Toshiba ganha contrato no México para fornecimento de turbinas a vapor para projeto de reforma e modernização de uma importante usina de energia térmica

TÓQUIO – Japão--()--A Toshiba Corporation (TÓQUIO: 6502), uma das principais fornecedoras mundiais de equipamentos de geração de energia térmica, anunciou hoje que foi selecionada para fornecer equipamentos de geração de energia térmica para a reforma e a modernização da Altamira Thermal Power Plant no estado de Tamaulipas, nordeste do México. Sob os termos do contrato, a Toshiba fornecerá para a Isolux Corsán, uma grande construtora de usinas de geração EPC, duas turbinas a vapor de alta eficiência de 165MW e equipamentos relacionados. Altamira está atualmente equipada com duas turbinas a vapor de 158MW e geradores que a Toshiba enviou para a Comisión Federal de Electricidad (CFE), empresa de serviços públicos de fornecimento de eletricidade estatal do México, no início da década de 1970.

A CFE, proprietária da Altamira, outorgou ao consórcio Isolux Corsán, um contrato de engenharia, aquisição e construção (EPC) para a reforma e atualização da usina, incluindo a conversão de combustível de óleo para coque de petróleo. A Isolux outorgou o contrato de turbina a vapor para a Toshiba contando com as amplas capacidades tecnológicas e de recursos da empresa, bem como a sua vasta experiência no México. A Toshiba vai entregar os equipamentos em 2016, e a usina de energia atualizada está programada para iniciar a operação comercial em 2017.

O México atende atualmente mais de 70% das suas necessidades de energia com energia térmica. Sob sua estratégia energética de 2013-2027, o país tem como objetivo gerar energia mais limpa e mais eficiente, atingindo o misto essencial de geração equilibrada para garantir um fornecimento de energia estável, seguro e de longo prazo. Nos próximos anos, este plano e os investimentos em novas centrais elétricas avançadas vão dar o suporte para o México fortalecer ainda mais sua independência energética.

A Toshiba tem uma sólida presença no mercado norte-americano de energia térmica por turbina a vapor e tem uma reputação de recursos técnicos avançados, produtos competitivos, bem como entrega e operação confiáveis. Nos Estados Unidos e no Canadá, a Toshiba é líder de mercado em pedidos recebidos, e forneceu mais de 90 unidades. A Toshiba também tem grande participação no México. Desde que entrou no mercado em 1973, a empresa entregou 23 turbinas a vapor e geradores, incluindo equipamentos para dois projetos de ciclo combinado: o Valladolid, que iniciou sua atividade em 2006, e o 264 CC Centro, atualmente em construção, e usinas geotérmicas.

A Toshiba continuará reforçando seus negócios de usinas termelétricas na América do Norte, incluindo reformas e modernizações de usinas, fornecendo serviços e equipamentos altamente eficientes e confiáveis.

Esboço do projeto
1. Projeto:   Projeto de modernização e reforma da usina termoelétrica 258RM CT Altamira, no estado de Tamaulipas, México
2. Proprietária: Comisión Federal de Electricidad (CFE)
3. Contratante de EPC: Um consórcio entre a Isolux Ingeniería S.A., Isolux de México S.A. de CV e Alstom Mexicana S.A. de CV.
4. Localização da obra: Tamaulipas, México
5. Fornecido pela Toshiba: Dois conjuntos de turbinas a vapor de 165MW e equipamentos relacionados

TOSHIBA CORPORATION
Midori Hara, +81-3-3457-2100