Mulheres estão preparadas para liderar em ambientes de trabalho matricial, revela pesquida do Hay Group

Em geral, as competências necessárias para conduzir com êxito equipes matriciais estão em falta

FILADÉLFIA--()--Mulheres de alto escalão demonstram maior competência do que os seus colegas do sexo masculino em uma série de competências-chave necessárias para liderar em um ambiente de trabalho matricial, de acordo com a nova pesquisa de inteligência emocional e social do Hay Group, consultoria de gestão global.

Em uma série de entrevistas com dezenas de executivos e gerentes experientes em liderança de matrizes, o Hay Group determinou que traços de liderança, como empatia, gestão de conflitos, auto-conhecimento e influência eram consistentemente vinculados a resultados de negócios de sucesso dentro das organizações matriciais. Uma revisão posterior dos dados do Inventário de Competência Emocional e Social -Um banco de dados comportamentais que inclui informações sobre a inteligência emocional de mais de 17.000 pessoas no mundo, identificou que essas habilidades são mais prevalentes em mulheres de nível executivo em funções gerais de gestão, em comparação com seus pares do sexo masculino:

• Empatia mostrou-se um ponto forte para 33 por cento das mulheres, em comparação com apenas 15 por cento dos homens.
  • Gestão de conflitos foi visto como um ponto forte de 51 por cento das mulheres, em oposição a 29 por cento dos homens.
  • Influência foi citada como um ponto forte de 32 por cento das mulheres, em comparação com 21 por cento dos homens.
  • auto-consciência foi bastante evidente em 19 por cento das mulheres, mas em apenas quatro por cento dos homens.

"A pesquisa do Hay Group descobriu que altos níveis de inteligência emocional são fundamentais em ambientes de trabalho matriciais, onde os indivíduos são obrigados a liderar por influência, ao invés de liderar através da autoridade direta", disse Ruth Malloy, diretora global para liderança e talento do Hay Group. "As mulheres muitas vezes enfrentam barreiras ao longo das suas carreiras que exigem o desenvolvimento dessas habilidades para sobressair e avançar em suas organizações, preparando-as melhor para os desafios e complexidades de liderança em uma matriz."

Entre homens e mulheres abaixo do nível executivo, as disparidades de gênero foram menos pronunciadas. No entanto, as competências requeridas para efetivamente liderar em um ambiente da matriz mostraram-se escassas no banco de dados do Hay Group:

• Menos de um quarto (22 por cento) demonstraram um forte sendo de empatia.
  • Menos de um terço (31 por cento) dos indivíduos foram identificados como tendo fortes habilidades para lidar com conflitos de gestão.
  • Apenas 20 por centro foram identificados como tendo um forte senso de influência.
  • Apenas nove por cento dos funcionários exibem um forte senso de auto-consciência.

"Em organizações tradicionais e hierárquicas, as habilidades associadas com as realizações individuais são requisitos para a liderança, por isso não é nenhuma surpresa que muitos dos líderes de hoje ainda precisem desenvolver e aprimorar suas características mais colaborativas", afirmou Malloy. À medida que as organizações se tornam mais globais e o ambiente da matriz se torna mais comum, o seu sucesso dependerá da capacidade de seus líderes de alavancar as abordagens colaborativas. As organizações podem ajudar os gestores a desenvolver essas habilidades, ajudando-os a compreender os seus próprios estilos de liderança, vendo como eles se encaixam com os requisitos da liderança da matriz, e adaptá-los para alcançar resultados de negócios bem-sucedidos dentro do ambiente da matriz."

Para maiores informações sobre o Dominando o Programa de Liderança de Estruturas Matriciais do Hay Group ou sobre o Innventário de Competência Emocional e Social, ou para entrevistar Ruth Malloy, entre em contato com Ben Weiss pelo e-mail Ben@blisspr.com ou 212-221-4616.

Sobre Domínio do Hay Group sobre o Programa de Liderança de Estruturas Matriciais

Há mais de 60 anos, o Hay Group tem ajudado líderes de milhares de organizações em todo o mundo a se tornarem mais eficazes. Recentemente, através de uma série de entrevistas com dezenas de gestores com experiência na liderança de equipes matriciais, o Hay Group analisou as qualidades específicas demonstradas por líderes de sucesso da matriz, e identificou ações, comportamentos e condições organizacionais que levaram a resultados de negócios bem sucedidos, bem como aqueles que não foram produtivos. Essa pesquisa é a base do domínio do Hay Group sobre os programas de Liderança de Estruturas Matriciais.

Para saber mais sobre as habilidades de liderança fundamentais para liderar dentro de uma matriz, por favor visite:www.haygroup.com\ww\MasteringMatrixLeadership.

Sobre o Inventário de Competência Emocional e Social do Hay Group

Em parceria com os pioneiros da inteligência emocional, Daniel Goleman e o Dr. Richard Boyatzis, o Hay Group desenvolveu o Inventário de Competência Emocional e Social (ESCI), uma ferramenta de pesquisa on-line exclusiva concebida para ajudar as organizações a avaliar e desenvolver a inteligência emocional e social em seus líderes e principais contribuintes individuais de forma consistente e com um custo acessível. O ESCI mede a demonstração de comportamentos dos indivíduos, através de suas percepções e as de seus leitores, tornando-o distinto de medidas de inteligência emocional que avaliam a capacidade ou as preferências de personalidade.

O ESCI do Hay Group está disponível diretamente para uso por profissionais de RH e gerentes de linha, ou com apoio de consultoria. A última análise que o Hay Group realizou do seu banco de dados ESCI inclui uma revisão de pesquisas de 360​​º com mais de 17.000 líderes de organizações em todo o mundo. A Análise do Hay Group das competências prevalentes entre os executivos inclui uma avaliação de 179 executivos do sexo feminino e 700 executivos do sexo masculino em cargos de gestão em geral.

Para saber mais sobre o ESCI do Hay Group, visite: http://bit.ly/xb7WiI

Sobre o Hay Group

O Hay Group é uma empresa de consultoria que trabalha com líderes para transformar estratégias em realidade. Nós desenvolvemos talento, organizamos as pessoas para serem mais eficientes e as motivamos para darem o melhor de si. Com 85 escritórios em 49 países, nós trabalhamos com mais de 7.000 clientes no mundo todo. Nossos clientes pertencem aos setores público e privado e a setores sem fins lucrativos dentro dos principais ramos de atividades, representando diversos campos de desafios empresariais. Nosso foco é fazer a mudança acontecer e ajudar as pessoas e as organizações a concretizarem seu potencial.

Bliss PR
Ben Weiss, 212-221-4616