao vivo.

Social ME-dia

edição

[Estados Unidos da América]
Val Verde High School

Comunicação:

Uma menina adolescente vai através de uma experiência misteriosa enquanto se apaixona por um garoto que ela encontrou através de SNS. O vídeo pede atenção para os perigos dos sites de amizade na rede, com os quais muitos adolescentes estão obcecados.

CARA A CARA

Sobre o Kid Witness News
O KWN teve início em 1989 nos EUA como um programa de educação prática de vídeo apoiado pela Panasonic North America, que forneceu câmeras de vídeo e equipamentos de edição para escolas públicas de ensino fundamental e médio, para fazer novos programas de notícias a partir do ponto de vista de crianças. Subsequentemente o programa foi expandido a escala global. Este ano, 553 escolas de 19 países e regiões participam do programa.

O KWN visa promover a criatividade e as habilidades de apresentação entre jovens estudantes. Os professores supervisores citam mais méritos do programa, tais como uma maior consciência do meio ambiente e da comunidade, bem como desenvolvimento de habilidades de equipe entre os participantes através do processo de criação de vídeos. Além disso, a rede de escolas KWN oferece uma plataforma para o intercâmbio internacional entre os estudantes KWN.

19 países e regiões participantes do KWN

(Países listados em ordem alfabética)

América do Norte   Canadá, Estados Unidos
América Central e do Sul Chile