Satélite EUTELSAT 8 West B é lançado com sucesso

  • O lançamento do satélite abre um novo capítulo no crescimento da Eutelsat nas Américas;
  • No Brasil, fornecerá potente cobertura para aplicação de dados, em redes VSAT, backhaul de celular e ensino a distância.

KOUROU, Guiana Francesa & PARIS--()--A Eutelsat Communications (NYSE Euronext Paris:ETL) anuncia que o satélite EUTELSAT 8 West B foi lançado ontem à noite com sucesso pelo foguete Ariane 5, às 20h34 UTC (17h34 em Kourou e em Brasília).

A abertura parcial dos painéis solares do satélite de 5.8 toneladas foi concluída em quatro horas. Nos próximos cinco dias serão realizados três disparos no motor do satélite para começar a posicioná-lo em sua órbita geoestacionária, bem como a implantação total dos painéis solares e das antenas. Após uma série de testes de desempenho, o EUTELSAT 8 West B será transferido para 7/8° Oeste, onde entrará plenamente em serviço comercial no início de outubro.

Michel Azibert, vice-CEO e diretor comercial da Eutelsat, declarou, diretamente de Kourou: "Estamos muito satisfeitos em ver que nosso satélite EUTELSAT 8 West B começa sua jornada para 7/8° Oeste. Este novo satélite dará continuidade na expansão do alcance da Eutelsat nas Américas, fortalecendo nossos serviços na América do Sul e se preparando para o crescimento da demanda no futuro. Agradecemos aos nossos parceiros: Arianespace, que garantiu o lançamento do 30º satélite do nosso grupo e a Thales Alenia Space, que com o EUTELSAT 8 West B entregou o 25º satélite construído para nossa frota."

O EUTELSAT 8 West B apresenta uma série de avanços tecnológicos que aumentam o desempenho, a flexibilidade e a segurança das transmissões, tornando-o um dos satélites mais poderosos e inovadores da frota da Eutelsat. O satélite está equipado com 40 transponders operacionais em banda Ku otimizados para servir aos mercados de DTH no norte da África e Oriente Médio. Também introduzirá uma missão de banda C, com 10 transponders operacionais com uma vasta área de cobertura, abrangendo o continente africano e o oeste da América do Sul. Este satélite continuará a reforçar a oferta da Eutelsat nas Américas, somando-se aos recursos que foram disponibilizados no ano passado pelo EUTELSAT 3B.

O EUTELSAT 8 West B ampliará os níveis de potência de sua cobertura sobre o Brasil, ideal para aplicações de dados, tais como redes VSAT, backhaul de celular e ensino a distância. Com o lançamento deste novo satélite, a Eutelsat amplia o escopo dos seus serviços na América do Sul, garantindo o fornecimento de largura de banda para que os clientes de dados continuem oferecendo seus serviços no futuro. Após a entrada em serviço do EUTELSAT 8 West B, os satélites EUTELSAT 8 West A e EUTELSAT 8 West C serão realocados para darem continuidade aos serviços a partir de outras posições orbitais até o final de suas vidas úteis.

Para assistir ao lançamento novamente, visite http://www.arianespace.tv/

Fotos da campanha de pré-lançamento e lançamento estão disponíveis no Flickr

Sobre a Eutelsat Communication

Estabelecida em 1977, a Eutelsat Communications (Euronext Paris: ETL, código ISIN: FR0010221234) é uma das operadoras mais experientes em satélites de comunicação com liderança mundial. A empresa disponibiliza 38 satélites a clientes que incluem radiodifusores e associações de radiodifusão, operadoras de TV paga, provedores de serviços de Internet, dados e vídeos, empresas e agências governamentais. Os satélites da Eutelsat proporcionam cobertura onipresente na Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Pacífico e nas Américas, permitindo que comunicações de vídeo, dados, banda larga e de governos sejam estabelecidas de modo independente desde um local de usuário. Sediada em Paris, com escritórios e centrais de telecomunicação ao redor do mundo, a Eutelsat representa uma força de trabalho de mais 1.000 pessoas em 32 países que são especialistas em suas áreas, trabalhando com clientes para fornecer a mais alta qualidade de serviço.

Para mais informações sobre a Eutelsat, visite www.eutelsat.com.

www.eutelsatamericas.com – Twitter @ETL_ Americas Facebook Eutelsat Americas

Contacts

Contatos Art Presse – Assessoria de imprensa:
Ricardo Braga, Tel. 11 3065-8411 e 99980-4410
ricardo@artpresse.com.br
ou
Manuela Minns, Tel. 11 3065-8410 e 96194-4586
manu@artpresse.com.br
ou
Mauricio Guedes, Tel. 11 3065-8406 e 99368-6306
mauricio@artpresse.com.br

Contacts

Contatos Art Presse – Assessoria de imprensa:
Ricardo Braga, Tel. 11 3065-8411 e 99980-4410
ricardo@artpresse.com.br
ou
Manuela Minns, Tel. 11 3065-8410 e 96194-4586
manu@artpresse.com.br
ou
Mauricio Guedes, Tel. 11 3065-8406 e 99368-6306
mauricio@artpresse.com.br