The Coca-Cola Company nomeia James Quincey presidente e diretor de operações

A empresa designa executivo veterano para supervisionar operações globais

Ahmet Bozer, vice-presidente executivo e presidente da Coca-Cola International, se aposentará depois de uma notável carreira de 25 anos

James Quincey, President and Chief Operating Officer, The Coca-Cola Company, stands with Muhtar Kent, Chairman and Chief Executive Officer, The Coca-Cola Company. Quincey, a 19-year Coca-Cola veteran, assumed responsibility for all of the Company's operating units worldwide, effective Aug. 13, 2015. (Photo: Business Wire)

ATLANTA--()--A The Coca-Cola Company (NYSE: KO) anunciou hoje que James Quincey foi nomeado presidente e diretor de operações (Chief Operating Officer, COO), com vigência imediata. Como presidente e diretor de operações, Quincey será responsável por todas as unidades operacionais da empresa globalmente. Ele se reportará diretamente a Muhtar Kent, Presidente do Conselho e Diretor Executivo.

Quincey, 50 anos, é um veterano com 19 anos de trajetória na Coca-Cola e, desde 2013, atuava como presidente do Grupo Europa da The Coca-Cola Company, que abrange 38 países, incluindo os Estados-Membros da União Europeia, os países integrantes da Associação Europeia de Livre Comércio e os Bálcãs. Sob sua liderança, o Grupo Europa, o grupo operacional mais lucrativo da empresa, expandiu estrategicamente seu portfólio de marca e aperfeiçoou a execução em toda a sua região geográfica. Essas ações ajudaram a conduzir um crescimento sólido e de destaque, e ampliaram a posição de liderança da empresa em participação de mercado no setor de bebidas não alcoólicas prontas para o consumo (nonalcoholic ready-to-drink, NARTD), apesar das dificuldades macroeconômicas que têm persistido na região.

Quincey também desempenhou um papel fundamental na liderança da recentemente anunciada proposta de fusão entre a Coca-Cola Enterprises, a Coca-Cola Iberian Partners e a Coca-Cola Erfrischungsgetranke AG para a formação da Coca-Cola European Partners Plc., que se tornará a maior engarrafadora independente da Coca-Cola em todo o mundo em termos de receita líquida.

“Ao longo de quase duas décadas, James construiu uma incrível trajetória de realizações estratégicas, operacionais e comerciais”, mencionou Muhtar Kent, presidente do conselho e diretor executivo. “Ele demonstrou ser um líder confiável e muito bem-sucedido, e proporciona a esse cargo uma sólida reputação no desenvolvimento de pessoas e inspiração de equipes. Sua rica experiência em todo o nosso sistema global, particularmente na Europa e América Latina, será um valioso ativo à medida que continuarmos aumentando o ritmo de crescimento rumo à nossa Visão 2020 e cinco ações estratégicas anteriormente anunciadas. James simboliza a profunda solidez e o vigor que desenvolvemos na Coca-Cola, e eu não poderia estar mais satisfeito com sua nomeação para esse papel fundamental em um momento tão importante como este.”

“O conselho concorda de forma unânime que a experiência de liderança de James Quincey, aliada ao seu pensamento estratégico e comprovada capacidade para apresentar resultados, o torna a pessoa certa para ajudar a Coca-Cola na busca de suas prioridades estratégicas e na condução de crescimento sustentável”, comentou Sam Nunn, diretor independente do conselho da The Coca-Cola Company. “Além disso, James complementará as habilidades e qualidades de Muhtar, o que os torna uma equipe formidável para a condução da agenda de crescimento da empresa.”

A Quincey se reportarão Irial Finan, presidente de Investimentos e Cadeia de Suprimentos de Engarrafamento; J. Alexander “Sandy” Douglas Jr., presidente do Grupo América do Norte; Brian Smith, presidente do Grupo América Latina; Atul Singh, presidente do Grupo Ásia-Pacífico; Nathan Kalumbu, presidente do Grupo Eurásia e África; e Harry Anderson, vice-presidente sênior de Serviços Comerciais Globais. Também se reportarão a Quincey dois executivos que conduzem as parcerias de investimento estratégico da empresa: Deryck van Rensburg e Doug Jackson. Além disso, Dan Sayre, presidente da unidade de negócios da Europa Ocidental, e Nikos Koumettis, presidente da unidade de negócios da Europa Central e Meridional, continuarão se reportando a Quincey.

“Para mim, é uma grande honra assumir este papel, e aguardo com expectativa poder trabalhar em conjunto com Muhtar e nossa equipe de liderança sênior talentosa para cumprimos nossa Visão 2020 e ajudarmos a acelerar as ações estratégicas que estabelecemos com o objetivo de revigorar o crescimento em toda a nossa empresa e sistema no mundo todo”, declarou Quincey.

Concomitantemente à nomeação de Quincey, Ahmet Bozer, vice-presidente executivo e presidente da Coca-Cola International, se aposentará depois de uma notável carreira de 25 anos no sistema Coca-Cola. Bozer permanecerá na Coca-Cola até março de 2016 para garantir uma transição tranquila e atuar como conselheiro de Muhtar Kent e da empresa nas principais iniciativas estratégicas.

Kent disse: “Durante suas mais de duas décadas junto à Coca-Cola, Ahmet fez inúmeras contribuições ao nosso sistema. Como presidente da Coca-Cola International, ele foi essencial na liderança da recente racionalização de nosso negócio internacional e também para a evolução de importantes operações de engarrafamento na África e Europa Ocidental. Além disso, ele liderou o crescimento contínuo de muitos de nossos mais importantes mercados em desenvolvimento ao longo de toda a Eurásia e África, e desempenhou um importante papel ao revigorar o crescimento em mercados fundamentais na região Ásia-Pacífico”.

Kent acrescentou: “Ahmet foi para a Coca-Cola um líder irretocável, que será lembrado por todos em nosso sistema como uma liderança de enorme integridade, caráter e inteligência. Ele foi um parceiro de negócios muito importante e respeitado ao longo de todos os meus anos de empresa. E foi e continuará sendo também um grande amigo. Desejo que Ahmet e sua família continuem tendo muito sucesso e felicidade daqui para frente”.

Bozer, 55 anos, iniciou sua trajetória profissional com a Coca-Cola em 1990 como gerente controlador financeiro em Atlanta e progrediu em diversas funções de liderança por todo o sistema Coca-Cola, incluindo os cargos de diretor-geral da Coca-Cola Bottlers na Turquia (atualmente Coca-Cola Icecek A.S.), presidente do Grupo Eurásia e presidente do Grupo Eurásia e África, quando liderou as atividades comerciais da empresa em mais de 90 papéis. Ele foi nomeado presidente da Coca-Cola International em 2012.

Antes de entrar para a empresa, Bozer desempenhou durante cinco anos várias funções na auditoria, consultoria e gestão junto à Coopers & Lybrand em Atlanta. Ele possui mestrado em Ciências de Sistemas de Informações de Negócios pela Universidade do Estado da Geórgia (EUA) e bacharelado em Ciências de Administração de Negócios pela Universidade Técnica do Oriente Médio (Turquia).

Sobre James Quincey

Antes de ocupar o cargo de chefe do Grupo Europa, Quincey atuou como presidente da unidade de negócios do Norte da Europa e Países Nórdicos (NWEN) de 2008 a 2012. Uma de suas muitas realizações durante esse período foi a liderança da aquisição da Innocent Drinks em 2009. Os produtos da Innocent são agora vendidos em mais de 14 países, e a empresa está no caminho certo para se tornar uma das marcas bilionárias da empresa.

De 2005 a 2008, Quincey foi presidente da Divisão México. Enquanto trabalhou no México, ele aumentou a participação de mercado da marca Coca-Cola e expandiu o portfólio da empresa com o relançamento da Coca-Cola Zero e a aquisição da Jugos de Valle, uma das 20 marcas da empresa que geram mais de US$ 1 bilhão em receita anual, e que agora vende seus produtos em 16 países.

Quincey entrou para a empresa em Atlanta no ano de 1996 como diretor de Estratégia de Aprendizagem para o Grupo América Latina e desempenhou uma série de papéis operacionais de cada vez mais responsabilidade na América Latina, o que culminou com sua nomeação como presidente da Divisão Latina Sul em 2003. Durante seu período na Latina Sul, Quincey foi fundamental para o desenvolvimento e a execução de uma estratégia bem-sucedida de canal, marca, embalagem e preço, estratégia que hoje é replicada de várias formas por todo o sistema Coca-Cola.

Antes de entrar para a empresa, Quincey foi sócio de consultoria de estratégia no The Kalchas Group, derivada da Bain & Company e da McKinsey. Quincey, que é fluente em inglês e espanhol, possui bacharelado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Liverpool. Ele se mudará de Londres para Atlanta no segundo semestre.

Sobre a The Coca-Cola Company

A The Coca-Cola Company (NYSE: KO) é a maior empresa de bebidas do mundo, refrescando clientes com mais de 500 marcas de bebidas com e sem gás. Liderado pela Coca-Cola, uma das marcas mais valiosas e reconhecidas do mundo, o portfólio da empresa inclui marcas de 20 bilhões de dólares, entre elas a Diet Coke, Fanta, Sprite, Coca-Cola Zero, vitaminwater, Powerade, Minute Maid, Simply, Georgia e Del Valle. Globalmente, somos a maior fornecedora de bebidas com gás, cafés prontos para beber, sucos e bebidas à base de sucos. Com o maior sistema de distribuição de bebidas do mundo, os consumidores de mais de 200 países apreciam nossas bebidas a uma taxa de 1,9 bilhão de copos por dia. Com um compromisso duradouro de construir comunidades sustentáveis, nossa empresa se concentra em iniciativas para reduzir nosso impacto ambiental, apoiar um estilo de vida ativo e saudável, criar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos associados, e aprimorar o desenvolvimento econômico das comunidades onde operamos. Junto com nossos parceiros de engarrafamento, estamos classificados entre os dez melhores empregadores privados do mundo, com mais de 700 mil funcionários no sistema. Para obter mais informações, acesse a Coca-Cola Journey em www.coca-colacompany.com, siga-nos no Twitter em twitter.com/CocaColaCo, acesse nosso blog Coca-Cola Unbottled em www.coca-colablog.com ou encontre-nos no LinkedIn em www.linkedin.com/company/the-coca-cola-company.

Declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa pode conter declarações, estimativas ou projeções que se constituem “declarações prospectivas”, conforme definição das leis federais de títulos mobiliários dos EUA. Geralmente, palavras como “acreditar”, “esperar”, “pretender”, “estimar”, “antecipar”, “projetar”, “irá” e expressões similares identificam declarações prospectivas, que não costumam ser históricas por natureza. As declarações prospectivas estão sujeitas a certos riscos e incertezas que poderiam fazer com que os resultados reais divirjam substancialmente da experiência histórica da The Coca-Cola Company, bem como de nossas expectativas ou projeções atuais. Ainda que não se limitem a estes, tais riscos incluem: preocupações com obesidade; escassez e má qualidade da água; preferências dos consumidores; aumento da competição e recursos em um determinado mercado; preocupações com segurança e qualidade de produto; descoberta de consequências negativas à saúde de determinados ingredientes, como adoçantes não nutritivos e substâncias derivadas de biotecnologia, além de outras substâncias presentes em nossas bebidas ou materiais de embalagem; aumento na demanda por produtos alimentícios e queda na produtividade agrícola; mudanças no panorama de varejo ou perda clientes-chave em varejo ou serviços alimentícios; alguma incapacidade de expandir as operações em mercados emergentes e em desenvolvimento; flutuações nas taxas de câmbio internacionais; aumento nas taxas de juros; alterações na legislação tributária ou resoluções desfavoráveis em questões tributárias; aumento de impostos ou novos impostos indiretos nos Estados Unidos ou outros mercados principais; aumento de custos, interrupção de fornecimento ou escassez de energia ou combustíveis; aumento de custos, interrupção de fornecimento ou escassez de ingredientes, outras matérias-primas ou materiais de embalagem; mudanças em leis e regulamentos relativos a conteúdo e embalagem de bebidas; ampliação significativa de exigências quanto a rotulagem ou advertências, ou limitações na disponibilidade de nossos produtos; incapacidade de proteger nossos sistemas de informação contra interrupções de serviço, apropriação indevida de dados ou violações de segurança; condições econômicas desfavoráveis nos Estados Unidos; condições econômicas ou políticas desfavoráveis em mercados internacionais; litígios ou processos judiciais; condições climáticas adversas; mudanças climáticas; danos à imagem de nossa marca e reputação corporativa proveniente de publicidade negativa, mesmo se for injustificável, relacionada a segurança ou qualidade de produto, direitos humanos ou trabalhistas, obesidade ou outras questões; mudanças ou falhas no cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis a nossos produtos ou operações de negócios; mudanças nas normas contábeis; incapacidade de atingir nossos objetivos gerais de crescimento de longo prazo; deterioração das condições do mercado de crédito global; falência ou falha de uma das instituições que nos fornecem financiamento; incapacidade de implementar em tem hábil nossas ações anteriormente anunciadas para reforçar o crescimento ou concretizar os benefícios econômicos que prevemos com tais ações; falha na concretização de uma parte significativa dos benefícios previstos de nossos relacionamentos estratégicos com a Keurig Green Mountain, Inc. e a Monster Beverage Corporation; incapacidade de renovar acordos trabalhistas coletivos em termos satisfatórios, ou a ocorrência de greves, interrupções ou agitações por parte da força de trabalho de nossa empresa ou de nossos parceiros de engarrafamento; encargos por prejuízos futuros; passivos futuros de retirada de plano multiempregador; incapacidade de integrar e administrar com sucesso as operações de engarrafamento de nossa titularidade ou controladas por nossa empresa; incapacidade de administrar com sucesso possíveis consequências negativas provenientes de nossas iniciativas de produtividade; catástrofes globais ou regionais; e outros riscos mencionados nos registros de nossa empresa junto à Securities and Exchange Commission (SEC), incluindo nosso Relatório Anual no Formulário 10-K para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2014, bem como nossos registros subsequentes de Relatórios Trimestrais no Formulário 10-Q, os quais estão disponíveis junto à SEC. Você não deve depositar confiança indevida nessas declarações prospectivas, que dizem respeito apenas à data em que são proferidas. A The Coca-Cola Company não assume nenhuma obrigação de atualizar ou revisar publicamente qualquer declaração prospectiva.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

The Coca-Cola Company
Media
Kent Landers, +01 404.676.2683
ou
Investors and Analysts:
Tim Leveridge, +01 404.676.7563

Contacts

The Coca-Cola Company
Media
Kent Landers, +01 404.676.2683
ou
Investors and Analysts:
Tim Leveridge, +01 404.676.7563