Toshiba fornecerá sistema de armazenamento de energia para baterias de íons de lítio para projeto de regulamentação de frequência nos EUA

- Nono projeto de sistema de armazenamento de energia para baterias em escala de megawatt da empresa

BESS for the USA (Graphic: Business Wire)

TÓQUIO--()--A Toshiba Corporation (TÓQUIO:6502) anunciou hoje que recebeu um pedido para fornecer um sistema de armazenamento de energia para baterias em grande escala (battery energy storage system, BESS) para um projeto de regulação de frequência de energia em Hamilton, Ohio. O projeto será realizado pela Sumitomo Corporation, Sumitomo Corporation of Americas e pela Renewable Energy Systems Americas, uma desenvolvedora de energia renovável dos Estados Unidos. O BESS da Toshiba, integrando uma série de baterias de íons de lítio SCiB™ de 6 MW - 2 MWh, será entregue em novembro, e o sistema está programado para começar a operação em dezembro.

A SCiB™ da Toshiba é uma bateria secundária altamente inovadora de íons de lítio, destacada por sua longa vida e excelente desempenho, que se carrega e descarrega com eficiência em uma grande variedade de temperaturas, altas e baixas. Ela possui uma longa vida útil de mais de 10.000 ciclos de carga e descarga, e opera com um alto nível de confiabilidade e segurança, incluindo alta resistência a choques externos. A SCiB™ é utilizada em inúmeras aplicações, como fonte de energia para veículos elétricos e híbridos.

Os EUA têm visto o surgimento de um comércio de energia por meio de um mercado de regulação de frequência[1] como um mecanismo para evitar instabilidade na rede de energia resultante da alimentação de cada vez mais, e mais amplamente utilizadas, fontes de energia renováveis, tais como geração fotovoltaica e energia eólica. O BESS da Toshiba proporciona uma resposta rápida e aperfeiçoada às mudanças de frequência, e com a longa vida útil da SCiB™, oferece uma solução otimizada para regulação de energia no longo prazo.

A Toshiba está promovendo o BESS globalmente como uma ferramenta eficaz para resolver as flutuações de frequência e apoiar redes de energia estáveis, e já forneceu sistemas para projetos no Japão e em todo o mundo.

Em 20 de fevereiro deste ano, foi iniciada a operação comercial do maior BESS de 40 MW[2] - 20 MWh do mundo, fornecido pela Toshiba ao projeto de sistema de armazenamento de energia para baterias da Subestação Nishi-Sendai[3], operada pela Tohoku Electric Power Company. O projeto foi lançado como uma nova medida contra alterações de frequência causadas por flutuações da saída de energia. A demanda para tais medidas aumentou com o crescimento da geração renovável. O BESS para o projeto Nishi-Sendai é o primeiro em grande escala ligado à rede elétrica do Japão.

No exterior, a Toshiba forneceu o BESS com o objetivo de contribuir para uma estável alimentação, suprimindo as alterações na frequência.

Na Europa, a empresa forneceu o BESS para projetos na Itália, Espanha e Reino Unido. Na Itália, forneceu o BESS para a Terna Storage, uma subsidiária da Terna S.p.A., empresa de transmissão italiana. Na Espanha, a Toshiba colaborou a Gas Natural Fenosa da Espanha em um programa de testes de verificação no local[4] com um BESS transportável de íons de lítio, com o objetivo de alcançar uma rede de distribuição eficiente, confiável e estável. No Reino Unido, a Toshiba forneceu a SCiB™ para um projeto de sistema armazenamento de energia de 2 MW liderado pela Universidade de Sheffield.

Nos EUA, a Toshiba uniu-se à Duke Energy, uma grande concessionária de energia do país, em um projeto piloto[4] de um BESS projetado para regular a frequência e para aumentar a estabilidade da rede elétrica. A operação do BESS foi iniciada em janeiro deste ano.

A Toshiba continuará desenvolvendo soluções inovadoras para apoiar o fornecimento de energia elétrica confiável e expandir a comercialização do BESS em grande escala no mercado global.

Notas:
[1]   O mercado de regulação de frequência deve garantir energia de emergência a curto prazo, de segundos a minutos, para atenuar as incompatibilidades entre o plano de operação de uma usina de energia e a demanda de potência, e para abafar as flutuações de energia inerentes na geração de energia renovável.
[2]

Dados da Toshiba em 21 de abril de 2015

[3]

O projeto é apoiado pelo New Energy Promotion Council (NEPC) no âmbito do seu programa para o “Projeto de demonstração de sistema de bateria de armazenamento em grande escala para o ano fiscal de 2012”.

[4] Os projetos são apoiados pela New Energy and Industrial Technology Development Organization (NEDO) do Japão, sob seu programa para “Desenvolvimento de sistema de armazenamento de energia em grande escala com alta segurança e competitividade de custos”.

Sobre a Toshiba
A Toshiba Corporation, uma empresa Fortune Global 500, reúne capacidades de nível internacional em sistemas e produtos eletrônicos e elétricos avançados em cinco domínios comerciais estratégicos: Energia e Infraestrutura, Soluções Comunitárias, Sistemas e Serviços de Assistência Médica, Dispositivos e Componentes Eletrônicos e Produtos e Serviços de Estilo de Vida. Orientada pelos princípios do compromisso básico do Grupo Toshiba, “Comprometidos com as pessoas, comprometidos com o futuro”, a Toshiba promove operações globais para garantir um “crescimento por meio de criatividade e inovação”, e está colaborando para alcançarmos um mundo em que as pessoas vivam em uma sociedade segura, protegida e confortável, em todos os lugares.

Fundada em Tóquio em 1875, a Toshiba de hoje está no centro de uma rede global de mais de 590 empresas consolidadas, com mais de 200 mil funcionários em todo o mundo e vendas anuais que ultrapassam 6,5 trilhões de ienes (US$ 63 bilhões).
Para saber mais sobre a Toshiba, acesse o site www.toshiba.co.jp/index.htm

Assessoria de imprensa da Toshiba:
Toshiba Corporation
Aya Oshima/Yuu Takase, +81-3-3457-2100
Escritório de RP e RI
media.relations@toshiba.co.jp

Assessoria de imprensa da Toshiba:
Toshiba Corporation
Aya Oshima/Yuu Takase, +81-3-3457-2100