Presidente H. E. Volodymyr Zelenskyy toca o sino na NYSE para significar que a Ucrânia está aberta a negócios

A iniciativa Advantage Ukraine irá impulsionar o investimento estrangeiro direto

NOVA YORK--()--O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, virtualmente tocou o sino de abertura da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) hoje, convidando empresas de todo o mundo a investir no futuro da Ucrânia.

A aparição do presidente marcou o lançamento do 'Advantage Ukraine', uma iniciativa com foco em atrair investimentos futuros para o país, ao mostrar a amplitude de oportunidades em setores como agricultura, tecnologia, educação e setores criativos, bem como o grande potencial oferecido pelos recursos naturais e mão de obra qualificada do país.

Para impulsionar o envolvimento com potenciais investidores, o governo da Ucrânia lançou hoje o site www.advantageukraine.com apresentando centenas de oportunidades de crescimento e destacando incentivos existentes e futuros para atrair investimento estrangeiro direto. A Ucrânia já é líder nos setores de ciência e tecnologia e está pronta para crescer, ao oferecer uma força de trabalho bem treinada e que fala inglês, com recursos STEM sob demanda. Hoje, a Ucrânia tem mais graduados em tecnologia do que qualquer outro país europeu e 240.000 cidadãos empregados no setor de TI, com previsão de aumentar para 450.000 até 2024. Além disto, a Ucrânia lidera, entre os países da Europa Central e Oriental, em atividades de P&D e terceirização de TI.

O Presidente H.E., Volodymyr Zelenskyy, disse: "Mesmo enquanto nos esforçamos para garantir nossa liberdade e proporcionar alívio a nosso orgulhoso povo, estou planejando urgentemente um futuro próspero para a Ucrânia. O programa 'Advantage Ukraine' pede a investidores e empresas estrangeiras que tenham visão e coragem para se unirem a nós, e nos igualaremos as melhores empresas do mundo com oportunidades de crescimento superiores. Negócios arrojados que veem o potencial em nosso país irão ajudar a materializar o potencial econômico da Ucrânia, ao mesmo tempo em que se beneficiam de oportunidades de crescimento inexploradas."

As opções de investimento de mais de US$ 400 bilhões apresentadas no AdvantageUkraine.com abrangem parcerias público-privadas, privatizações e empreendimentos privados. Uma equipe de projeto de banqueiros de investimento e pesquisadores com apoio da USAID, designados pelo Ministério da Economia da Ucrânia, irá trabalhar com empresas interessadas em investir.

Lynn Martin, Presidente do NYSE Group, disse: "Como a maior bolsa do mundo, defendemos a liberdade, a proteção do investidor e o acesso irrestrito ao capital. Temos o prazer de receber o presidente Zelenskyy virtualmente no pódio da NYSE, um símbolo da liberdade e oportunidade que nossos mercados de capitais dos EUA possibilitaram em todo o mundo. Estamos honrados que o presidente tenha escolhido a NYSE para marcar o início da 'Advantage Ukraine' e se envolver com a comunidade empresarial do mundo."

Para criar um ambiente seguro e transparente à participação empresarial, a Ucrânia está buscando ativamente garantias de investimento do G7 e da União Europeia, ao reformar o sistema tributário do país e estabelecer uma estrutura legal. O país já adotou regras e legislações para permitir que as empresas construam uma estrutura corporativa transparente, atraiam mais facilmente o investimento estrangeiro e usem mecanismos adicionais para proteger os ativos intangíveis. As condições favoráveis irão permitir estabelecer a Ucrânia como o centro de TI mais poderoso da Europa Central e Oriental bem como implementar com rapidez e eficácia ideias empresariais inovadoras.

Mark Read, Diretor Executivo da WPP, disse: "Com um setor tecnológico próspero e indústrias criativas de renome, a Ucrânia tem potencial para se converter um centro global de inovação. Na WPP, estamos animados com as crescentes possibilidades que a Ucrânia apresenta em muitos dos setores representados por nossa base de clientes e as oportunidades para o setor privado desempenhar um papel essencial na reconstrução da economia do país."

Sundar Pichai, Diretor Executivo da Google e Alphabet, disse: "Fiquei impressionado com a resiliência e o talento dos fundadores de startups ucranianas que conheci ao visitar o campus do Google em Varsóvia no início deste ano. À medida que continuamos a ajudar a Ucrânia mediante nossas plataformas e ferramentas - combatendo a perigosa desinformação online – também é importante dar suporte às empresas ucranianas que trabalham para sustentar e aumentar sua economia. Felicito o Presidente Zelenskyy pelo lançamento da Advantage Ukraine e a visão positiva que define para o futuro econômico da Ucrânia."

Brad Smith, Presidente e Vice-Presidente da Microsoft Corporation, disse: "A Ucrânia oferece um tremendo talento e experiência para empresas que buscam investir em tecnologia. É por isto que a Microsoft investiu mais de US$ 200 milhões nos últimos cinco anos e por que estamos entusiasmados com a transformação digital que o setor de tecnologia da Ucrânia irá proporcionar."

A Dra. Lori Esposito Murray, Presidente do Comitê para o Desenvolvimento Econômico, o centro de políticas públicas do Conselho de Conferências, composto por diretores executivos e executivos-chave das principais empresas dos EUA, disse:"O Comitê para o Desenvolvimento Econômico (CED), que está comprometido com a meta de sustentar o capitalismo, elogia os esforços do presidente Zelenskyy, do governo ucraniano e dos líderes empresariais mundiais a fim de garantir o investimento estrangeiro direto na Ucrânia, enquanto o país se esforça para liberar sua talento econômico e reconstruir rumo a um futuro independente e próspero. A missão do CED, desde a sua fundação em 1942, vem sendo ajudar a traçar um curso para a prosperidade com base nos princípios de um mercado fundamentado em regras, livre mercado, ordem econômica e instituições democráticas, incluindo liderar o estabelecimento do Plano Marshall, que facilitou o redesenvolvimento da Europa após a devastação da Segunda Guerra Mundial e estabelecendo um sistema financeiro mundial estável com o Acordo de Bretton Woods. À medida que a Ucrânia busca estabelecer as condições necessárias para o investimento, os setores público e privado têm uma oportunidade crucial de trabalhar em conjunto para criar um crescimento econômico sustentável, que respaldamos ativamente."

Olexandra Baty
Assessor de Comunicações do Ministro da Cultura e Política de Informação da Ucrânia
baty.o@mkip.gov.ua

Olexandra Baty