Panasonic e Tesla assinam acordo para Gigafactory

OSAKA, Japão e Palo Alto, Califórnia.--()--A Panasonic Corporation e a Tesla Motors, Inc. assinaram um acordo de cooperação para a construção de uma fábrica de baterias em larga escala nos Estados Unidos, conhecida como a Gigafactory.

Segundo o acordo, a Tesla vai preparar, fornecer e administrar os terrenos, edifícios e instalações. A Panasonic vai fabricar e fornecer células de íon de lítio cilíndricas e investir no equipamento associado, máquinas e outras ferramentas de fabricação com base na sua aprovação mútua. Uma rede de parceiros fornecedores é planejada para produzir os materiais precursores necessários. A Tesla vai usar as células e outros componentes para montar módulos e embalagens de bateria. Para atender a demanda projetada para as células, a Tesla vai continuar a comprar células de bateria produzidas nas fábricas da Panasonic no Japão. A Tesla e a Panasonic continuarão a discutir os detalhes da execução, incluindo vendas, operações e investimentos.

A Gigafactory está sendo criada para permitir a contínua redução do custo dos pacotes de baterias de longo alcance, em paralelo com a fabricação dos volumes necessários para permitir à Tesla cumprir sua meta de entrar no mercado de massa de veículos elétricos. A Gigafactory será administrada pela Tesla com a Panasonic unindo-se como primeiro sócio responsável pelas células de bateria de íon de lítio e ocupando cerca de metade do espaço planejado de produção; os principais fornecedores combinados com a montagem de módulo e conjuntos da Tesla ocuparão a outra metade deste complexo industrial totalmente integrado.

JB Straubel, diretor de tecnologia e co-fundador da Tesla Motors, disse: "A Gigafactory representa uma mudança fundamental na forma como a produção de baterias de grande escala pode ser realizada. A Gigafactory, além de possibilitar a capacidade necessária para o Modelo 3, define o caminho para uma redução drástica no custo do armazenamento de energia através de uma ampla gama de aplicações".

Yoshihiko Yamada, vice-presidente executivo da Panasonic, acrescentou: "Nós já participamos conjuntamente em vários projetos de colaboração com a Tesla para a popularização dos veículos elétricos. As células de bateria de íon de lítio da Panasonic combinam as características exigidas para os veículos elétricos, tais como alta desempenho em capacidade, durabilidade e custo. E acredito que uma vez que sejamos capazes de fabricar células de bateria de íon de lítio na Gigafactory, seremos capazes de acelerar a expansão do mercado de veículos elétricos".

A redução de custos será conseguida através de processos de fabricação otimizados impulsionada por economias de escala anteriormente inalcançáveis na produção da célula e conjuntos de bateria. Outras reduções de preços são alcançados por células de manufatura que foram otimizadas para o projeto de veículo elétrico, tanto em tamanho e função, pela co-localização de fornecedores no local para eliminar a embalagem, transporte e custos de importação e de estoque, e fabricando em um local com despesas de serviços públicos e operação mais baixos.

A Gigafactory vai produzir células, módulos e conjuntos para os veículos elétricos da Tesla e para o mercado de armazenamento estacionário. A Gigafactory está planejada para produzir 35GWh de células e 50GWh de conjuntos por ano até 2020. A Tesla estima que a Gigafactory empregue cerca de 6.500 pessoas em 2020.

Panasonic

Declarações prospectivas

Certas declarações contidas neste comunicado à imprensa, incluindo declarações relativas a Tesla Gigafactory e aos seus planos de desenvolvimento, capacidade de produção, redução de custos, cronograma e expansão do mercado de veículos elétricos, são "declarações prospectivas" que estão sujeitas a riscos e incertezas. Estas declarações prospectivas estão baseadas nas expectativas atuais da administração e, como resultado de certos riscos e incertezas, os resultados reais podem divergir daqueles projetados. Vários fatores importantes podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente divergentes daqueles contidos nas declarações prospectivas, incluindo potenciais dificuldades para encontrar e finalizar detalhes para o primeiro site Tesla Gigafactory, obter licenças necessárias, negociar um acordo com a tecnologia e com outros parceiros para o Gigafactory, manter cronogramas de implementação, estimativas de produção e custos, bem como os riscos e incertezas identificados nas seções intituladas "Fatores de risco" e "Discussão da Administração e Análise da Condição Financeira e Resultados das Operações", no Formulário 10-Q da Tesla arquivado em 9 de maio de 2014. A Tesla se exime de qualquer obrigação de atualizar as informações contidas nessas declarações prospectivas.

Panasonic Corporation
Tel:+81-(0)3-3574-5664/Fax:+81-(0)3-3574-5669