Nike lança uniformes das seleções nacionais de futebol projetados para melhorar o desempenho e reduzir o impacto ambiental

Uniformes usados na África do Sul e disponíveis no varejo são fabricados com 100% de poliéster reciclado, tirando 13 milhões de garrafas plásticas dos aterros sanitários

Loading media player...

???pagination.previous??? ???pagination.next???

LONDRES--()--Muitos dos mais importantes jogadores de futebol do mundo, como Cristiano Ronaldo, Robinho e Ji-Sung Park, entrarão em campo na África do Sul no segundo semestre deste ano com o uniforme mais ecologicamente correto e tecnologicamente avançado da história do futebol. Pela primeira vez, todas as seleções da Nike, inclusive a do Brasil, Portugal e Holanda, usarão camisas inteiras de poliéster 100% reciclado, produzidas com até oito garrafas plásticas recicladas. A Nike apresentou os novos uniformes das seleções nacionais, com a presença de vários jogadores, em um evento de mídia global realizado na Central Elétrica de Battersea, Londres.

“Em julho, na África do Sul, a Nike dará um diferencial competitivo aos jogadores fornecendo o produto mais novo e mais inovador para os melhores jogadores do esporte”, disse Charlie Denson, presidente da marca Nike. “Com o anúncio de hoje, estamos equipando os atletas com uniformes recém-criados que não só têm excelente aparência e oferecem benefícios de desempenho, mas são confeccionados com materiais recicláveis, o que reduz o impacto sobre o meio ambiente.”

Para produzir os conjuntos das seleções nacionais em 2010, os fornecedores de tecidos da Nike adquiriram garrafas plásticas de aterros sanitários no Japão em Taiwan e derreteram-nas para produzir novos fios, depois convertidos no tecido dos uniformes.

O processo economiza matérias-primas e reduz o consumo de energia em até 30%, na comparação com a fabricação de poliéster virgem. Usando poliéster reciclado em sua nova linha de camisas das seleções, a Nike impediu que um milhão e trezentas mil garrafas plásticas, totalizando duzentos e cinquenta e quatro toneladas de dejetos de poliéster, fossem para aterros sanitários. Essa quantidade seria suficiente para cobrir mais de 29 campos de futebol. Se as garrafas recicladas utilizadas na fabricação das camisas fossem dispostas em fileira, cobririam mais de três mil quilômetros, uma extensão superior à da costa da África do Sul.

Os conjuntos das seleções representam um passo importante no processo de tornar os produtos da Nike mais sustentáveis.

Além disso, todos os uniformes foram criados de modo a refletir a cultura nacional e a identidade de cada país. A Nike entende o orgulho dos atletas de jogar por seu país, e cada conjunto foi projetado para representar a herança e a cultura de futebol exclusiva de cada uma das nove seleções.

Inovações nos uniformes

Levar o meio ambiente em consideração não significa sacrificar elementos inovadores que melhoram o desempenho dos uniformes da Nike. Os uniformes das partidas de meados deste ano foram criados para que os jogadores permaneçam mais secos, sintam menos calor e sintam-se mais confortáveis, permitindo-lhes manter excelente temperatura corporal e apresentar o melhor desempenho em campo.

Aprimorado, o tecido Nike Dri-Fit está 15% mais leve que suas versões anteriores para uniformes e ajuda os jogadores a se manter secos extraindo o suor para a parte externa do uniforme, onde evapora. Áreas de ventilação foram colocadas em cada lado da camisa, para melhorar a respirabilidade, e combinam-se com um tecido que incrementa o fluxo de ar em 7% em relação aos conjuntos anteriores. Agora, o ar pode passar por todo o tronco dos jogadores, mantendo temperaturas mais baixas. Essas áreas de ventilação consistem em até duzentos minúsculos orifícios produzidos a laser, apoiados pela inovadora aplicação de halo da Nike. Esse tratamento evita que o tecido rasgue sem reduzir o fluxo de ar.

Os calções dos conjuntos da Nike também têm áreas de ventilação adicionais sob a cintura e perto da base da coluna vertebral, de modo que essa parte do corpo que tende a apresentar níveis de transpiração altos agora permanecerá significativamente mais seca.

A estrutura de malha dupla da camisa não só assegura uma aparência mais elegante ao mesmo tempo em que oferece 10% mais elasticidade que a camisa dos últimos conjuntos para seleções da Nike, mas também ostenta um novo corte dinâmico que acompanha os contornos naturais do corpo e garante fluxo de ar e capacidade de movimento máximos.

Os jogadores também se beneficiam das vantagens exclusivas do Nike Pro Combat nos conjuntos de suas seleções. Com um sistema de caimento estruturado, o Pro Combat inclui os calções Slider e Impact, que aumentam a proteção contra impactos leves e a abrasão, além da estrutura térmica Mock, que protege o pescoço dos jogadores em condições adversas.

As seleções que utilizarão os novos uniformes nacionais na África do Sul são as do Brasil, Holanda, Portugal, EUA, Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Sérvia e Eslovênia.

Os uniformes de seleções estrangeiras estarão disponíveis a partir de 25 de fevereiro de 2010, e o uniforme da equipe local, no dia 01 de maio. Os uniformes poderão ser encontrados nas lojas locais da Nike e nos sites nike.com e nikefootball.com.

Para obter mais informações, inclusive materiais multimídia, acesse www.nikemedia.com.

Sobre a Nike

A NIKE, Inc. (NYSE:NKE), com sede próxima a Beaverton, estado de Oregon, EUA, é a empresa líder em design, comercialização e distribuição de calçados, roupas, equipamentos e acessórios esportivos autênticos para uma ampla gama de esportes e atividades físicas. Entre as subsidiárias integrais da Nike, estão a Converse Inc., que cria, comercializa e distribui calçados, roupas e acessórios esportivos; a Cole Haan, que cria, comercializa e distribui sapatos, bolsas, acessórios e casacos de luxo; a Umbro Ltd., uma marca líder do futebol global com sede no Reino Unido; e a Hurley International LLC, que cria, comercializa e distribui calçados e roupas para esportes de ação e estilo de vida jovem, além de acessórios. Para obter mais informações, visite www.nikebiz.com.

Fotos/Galeria multimídia: http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=6188931&lang=pt.

Gerente de comunicação da Nike
Claire Parnell