Duas equipes participantes da Google Lunar XPRIZE anunciam parceria para viagem compartilhada em missão à Lua em 2016

Equipe HAKUTO (Japão) e Equipe Astrobotic (EUA) Plano de lançamento conjunto em busca do prêmio de US$ 30 milhões por pousar uma espaçonave privada em solo lunar

TÓQUIO--()--A HAKUTO, única equipe japonesa que compete pelo prêmio de US$ 30 milhões da Google Lunar XPRIZE, anunciou um contrato com a Astrobotic, sua colega concorrente com sede em Pittsburgh, Pensilvânia, para levarem dois veículos exploradores à Lua. A Astrobotic planeja lançar sua missão da Google Lunar XPRIZE em um foguete SpaceX Falcon 9 a partir da base de Cabo Canaveral na Flórida durante o segundo semestre de 2016. Para chegarem à superfície lunar, os dois veículos exploradores da HAKUTO, Moonraker e Tetris, pegarão carona no módulo Griffin da Astrobotic. Ao pousarem, os veículos serão liberados simultaneamente com outro explorador, o Andy da Astrobotic, desenvolvido pela Universidade Carnegie Mellon. Eles percorrerão 500 metros sobre o solo da Lua e enviarão imagens e vídeos de alta definição à Terra, tudo em busca do grande prêmio de US$ 20 milhões da competição Google Lunar XPRIZE.

No mês passado, ambas as equipes receberam os Prêmios de Marco da Google Lunar XPRIZE: A HAKUTO ganhou US$ 500 mil por avanços tecnológicos na categoria Mobilidade; já a Astrobotic, em parceria com a Universidade Carnegie Mellon, foi agraciada com um total de US$ 1,75 milhão por inovações em todas as três áreas de foco: Aterrissagem, Mobilidade e Geração de imagens. Ao longo do processo de julgamento, os três veículos exploradores, Moonraker, Tetris e Andy, demonstraram a capacidade de se mover 500 metros sobre a superfície lunar e suportar o ambiente de radiação e temperaturas extremas de nosso satélite natural.

Essa parceria entre as equipes demonstra uma nova etapa de colaboração na competição Google Lunar XPRIZE. Ambas se beneficiarão: a HAKUTO obterá uma viagem à Lua e a Astrobotic garantirá um importante cliente para seu empreendimento de serviço de entregas lunar de longo prazo. Essa contribuição conjunta se refletiria na divisão do valor do prêmio.

A área almejada por essa aterrissagem será a região do Lacus Mortis, localizada na parte nordeste da Lua. Imagens geradas por espaçonave na órbita da Lua sugerem que o Lacus Mortis possui um poço ou uma claraboia, e poderia inclusive ser uma entrada para uma caverna lunar. Acredita-se que essas cavernas são tubos de lava e poderiam ser uma prova cientificamente importante na explicação do passado vulcânico do satélite terrestre. No longo prazo, elas teriam o potencial de servir abrigos que protegeriam os seres humanos do ambiente hostil da Lua.

A Google Lunar XPRIZE e representantes da Astrobotic reuniram-se ontem com a HAKUTO no Museu Nacional de Ciência Emergente e Inovação em Tóquio para divulgar a parceria e anunciar o recente Prêmio de Marco entregue pela Google Lunar XPRIZE.

“Estou muito entusiasmado por anunciar o contrato de viagem compartilhada com a Astrobotic”, disse Takeshi Hakamada, líder da equipe da HAKUTO e diretor executivo da ispace. “Este é o próximo grande passo da HAKUTO em direção à nossa missão lunar após termos conquistado o Prêmio de Marco em Mobilidade. Este contrato permite à nossa equipe realmente enviar nosso veículo explorador à Lua, o que representa algo extremamente importante, pois a HAKUTO concentra seus esforços exclusivamente em desenvolvimento de exploradores. A Astrobotic Technology está desenvolvendo um equipamento de aterrissagem capaz de inaugurar uma nova era de serviços de transporte lunar, e eu não tenho a menor dúvida que eles serão a primeira equipe a pousar na Lua.”

“A Astrobotic está animada em dar as boas-vindas à HAKUTO a bordo de nossa primeira missão”, declarou John Thornton, diretor executivo da Astrobotic Technology Inc. “Estamos vislumbrando um cenário de ‘NASCAR na Lua’, em que equipes competidoras aterrissarão juntas e países torcerão por suas respectivas equipes cruzando a linha de chegada. A HAKUTO é a primeira equipe a firmar um contrato para concretizar o nosso sonho da primeira corrida para além da órbita terrestre.”

“Estamos muito satisfeitos por duas de nossas equipes terem se envolvido nessa parceria para as missões promovidas por nossa competição”, afirmou Andrew Barton, diretor de operações técnicas da Google Lunar XPRIZE. “Estimular novos ecossistemas de negócios é um dos principais objetivos de qualquer competição XPRIZE, e este empreendimento conjunto é um ótimo exemplo de como os interesses comerciais e econômicos da humanidade se expandirão no espaço ao longo dos próximos anos. Este anúncio se fundamenta no progresso visto durante a recente entrega do Prêmio de Marco da Google Lunar XPRIZE, e estamos ansiosos para ver as equipes aproveitando esse impulso com a notícia de um contrato de lançamento confirmado.”

Em dezembro passado, o prazo de entrega para a Google Lunar XPRIZE foi oficialmente prorrogado até 31 de dezembro de 2016. Essa parceria entre a HAKUTO e a Astrobotic é um passo positivo rumo ao cumprimento dos critérios exigidos de todas as equipes para que possam seguir na competição, que incluem pelo menos uma equipe que forneça a documentação de um lançamento programado para até 31 de dezembro de 2015.

Sobre a Astrobotic

A Astrobotic Technology Inc. é uma empresa de logística espacial que oferece transporte de cargas para a Lua a empresas, governos, universidades, instituições sem fins lucrativos e indivíduos. A espaçonave da Astrobotic acomoda vários clientes em um único voo, oferecendo flexibilidade a um baixo preço para o setor em que opera. A empresa é uma prestadora de serviços da NASA, além de ser uma parceira oficial da mesma agência espacial no programa Lunar CATALYST. Com sua parceira, a Carnegie Mellon University, a Astrobotic está disputando os US$ 30 milhões da Google Lunar XPRIZE, e planeja lançar a primeira missão em 2016. A empresa foi fundada em 2008 e está sediada em Pittsburgh, Pensilvânia. Para mais informações, visite https://www.astrobotic.com.

Sobre a HAKUTO

A HAKUTO, operada pela ispace technologies, Inc., é a única equipe do Japão que está competindo pelos US$ 30 milhões da Google Lunar XPRIZE. O desenvolvimento dos veículos exploradores Moonraker e Tetris é conduzido por Kazuya Yoshida, professor da Universidade de Tohoku e diretor de tecnologia da ispace technologies, Inc. Para mais informações, visite http://team-hakuto.jp/.

Sobre a Google Lunar XPRIZE

A Google Lunar XPRIZE, com premiação de US$ 30 milhões, é uma competição inédita que possui o intuito de desafiar e inspirar engenheiros e empreendedores do mundo todo a desenvolver métodos de baixo custo de exploração espacial robotizada. Para vencer a premiação Google Lunar XPRIZE, uma equipe, financiada de forma privada, precisa colocar com sucesso um robô na superfície da Lua para explorar pelo menos 500 metros e transmitir a exploração para a Terra em vídeos e imagens de alta definição. Para mais informações, visite http://lunar.xprize.org/.

XPRIZE
Eric Desatnik, 310-741-4892