MyHeritage adquire Geni.com e levanta US$ 25 milhões em nova rodada de financiamento

Rede da história familiar compra rival e avança a expansão internacional com novos fundos

Founder and CEO of MyHeritage, Gilad Japhet (Photo: Business Wire)

LOS ANGELES, Calif. & PROVO, Utah & TEL AVIV--()--MyHeritage, a popular rede de história familiar, anunciou hoje que adquiriu seu concorrente de longa data Geni.com e fechou uma nova rodada de financiamento de 25 milhões de dólares liderada por Bessemer Venture Partners (BVP), e com os investidores já existentes Index Ventures e Accel Partners que também participaram da rodada. O fundador de Geni.com David Sacks e Adam Fisher da BVP Partner agora vão aderir ao Conselho Administrativo de MyHeritage.

A aquisição reforça a posição de MyHeritage como um poderoso jogador global na indústria de história da família e acelera a sua visão de ajudar as famílias em todos os lugares a construirem e partilharem online o seu legado. A compra de Geni.com é a oitava e maior aquisição feita por MyHeritage desde o lançamento de sua rede online de história da família em 2005. Isto amplia a rede de MyHeritage para 72 milhões de usuários registrados, 1.5 bilhões de perfis e 27 milhões de árvores genealógicas, que tem agora o conteúdo internacional de história familiar mais diversificado no mundo.

A nova rodada de investimento será usada por MyHeritage para impulsionar o crescimento de seus serviços em conteúdo histórico e expandir suas operações comerciais em todo o mundo. Além de adquirir importantes coleções de arquivos da Europa e lançando um projeto global crowd-sourcing, os recursos vão permitir que MyHeritage explore as oportunidades adicionais de M&A e eleve suas operações globais de marketing. A última rodada de financiamentos traz o total de fundos levantados até agora por MyHeritage para 49 milhões de dólares.

“Explorar e ser o curador do passado da família é tanto um passatempo atemporal e universal perseguido por centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo, eu, pessoalmente, cresci minha própria árvore genealógica ao incluir mais de 2.500 pessoas”, Diz Adam Fisher da BVP Partner. “O modelo freemium de MyHeritage/Geni não só faz a história da família online acessível para o usuário casual, mas ressalta a importância de dados de usuários gerados pela oferta de produtos em si, que cresce a cada dia. Como líder de mercado internacional, com um plano de expansão agressivo, vemos um enorme valor em seu negócio de assinaturas, e estou muito animado em ser um investidor”.

“A notícia de hoje é um importante para a indústria da história familiar, dando-nos novos e importantes recursos para ampliar nossa liderança de mercado e entregar um novo valor para as famílias em todo o mundo”, diz o fundador e CEO de MyHeritage, Gilad Japhet. “Bem estabelecida como uma marca inovadora e social, Geni.com é um complemento natural para MyHeritage e juntos estamos ansiosos para levar em colaboração, a história da família para novas alturas. Ao longo dos últimos anos, a nossa força de trabalho dedicada transformou MyHeritage de uma garagem start-up em uma empresa bem sucedida, dinâmica e global. Com novos e significativos fundos, novos e impressionantes talentos de Geni e a classe mundial dos novos líderes do nosso Conselho Administrativo, estamos ansiosos para cumprir com o nosso potencial e realizar nossa missão de trazer a história da família para as massas globais.”

Fundado em 2007, Geni.com é bem conhecido como um pioneiro na construção colaborativa de árvores genealógicas com o seu foco na criação da Árvore Genealógica Mundial, e goza de um grande número de seguidores nos EUA. Geni.com continuará a operar como uma marca separada baseada em seu escritório na Califórnia, que servirá também como centro de engenharia principal para MyHeritage nos EUA, ao lado de seus escritórios principais de conteúdo em Utah. Toda a equipe do Geni.com vai se juntar à equipe MyHeritage..

Os serviços de MyHeritage e Geni.com inicialmente serão executados de forma independente. MyHeritage planeja dar aos respectivos usuários a opção de colaborar na pesquisa da história familiar, permitindo fluxos bidirecionais de informação entre os sites que irão facilitar novas descobertas familiares e oferecer maior valor para os usuários de ambos os serviços.

Usuários de ambos os sites serão capazes de descobrir parentes e novas conexões ancestrais há muito perdidos com a tecnologia MyHeritage Smart Matching™, que encontra coincidências entre árvores genealógicas. Para adicionar novas cores para as linhagens de usuários Geni.com, MyHeritage irá aplicar o seu recente lançamento Record Matching™ que combina registros históricos como nascimentos, óbitos, censos e registros de imigração, aos perfis em árvores genealógicas Geni.com. MyHeritage também irá explorar outras formas de trazer mais valor para seus usuários, dando-lhes a opção de se juntar à Árvore Genealógica Mundial em Geni.com, mantendo a pleno controle de sua árvore genealógica separada e privada em MyHeritage. Usuários Geni.com serão capazes de desfrutar de ofertas estendidas e fornecidas por MyHeritage incluindo os kits de DNA para a genealogia genética.

O fundador de Geni.com, David Sacks, um empresário de renome, e mais recentemente o fundador e CEO da Yammer (vendida para a Microsoft em junho de 2012 por 1,2 bilhões de dólares), terá um assento no Conselho Administrativo. As contribuições de David como um visionário no campo histórico familiar, combinado com seu olhar afiado sobre o produto, torná-o uma adição estratégica para a gestão de MyHeritage.

“O que aprendemos ao longo dos anos para construir Geni é que existem três principais ativos que os clientes querem no espaço da genealogia: documentos, árvores privadas, e a árvore genealógica mundial. Este acordo reúne todas essas peças para formar a oferta mais completa no espaço da genealogia. Juntamente com MyHeritage, estamos ansiosos para continuar a missão de Geni conectando a humanidade através de uma árvore genealógica única”, diz David Sacks, fundador de Geni.com.

Sobre MyHeritage

MyHeritage é uma rede de história familiar ajudando a milhões de famílias em todo o mundo a descobrir e compartilhar online o seu legado. Pioneiros em fazer da história familiar uma experiência de colaboração para toda a família, MyHeritage capacita seus usuários com ferramentas sociais inovadoras e uma enorme biblioteca de conteúdo histórico. O site está disponível em 38 idiomas. Para mais informações, visite www.myheritage.com.

Sobre Geni.com

Geni é uma comunidade online de historiadores da família casuais ou especializados que trabalham em conjunto para criar uma Árvore Genealógica Mundial. Os membros podem convidar parentes para ajudá-los a construir a sua própria árvore genealógica adicionando informações nos perfis, documentos, fotos e vídeos. Eles podem então descobrir como eles estão relacionados a celebridades, figuras históricas e de outros membros da árvore genealógica do Mundo. Foi fundada por David Sacks, o Chefe de Gestão Operacional do PayPal e fundador da Yammer, www.geni.com

Sobre Bessemer Venture Partners

Bessemer Venture Partners (BVP) é uma empresa global de Investimentos de Capitais com escritórios em Silicon Valley, Cambridge, Mass., New York, Mumbai e Herzliya, Israel. BVP oferece a mais ampla plataforma em capital de risco que mede através de indústrias, geografias, gerações e fases de crescimento da empresa Com Staples para Skype, VeriSign para Yelp, LinkedIn para Pinterest, BVP ajudou a incubar e apoiar as empresas que ancoraram mudanças de maré na economia. Mais de 100 companhias de capital BVP foram negociadas em Bolsas na América do Norte, Europa e Ásia. www.bvp.com

Sobre Index Venture

Index Ventures é uma empresa lider global de capital de risco ativa em tecnologia e biotecnologia investindo desde 1996. De seus escritórios em Genebra, Londres e São Francisco, Index Ventures gosta de descobrir e apoiar as equipes mais empreendedoras com o olhar na construção do mercado dos negócios globais. Para mais informações sobre seus investimentos, a partir da semente até a fase de crescimento, por favor, visite www.indexventures.com.

Sobre Accel Partners

Fundada em 1983, a Accel Partners tem uma longa história de parceria com empreendedores de destaque e equipes de gestão para construir empresas de classe mundial. Hoje Accel investe globalmente com equipes dedicadas no mercado de estratégias específicas para geografias locais, com escritórios em Palo Alto, Londres, Nova York e Bangalore, assim como na China, através de sua parceria com a IDG-Accel. Accel investiu em mais de 500 empresas, muitas das quais têm definido suas categorias, incluindo Angry Birds (Rovio), comScore, o Facebook, Groupon, Kayak, Playfish, QlikTech, Spotify, e Wonga. Para mais informações, visite o site de Accel Partners em www.accel.com encontre-nos no Facebook em www.facebook.com/accel

Contato com a imprensa
Walter Olivas, Manager Country para MyHeritage – Brasil e Portugal