Terumo BCT anuncia colaboração para avaliar a produção de células para uso clínico com o Sistema Quantum

Projeto para avaliar a capacidade e a escalabilidade do sistema para a preparação de terapias celulares alogênicas para uso clínico

LAKEWOOD, Colorado--()--O Sistema de Expansão Celular Quantum® da Terumo BCT está agora sob avaliação pela Athersys, Inc., uma empresa biofarmacêutica dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de terapias com células tronco, como uma plataforma de fabricação para produtos de células de progenitor adulto multipotentes, alogênicos da Athersys (MAPC®). A ReGenesys BVBA, filiada da Athersys na Bélgica gerenciará a avaliação.

O sistema Quantum é um sistema de expansão e de cultura celular fechado que permite o controle e a avaliação eficientes de importantes parâmetros de operação. ReGenesys avaliará o potencial de expansão do processo de cultura de células usando múltiplas unidades para atender as suas exigências de fabricação e ainda quantificará as vantagens em relação aos enfoques de fabricação de células padrão.

Principais fatores sobre a avaliação:

• As terapias MAPC, como por exemplo, o MultiStem® candidato à terapia celular da Athersys, destinam-se ao uso de alogênicos e produção em larga escala, significando que os materiais de um único doador poderiam ser usados para produzir um grande número de doses para eventual uso clínico
  • O projeto, que se espera que seja concluído no início de 2015, destina-se a demonstrar a viabilidade de usar o sistema Quantum para produzir terapias MAPC de grau clínico em escala
  • ReGenesys avaliará alguns parâmetros operacionais e o desempenho das células, juntamente com a consistência de uma unidade para outra e a reprodutibilidade entre os ciclos de produção

Fatos importantes sobre o Sistema Quantum:

• O sistema Quantum é uma tecnologia de biorreator de fibra oca, com funcionalidade fechada que acelera o processo de cultura de células
  • Através de seus processos totalmente automatizados, o sistema Quantum tem demonstrado reduzir o trabalho em até 80 por cento sobre os processos manuais de cultura de células
  • O sistema Quantum é personalizável e pode ser adaptado às necessidades de produção
  • O sistema Quantum oferece pegada pequena, com economia de espaço, aumenta a produtividade no espaço existente e pode reduzir a necessidade de construir instalações adicionais, dedicadas, de acordo com as Boas Práticas de Fabricação atuais

Citações importantes:

Dave Flaten, Vice-presidente, Processamento de Células, Terumo BCT

“A Athersys é conhecida no campo de terapia celular como um dos principais inovadores. Estamos entusiasmados em trabalhar com eles para esse estudo usando o sistema Quantum para a produção clínica de células MAPC destinadas à terapia alogênica e fornecer à Athersys todos os benefícios do fluxo de trabalho e da automação e as vantagens competitivas que o nosso sistema Quantum oferece.”

William (BJ) Lehmann, Jr., Presidente e Diretor de Operações, Athersys

“Temos trabalhado extensivamente com o sistema Quantum como parte de nossas atividades de pesquisa com terapias celulares. Estamos muito entusiasmados em avaliar a fundo o seu potencial para uso clínico através de uma avaliação em um sistema de fabricação em escala clínica. Com base em nosso trabalho anterior, esperamos que o projeto confirme a viabilidade e os méritos para integrar o sistema Quantum às nossas atividades de fabricação clínica em andamento."

Recursos principais:

Sobre a Terumo BCT:

A Terumo BCT, líder global em hemoderivados, aférese terapêutica e tecnologias celulares, é a única empresa com a combinação exclusiva de coleta por aférese, processamento de sangue total manual e automático e redução patogênica. Acreditamos no potencial do sangue para fazer muito mais pelos pacientes do que já faz. Essa convicção nos inspira à inovação e fortalece nossa colaboração com os clientes.

Sobre a Athersys:

Athersys é uma empresa de biotecnologia em estágio clínico empenhada na descoberta e no desenvolvimento de candidatos a produtos terapêuticos destinados a estender e a melhorar a qualidade da vida humana. A empresa está desenvolvendo seu produto de terapia com célula MultiStem, uma plataforma de produtos de células tronco, derivadas de adulto, "pronta para uso", patenteada para doenças cardiovasculares, neurológicas, inflamatórias e autoimunes. A empresa atualmente possui diversos programas em estágio clínico envolvendo células MultiStem, incluindo o tratamento de doenças ósseas inflamatórias, acidente vascular cerebral isquêmico, danos causados por infarto do miocárdio e para a prevenção de doença do enxerto contra o hospedeiro. A Athersys também desenvolveu um portfólio diverso que inclui outras tecnologias e oportunidades de desenvolvimento de produtos e tem feito parcerias e colaborações com empresas farmacêuticas e de biotecnologia líderes, bem como instituições de pesquisas reconhecidas mundialmente nos Estados Unidos e na Europa para desenvolver ainda mais a sua plataforma e seus produtos.

Terumo BCT
Laura Fusco, +1 (303) 205-2546