GSMA Mobile Connect é Lançado por 17 Operadoras de Telefonia Móvel em 13 Países

Testes do Mobile Connect planejados para todas as principais regiões em 2015

Mobile World Congress 2015:GSMA
Mobile World Congress 2015

BARCELONA, Espanha--()--A GSMA anunciou hoje que, desde o lançamento do Mobile Connect no Mobile World Congress 2014, já existem 17 operadoras de rede de telefonia móvel (MNOs) que lançaram o serviço em 13 países, com planos para outros lançamentos e testes beta em 2015 . O serviço Mobile Connect da GSMA permite que os clientes criem e gerenciem uma identidade universal que irá autenticá-los de forma segura e permitirá que eles acessem com segurança serviços móveis e digitais, tais como e-commerce, serviços bancários, de saúde e entretenimento digital, bem como portais do governo, através de seus telefones celulares.

Os lançamentos foram anunciados em Bangladesh por Robi (parte do Grupo Axiata); na China, pela China Mobile e China Unicom; na Indonésia, pela Indosat (membro do Grupo Ooredoo), Telkomsel e XL Axiata; na Malásia pela DiGi (parte do Grupo Telenor); e no Sri Lanka pela Dialog Axiata e Mobitel. O Grupo Etisalat permitiu o Mobile Connect em oito mercados, incluindo Benin, Costa do Marfim, Egito, Gabão, Níger, Nigéria, Togo e Tanzânia.

"O Mobile Connect foi projetado para simplificar a vida dos consumidores ao oferecer uma solução de autenticação única e confiável baseada em telefone celular que trata da vulnerabilidade das senhas on-line, ao mesmo tempo em que também respeita privacidade on-line," disse Anne Bouverot, Diretora Geral da GSMA. "A indústria tem feito progressos importantes na implementação do serviço no mundo todo, dando aos usuários o controle sobre seus próprios dados e permitindo que consumidores, empresas e governos interajam e acessem serviços on-line em um ambiente conveniente, privado e confiável".

Futuras implantações do Mobile Connect

A GSMA está trabalhando em conjunto com as operadoras no mundo para apoiar novas implantações do Mobile Connect. As operadoras comprometidas com o lançamento incluem: Grameenphone, parte da Telenor (Bangladesh); Bouygues Telecom e Orange (França); Deutsche Telekom e Vodafone (Alemanha); Telecom Italia e Vodafone (Itália); Telenor (Paquistão); Orange, Telefónica e Vodafone (Espanha); Swisscom (Suíça) e Vodafone (Reino Unido). A Orange também está empenhada em lançar o serviço Mobile Connect na Bélgica, Polônia, Romênia e em toda a área de atuação da Orange no Oriente Médio e África. Etisalat, Ooredoo, STC e Zain trabalharão juntas para lançar o Mobile Connect em toda a região do Oriente Médio e no norte da África e em seus mercados. Nos Estados Unidos, a GSMA recebeu um subsídio do National Institute of Standards and Technology (NIST) como parte da iniciativa do governo dos EUA chamada "National Strategy for Trusted Identities in Cyberspace" (NSTIC) para financiar o piloto de uma tecnologia à prova de conceito de um serviço de identidade baseada em celulares.

Estendendo o ecossistema do Mobile Connect

O Mobile Connect está agora em uso comercial por uma ampla variedade de prestadores de serviços digitais nos mercados de lançamento, incluindo sites de comércio eletrônico, seguro, e-mail, viagens on-line e de classificados, tais como Cipika, Continental Insurance, MyDeal, Mudah, OLX, Rumah Tiket, Souq.com e WOW. O Mobile Connect usa o API Exchange fornecido através da parceira de tecnologia Apigee, que permite que os prestadores de serviços e os desenvolvedores implementem o Mobile Connect sem ter que desenvolver para cada operadora individual.

As operadoras também estão aproveitando a Mobile Connect para simplificar o log-in e gerenciamento de conta de seus próprios clientes. A GSMA celebrou contratos-quadro com Mondia Media, que utilizará o Mobile Connect em suas soluções de entretenimento digital, começando com um serviço de streaming de música da Universal; e Signicat, que irá usar o Mobile Connect nas soluções de ID Digitais, tais como assinatura eletrônica de documentos e banco on-line seguro.

A GSMA fornece um "Mobile Connect Accelerator" (MCX) para sustentar a rápida implantação do Mobile Connect e garantir a interoperabilidade global. A GSMA fez uma parceria com as fornecedoras de tecnologia Ericsson e WSO2 para MCX, que oferecem às operadoras um modelo de serviço gerenciado que lhes permite uma rápida implantação do Mobile Connect a custos menores, e, portanto, alcançando escala mais rapidamente. O MCX requer apenas uma integração mínima com rede móvel da operadora e é conectado com a API Exchange para descoberta global, para que usuários de qualquer rede móvel que ofereça o Mobile Connect possa fazer logon em qualquer aplicação. A GSMA também está trabalhando ao lado de outros fornecedores como a Gemalto, Morpho e Orange Business Services, que estão entregando vários componentes que são compatíveis com a Mobile Connect e são projetados para facilitar a implantação do serviço.

Notas ao Editor

As demonstrações do Mobile Connect dos muitos dos parceiros acima podem ser vistas no Mobile World Congress 2015, na GSMA Innovation City, que está localizada nos Estandes 3A11 e 3A31, no Hall 3, Fira Gran Via e estará aberta durante o horário de exposição do Mobile World Congress, de segunda-feira, 2 de março, até quinta-feira, 5 de março de 2015.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel no mundo todo, unindo quase 800 operadoras a mais de 250 empresas no amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas da Internet, assim como organizações e setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos da indústria, como o Congresso de Tecnologia Móvel, o Congresso de Tecnologia Móvel de Xangai e a série de conferências Mobile 360.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Para a GSMA
Charlie Meredith-Hardy, +44 7917 298428