Dados de Estudos a Doentes “do Mundo Real” Mostram o Impacto Negativo da Noctúria

Distúrbio crónico associado à diminuição do desempenho laboral, produtividade e qualidade de vida relacionada com a saúde (HRQL)

Loading media player...

Professor Bliwise talks about nocturia, a chronic condition associated with decreased utility, productivity and health-related quality of life (HRQL)

ESTOCOLMO--()--Novos dados de estudos a doentes apresentados hoje no congresso da Associação Europeia de Urologia (EAU 14) mostraram que a noctúria (necessidade de se levantar durante a noite uma ou mais vezes, para urinar, com interrupção do sono), tem um impacto fortemente negativo no desempenho laboral, produtividade e qualidade de vida relacionada à saúde (HRQL), aumentando com a severidade da condição1.2.

Uma análise de dados de estudos extraídos a partir de uma avaliação transversal de médicos e seus doentes de urologia (n=8738) na Europa e EUA mostraram que o número de interrupções do sono causados pela noctúria aumentou, e o desempenho laboral, produtividade e HRQL diminuiu. 1.

Uma consequência séria da nocturia é a interrupção do sono do doente, levando-o a despertar com frequência para urinar. Em particular, tendem a ter o maior efeito na interrupção do sono restaurador e profundo nas primeiras quatro horas. Resultados de um cenário do mundo real mostraram que a severidade de uma noctúria do doente (conforme medido pelo número de horas no primeiro período de sono não perturbado, FUSP), teve um impacto negativo significativo nos seus níveis de atividade, na forma como se sentem revigorados no dia seguinte, no número médio de vontade de dormir por dia e seus HRQL (p < 0,0001) 2.

Para aqueles doentes que chegam a mais de quatro horas de sono sem interrupção antes de acordar para urinar, houve melhorias altamente significativas no desconforto do sintoma, HRQL, níveis de atividade, status de saúde e como se sentem revigorados no dia seguinte, comparados àqueles que chegam a quatro ou menos horas de sono sem interrupção (p < 0,0001) 2.

Além disto, os resultados também mostraram que à medida que a nocturia piora (conforme medido por um aumento no número de vezes de interrupção do sono), houve um significativo impacto negativo através de todas as medições obtidas, incluindo HRQL, desempenho laboral e produtividade (p < 0,0001). Doentes que acordaram duas ou mais vezes por noite devido a esta interrupção, foram significativamente mais impactados de modo negativo em termos de HRQL, desempenho laboral e produtividade comparados àqueles doentes com uma ou nenhuma interrupção do sono por noite (p < 0,001) 1.

Comentando estes resultados, o Prof. Bliwise, Professor de Neurologia da Escola Universitária de Medicina Emory, Atlanta, EUA disse: "A nocturia é comum e desagradável, mas é mais frequente subreconhecida como uma condição isolada e seu peso subestimado. Estes novos dados destacam a necessidade dos médicos em levarem a sério a noctúria, dado à profundidade que seu impacto pode ter na qualidade de vida do doente. Para pessoas que suspeitam ter noctúria, devem consultar seu médico urologista para conversar sobre as opções de tratamento."

Pessoas que sofrem de noctúria consideram o sono interrompido como sendo o sintoma mais desagradável e cerca de um terço das pessoas com noctúria não são capazes de voltar a dormir após urinar, levando à insônia3. Devido à predominância da noctúria ser alta com estimativas sugerindo que 77% de homens e mulheres com idade entre 60 e 80 anos sofrem deste mal, é importante que este distúrbio seja reconhecida e tratada de acordo4.

Sobre o estudo

Médicos de atendimento básico e especialistas em urologia na França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e EUA, coordenando ativamente doentes em urologia foram solicitados a completar os formulários de registro de doentes prospectivamente para os próximos 14 doentes com OAB/BPH/noctúria que consultaram suas clínicas. Os mesmos doentes foram solicitados a preencher um formulário de auto-preenchimento (PSC), incluindo duração de FUSP, número médio de interrupções durante as 7 noites anteriores, como se sentiam no dia seguinte, e número médio de vontade de dormir durante o dia (utilizando escalas de 1 a 10, onde 1 = insuficiente e 10 = excelente). O PSC também incluiu medidas de desempenho laboral, HRQL e impacto em atividades / serviço (EuroQol 5-D (EQ-5D), Questionário sobre Bexiga Hiperativa (OAB-q), Impacto da Noctúria (NI) durante o Dia®, bem como Produtividade e Índice de Atividade (WPAI))1.2.

Sobre a Noctúria

Nocturia é um distúrbio desagradável e altamente predominante, definida pela Sociedade Internacional de Continência como a necessidade de acordar uma ou mais vezes durante a noite para urinar, interrompendo o sono5. Estudos da relação entre qualidade de vida e noctúria sugerem que o distúrbio se torna clinicamente significativo quando são experimentadas duas ou mais interrupções noturnas. Entre os sintomas do trato urinário inferior (LUTS), a noctúria é relatada por consequência com um dos sintomas mais desagradáveis a homens e mulheres, comprometendo significativamente o sono e, sobretudo, a qualidade de vida.6. Muitas vezes banalizada e assumida como parte inevitável do processo de envelhecimento, a nocturia é um distúrbio sério com grande impacto nas actividades sociais, na saúde e econômico para os doentes, os seus familiares e a sociedade7.

Sobre a Ferring Pharmaceuticals

Com sede na Suíça, a Ferring Pharmaceuticals é um grupo biofarmacêutico com investigação dirigida a especialistas, que atua em mercados globais. A empresa investiga, desenvolve e comercializa produtos inovadores nas áreas de saúde reprodutiva, urologia, gastroenterologia e endocrinologia. A Ferring tem suas próprias subsidiárias operacionais em 50 países e comercializa seus produtos em mais de 70 países. Para saber mais sobre a Ferring ou seus produtos, visite www.ferring.com.

Referências

1 Andersson F et al. Impacto negativo da noctúria no desempenho no trabalho, produtividade e qualidade de vida relacionada à saúde: Resultados de exames de pacientes do mundo real na Europa e EUA. Número abstrato #588 [dados apresentados na EAU 2014, sessão de anúncio, Noctúria e Poliúria Noturna].

2 Bliwise et al. Impacto negativo da redução do primeiro período de sono sem perturbação no desempenho no trabalho, produtividade e qualidade de vida relacionada à saúde: Resultados de exames de pacientes do mundo real na Europa e EUA. Número abstrato #591 [dados apresentados na EAU 2014, sessão de anúncio, Noctúria e Poliúria Noturna].

3 Holm-Larsen T et al. "Meu padrão de sono é uma série de vontade de dormir". Dados subjetivos registrados de pacientes sobre o que é mais desagradável na noctúria. Número abstrato #405 [dados apresentados na EAU 2013, sessão de anúncio, 'Noctúria, OAB, síndrome metabólica - rumo a uma nova administração'].

4 Bing et al, Noctúria predominante e incômoda e causas da interrupção do sono em uma população dinamarquesa de homens e mulheres com idade entre 60 e 80 anos. Jornal Britânico de Urologia a nível internacional, 98(3), 599-604.

5 van Kerrebroeck P et al. A padronização da terminologia na noctúria: relatório do Subcomitê de Padronização da Sociedade Internacional de Continência. Neurol UroL Urodyn 2002;21:179-83.

6 van Dijk MM et al: O papel da noctúria na qualidade de vida de homens com sintomas do trato urinário inferior.Jornal Britânico de Urologia a nível internacional 2010;105:1141-6.

7 Asplund R. Noctúria: Consequências para o sono e atividades durante o dia bem como riscos associados.Suplementos Europeus de Urologia 2005;3:24-32.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Ferring Pharmaceuticals
Patrick Gorman
Tel: +41 (0) 58 301 00 53
patrick.gorman@ferring.com
or
Tonic Life Communications
Emma Coughlan
Tel: +44 (0) 7896 075431
emma.coughlan@toniclc.com

Contacts

Ferring Pharmaceuticals
Patrick Gorman
Tel: +41 (0) 58 301 00 53
patrick.gorman@ferring.com
or
Tonic Life Communications
Emma Coughlan
Tel: +44 (0) 7896 075431
emma.coughlan@toniclc.com