Novo estudo mostra que adição de trombectomia por stent é mais eficaz que o tratamento farmacêutico tradicional para pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico agudo.

Loading media player...

DUBLIN, Irlanda--()--Em um estudo de referência que avaliou a adição da trombectomia com stent para remoção de coágulos no tratamento farmacêutico de pacientes que sofrem de AVC isquêmico agudo (AVI), a trombectomia por stent proporcionou um benefício clínico significativo quando comparada ao tratamento farmacêutico sozinho. Os resultados do ensaio clínico randomizado multicêntrico de acidente vascular cerebral isquêmico agudo nos Países Baixos (MR CLEAN) foi publicado on-line e vai aparecer na edição de 1º de janeiro do The New England Journal of Medicine ("NEJM"). Os achados também foram apresentados no Congresso Mundial de AVC, confirmando a eficácia da trombectomia por stent.

O estudo MR CLEAN avaliou 500 pacientes que sofrem de acidente vascular cerebral de moderado a grave e demonstrou que a adição da trombectomia por stent durante o tratamento precoce duplicou a probabilidade de uma boa evolução neurológica. O estudo também confirmou que não houve aumento de risco à segurança com a adição do procedimento.

“Os resultados do MR CLEAN demonstraram que a adição da trombectomia por stent ao tratamento farmacêutico atual proporciona um benefício clínico significativo aos pacientes”, disse o Professor Diederik Dippel, Erasmus Medical Center, Roterdã. “No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito na luta contra esta doença devastadora, e gostaríamos de receber a confirmação de nossos resultados em estudos randomizados adicionais”.

Uma das tecnologias da trombectomia por stent estudada no MR CLEAN foi o dispositivo Solitaire™, desenvolvido pela Covidien plc. O procedimento de trombectomia do dispositivo Solitaire utiliza um cateter de tamanho micro para acessar as artérias no cérebro, afetadas por um acidente vascular cerebral, através de uma incisão na perna. Uma vez entregue, o dispositivo Solitaire ajuda a restaurar imediatamente o fluxo sanguíneo e a remover os coágulos que provocam o AVC. Os resultados do estudo MR CLEAN confirmaram os resultados observados na fase inicial dos estudos do dispositivo Solitaire, Solitaire com a Intenção de Trombectomia (SWIFT - Solitaire With the Intention for Thrombectomy) e Trombectomia Solitaire™ FR para Revascularização Aguda (STAR - Solitaire™ FR Thrombectomy for Acute Revascularization).

Atualmente, a Covidien apoia vários estudos clínicos que investigam a adição da trombectomia com stent ao tratamento farmacêutico tradicional para AIS. Os dados do Solitaire FR como tratamento primário para o AVC isquêmico agudo (SWIFT PRIME), tratamento endovascular para AVC isquêmico de oclusão de pequeno núcleo e proximal (ESCAPE) e revascularização endovascular com dispositivo Solitaire versus o melhor tratamento clínico nos estudos de AVC de circulação anterior em 8 horas (REVASCAT), serão apresentados no início de 2015.

“Continuamos a apoiar a avaliação clínica desta tecnologia inovadora através de vários ensaios clínicos adicionais randomizados e controlados, como o SWIFT PRIME, ESCAPE e REVASCAT, que procuram confirmar e validar os resultados do estudo MR CLEAN”, disse Brett Wall, presidente, Neurovascular, Covidien. “Continuamos empenhados em apoiar o conjunto de evidências clínicas que proporcionam a melhor prática clínica e melhores resultados para os pacientes, e acreditamos que o estudo MR CLEAN sugere que a trombectomia com stent é uma importante opção de tratamento, que deve ser disponibilizada para pacientes que sofrem de AVC moderado a grave.”

De acordo com a Federação Mundial do Coração, das 15 milhões de pessoas que sofrem um acidente vascular cerebral a cada ano no mundo inteiro, aproximadamente seis milhões morrem e outras cinco milhões ficam permanentemente incapacitadas. Para pacientes que perdem a janela de 0 a 3 horas para o tratamento farmacêutico, como o ativador do plasminogênio tecidual (t-PA), ou para aqueles pacientes com oclusão de vasos sanguíneos grandes, para os quais o tPA tem eficácia muito limitada, uma terapia adicional, como a trombectomia por stent, pode ser a única opção de tratamento.

SOBRE A COVIDIEN

A Covidien é uma empresa líder global em assistência à saúde que entende os desafios enfrentados por fornecedores e seus pacientes, e que trabalha para resolvê-los com soluções de tecnologia médica inovadoras e produtos para cuidados de pacientes. Inspirada por pacientes e cuidadores, a equipe da Covidien de profissionais dedicados é privilegiada por poder ajudar a salvar e melhorar vidas no mundo inteiro. Com mais de 39.000 funcionários, a Covidien tem operações em mais de 150 países e teve uma receita de US$ 10,7 bilhões em 2014. Para saber mais sobre nossos negócios, acesse www.covidien.com ou siga-nos no Twitter.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Terapias Vasculares
David T. Young: 508-452-1644
Gerente de comunicações externas
david.young@covidien.com
ou
Cole Lannum, CFA: 508-452-4343
Vice-presidente
Relações com investidores
cole.lannum@covidien.com
ou
Peter Lucht: 508-452-4168
Vice-presidente de comunicações externas
Comunicações Corporativas
peter.lucht@covidien.com
ou
Todd Carpenter: 508-452-4363
Diretor sênior
Relações com investidores
todd.carpenter@covidien.com

Contacts

Terapias Vasculares
David T. Young: 508-452-1644
Gerente de comunicações externas
david.young@covidien.com
ou
Cole Lannum, CFA: 508-452-4343
Vice-presidente
Relações com investidores
cole.lannum@covidien.com
ou
Peter Lucht: 508-452-4168
Vice-presidente de comunicações externas
Comunicações Corporativas
peter.lucht@covidien.com
ou
Todd Carpenter: 508-452-4363
Diretor sênior
Relações com investidores
todd.carpenter@covidien.com