Setor de telefonia móvel adota especificação de SIM integrado da GSMA para acelerar o crescimento da Internet das coisas

Principais operadoras de telefonia móvel, fornecedores SIM e fabricantes de módulos implantam soluções em conformidade com o SIM integrado da GSMA; nova pesquisa indica que a implantação crescerá 34% no mercado M2M até 2020

Mobile 360-Middle East

DUBAI, Emirados Árabes Unidos--()--Na conferência Mobile 360 Series-Oriente Médio em Dubai, a GSMA anunciou que as principais operadoras de telefonia móvel, AT&T, Etisalat, NTT DOCOMO, Telefónica e Vodafone Group, juntamente com os fabricantes de SIM e módulos, Gemalto, Giesecke & Devrient, Morpho (Safran), Oberthur Technologies, Sierra Wireless e Telit lançaram todos soluções em conformidade com o SIM integrado da GSMA para o provisionamento remoto "over the air" de dispositivos máquina a máquina (M2M). Operadoras adicionais e parceiros do ecossistema, incluindo Ericsson, Jasper e Telenor Connexion, também se comprometeram com o lançamento.

“Nossa visão sempre foi unir todos os interessados ​​por trás de uma única especificação comum e global, que ajudará a acelerar o mercado M2M em crescimento. Também é nossa intenção que a especificação do SIM integrado da GSMA se torne o padrão da indústria de fato”, disse Alex Sinclair, diretor de tecnologia da GSMA. “A adoção de toda a indústria nos coloca no caminho para o crescimento e desenvolvimento da indústria a longo prazo e damos as boas-vindas à notícia de que a comunidade M2M está pronta para fazer negócios usando essa especificação.”

O anúncio confirma que o setor está indo em direção a uma especificação única, comum e interoperável que acelerará o mercado M2M, reduzindo a fragmentação causada por soluções proprietárias. Um estudo independente realizado pela Beecham Research apoia isso, estimando que a adoção imediata e implantação da especificação do SIM integrado da GSMA por todo o setor produzirá um crescimento de mercado 34% maior até 2020.

A especificação do SIM integrado da GSMA permite às operadoras de redes móveis fornecer conectividade escalável, confiável e segura para dispositivos M2M conectados, que frequentemente são selados hermeticamente, como no carro ligado ou em medidores inteligentes. Isso também facilita o provisionamento e gerenciamento de operadoras over-the-air, o que proporciona flexibilidade de serviço aos clientes finais. A especificação do SIM integrado da GSMA promove uma arquitetura global comum que reduzirá os custos, aumentará as eficiências e acelerará ainda mais o mercado M2M de crescimento rápido, que deve atingir 244 milhões de conexões globais este ano, de acordo com a GSMA Intelligence.

A adoção vai acelerar o mercado M2M e proporcionar suporte ao crescimento do IoT

Um novo relatório independente da Beecham Research, intitulado "Benefits Analysis of GSMA Embedded SIM Specification on the Mobile Enabled M2M Industry", destacou que a adoção e implantação imediata da especificação do SIM integrado da GSMA vai acelerar o crescimento do mercado M2M integrado em até 34% até 2020. Isso gerará cerca de US$ 8,9 bilhões em receitas de conectividade para operadoras de telefonia móvel, só em 2020. A Beecham Research estima que o mercado de conexão SIM M2M poderá atingir 639 milhões de conexões no mundo inteiro – um aumento de cerca de 478 milhões em 2020 - se a especificação técnica da GSMA for adotada como o padrão de fato durante 2014 - 2015. A Beecham Research antecipa que o setor automotivo vai estar na vanguarda desse crescimento com alta adoção também em eletrônicos de consumo.

A disponibilidade das especificações de teste proporcionará garantia ao mercado

A GSMA publicou as especificações de teste do SIM integrado para provedores de solução de provisionamento remoto, que garantirão que diferentes sistemas de provisionamento remoto do SIM integrado sejam funcionalmente compatíveis com a especificação técnica do SIM integrado da GSMA. A GSMA também lançou um esquema de acreditação de segurança para prestadores de serviços de gerenciamento de assinaturas de provisionamento remoto para garantir que os requisitos rigorosos de segurança e integridade do produto sejam mantidos.

SIM integrado no evento Mobile 360 Series-Oriente Médio

A GSMA apresentará uma série de demonstrações de especificação do SIM integrado da GSMA em sua conferência Mobile 360 Series-Oriente Médio, que acontece esta semana em Dubai. Os participantes terão a oportunidade de ver demonstrações de como o SIM integrado impactará no carro ligado no futuro, incluindo uma tela de realidade aumentada apresentando entretenimentos móveis, telemática de veículos e serviços associados, tais como seguros relacionados. Para obter informações adicionais sobre o evento Mobile 360-Oriente Médio, acesse: http://www.mobile360series.com/middle-east/

Para obter mais informações sobre o SIM integrado da GSMA, acesse: http://www.gsma.com/connectedliving/connected-living-mobilising-the-internet-of-things/

Para fazer download do Relatório da Beecham Research, acesse: http://www.gsma.com/newsroom/wp-content/uploads/BRL-Benefits-Analysis-GSMA-Embedded-SIM-Specification-2014.pdf

-FIM-

CITAÇÕES DE PARCEIROS COM SOLUÇÕES COMPATÍVEIS:

AT&T

“Fomos a primeira operadora a lançar um cartão SIM global, idealizado para ajudar organizações multinacionais a fazer conexões sem fio e gerenciar dispositivos M2M, máquinas ou carros com uma única plataforma ao redor do mundo. Ele tem como base a especificação do SIM integrado da GSMA, já que acreditamos que uma solução unificada é no melhor interesse da indústria e acelerará a adoção de SIMs integrados”, disse Chris Penrose, vice-presidente sênior de Dispositivos Emergentes da AT&T.

ETISALAT

Khalifa Al Shamsi, diretor de serviços digitais do Etisalat Group, disse: “Estamos entusiasmados por sermos um dos pioneiros a contribuir com o primeiro lançamento da 'especificação do SIM' integrado para serviços M2M. A Etisalat começou a trabalhar com fabricantes automotivos a partir de 2012, quando claramente observou-se o potencial da solução para preparar o caminho para a demanda global por IoT e M2M. Agora, a Etisalat lidera a Internet das coisas ao oferecer o primeiro eSIM no Oriente Médio em conformidade com a especificação do SIM integrado da GSMA para M2M”.

GEMALTO

“A Gemalto vê um enorme benefício para o crescimento do mercado de M2M a partir da implementação da especificação do SIM integrado da GSMA. Nossas soluções M2M são compatíveis com as especificações da GSMA e estamos entusiasmados com o roteiro mais fácil que isto trará para projetos comerciais, que aproveitam estes padrões interoperáveis para atender à crescente demanda do setor M2M”, disse Benoit Jouffrey, vice-presidente de Soluções de Conectividade sobre Demanda na Gemalto.

GIESECKE & DEVRIENT

“A G&D comemora a iniciativa do SIM integrado da GSMA, que acreditamos que ajudará a crescer o mercado de M2M. Estamos orgulhosos de ser a vanguarda do gerenciamento seguro de assinaturas over the air ao trabalhar em estreita colaboração com parceiros MNO (operadora de rede móvel) em projetos comerciais e no desenvolvimento das especificações da GSMA”, disse Carsten Ahrens, vice-presidente sênior do grupo, diretor da divisão de Telecomunicações na Giesecke & Devrient. “Podemos anunciar agora a disponibilidade de nossa primeira solução com suporte para as especificações da GSMA e que já implantamos isso comercialmente.”

MORPHO (SAFRAN)

“O envolvimento da Morpho na solução do SIM integrado da GSMA para o ecossistema de M2Ms mostra nosso compromisso contínuo com este projeto para atender às demandas do mercado. Estamos orgulhosos de estar participando ativamente neste projeto colaborativo e de ter soluções disponíveis comercialmente que adotam as novas especificações da GSMA”, disse Philippe d’Andréa, vice-presidente executivo na divisão de Soluções de Negócios da Morpho. “Estamos empenhados em fornecer soluções que simplificam e ajudem a proteger as vidas das pessoas no mundo inteiro.”

NTT DOCOMO

“Recentemente apresentamos o primeiro eSIM do Japão, que funciona em redes móveis de várias operadoras internacionais para dispositivos M2M. Ele tem como base a especificação do SIM integrado da GSMA, já que achamos que uma solução unificada acelerará a adoção dos SIMs integrados no mundo inteiro. Acreditamos que o eSIM simplificará a fabricação e tarefas de gestão de inventário, além de criar vantagens importantes para as empresas de M2M do mundo todo”, comentou Naoki Tani, diretor administrativo do Departamento de Negócios de M2M da NTT DOCOMO.

OBERTHUR TECHNOLOGIES

"O mercado de M2M vai se beneficiar muito das especificações do SIM integrado da GSMA. Especificações comuns adotadas por todas as partes do ecossistema M2M incentivarão a implantação de bilhões de dispositivos M2M, evitando a fragmentação desnecessária do mercado. A OT adota a especificação do SIM integrado da GSMA e já lançou uma série de produtos e plataformas compatíveis com a GSMA. Portanto, os clientes que optarem por soluções OT GSMA podem ter certeza de adotar uma solução à prova de futuro”, disse Cedric Collomb, diretor administrativo da Unidade de Negócios da Telecom na Oberthur Technologies.

SIERRA WIRELESS

“Alguns dos nossos produtos M2M LTE 3G e 4G e automotivos são compatíveis e estão prontos para serem lançados no mercado, com base na especificação do SIM integrado da GSMA. Temos trabalhado em estreita colaboração com a GSMA a parceiros do setor para criar produtos que adiram a uma solução globalmente reconhecida, o que evitará a fragmentação desnecessária e garantirá que o mercado de M2M e automotivo cresça rapidamente”, disse Olivier Beaujard, vice-presidente de Desenvolvimento de Mercado da Sierra Wireless.

TELEFÓNICA

“Temos trabalhado com a GSMA por mais de três anos para obter uma solução de SIM integrado exclusiva e interoperável. Há mais de um ano temos um produto no mercado, com dezenas de milhares de SIMs implantados - um produto que é interoperável com nossos parceiros da aliança mundial M2M. Agora, estamos orgulhosos de anunciar que este produto é totalmente compatível com as especificações do novo eSIM da GSMA, dando-lhe um potencial ainda maior, à medida que o mercado M2M cresce rapidamente”, comentou Surya Mendonça, diretora administrativa global para M2M na Telefónica.

TELIT WIRELESS SOLUTIONS

“Os requisitos ambientais exclusivos das aplicações máquina a máquina e automotivas há muito tempo apontaram para a necessidade de uma solução SIM de qualidade industrial. Como uma extensão do nosso compromisso em fornecer qualidade e confiabilidade do produto sem precedentes, estamos gratos à GSMA por seu trabalho na criação de uma especificação padronizada de SIM integrado, satisfeitos de ter sido parte de sua definição e felizes de estar entre os primeiros a oferecer uma solução comercial com base neste padrão.” - Felix Marchal, diretor de produto da Telit Wireless Solutions.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel do mundo todo. Abrangendo mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de telefonia móvel do mundo, com mais de 250 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como as organizações em setores industriais, tais como serviços financeiros, saúde, mídia, transporte e serviços de utilidade pública. A GSMA também produz eventos líderes do setor, tais como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo.

Para obter mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Contatos com a imprensa:
Pela GSMA