A FUNDAÇÃO CULTURAL LATIN GRAMMY® ACEITA, A PARTIR DE HOJE, INSCRIÇÕES PARA SEU PROGRAMA DE SUBVENÇÕES PARA PESQUISA E PRESERVAÇÃO DE 2022

O prazo para envio das inscrições é dia 20 de novembro de 2021, às 23h59 (hora do leste dos Estados Unidos)

MIAMI--()--A Fundação Cultural Latin GRAMMY® abriu, oficialmente, as inscrições para o programa de Pesquisa e Preservação de 2022. Todos os anos, o programa outorga quatro subvenções a instituições de música, musicólogos, pesquisadores, organizações sem fins lucrativos e a indivíduos dedicados a aprimorar e a preservam o patrimônio da música latina, em nível mundial.

A Fundação Latin GRAMMY oferece subvenções em duas categorias:

  • Subvenções para Pesquisa, que financiam projetos centrados na pesquisa histórica, folclore e antropologia dos gêneros da música latina.
  • Subvenções para Preservação, que apoiam projetos cujo objetivo é arquivar e preservar o patrimônio da música latina.

Um comitê de especialistas da América Latina, da Península Ibérica e dos Estados Unidos analisará as inscrições de candidatos que se qualificam para as subvenções. Quatro deles receberão uma subvenção no valor máximo de US$5 mil cada.

“Continuamos comprometidos com a equidade educacional. A educação de qualidade é uma oportunidade que acreditamos que deve estar disponível para todos”, disse Tanya Ramos-Puig, presidente da Fundação Cultural Latin GRAMMY. “Estamos orgulhosos de dar à próxima geração de criadores de música latina a oportunidade de avançar em seus estudos, enquanto continuamos a preservar nosso patrimônio cultural e a promover o legado da música latina.”

Desde sua criação, em 2015, o programa concedeu subsídios que totalizam mais de US$135 mil, apoiando 28 projetos em todo o mundo. Entre alguns dos beneficiários das subvenções para Pesquisa e Preservação 2022 estão:

As subvenções para Pesquisa foram outorgadas em 2021 para:

  • Universidade Nacional de Quilmes, Buenos Aires, Argentina – "Registro de canto con caja en entornos acústicos originarios" propõe estabelecer o diálogo sobre a música ancestral de uma região com a paisagem em que foi concebida, a partir da pesquisa acústica e da realização de registros audiovisuais que podem ser experimentados utilizando tecnologias de imersão (realidade virtual, áudio binaural). Em particular, se propõe o registro do Canto con Caja, uma prática ancestral da região andina, em um espaço com grande riqueza acústica: o anfiteatro natural da Quebrada das Conchas, na Argentina.
  • María Alejandra de Ávila, Córdoba, Colômbia – Por meio de "Historia social del disco de banda tradicional en el Caribe colombiano a través de sus actores", de Ávila produzirá um livro digital interativo com a história social (através da compilação de fontes orais com os principais atores) das produções gravadas por bandas tradicionais do Caribe colombiano entre as décadas de 1960 e 1990. O livro digital tem como objetivo dar visibilidade aos profissionais da música que permaneceram anônimos.

As subvenções para Preservação foram outorgadas em 2021 a:

  • Fundação Rafael Escalona, Bogotá, Colombia – "Arte, vida y obra del maestro Rafael Escalona" é um projeto em parceria com a Faculdade de Criação e Comunicação da Universidade El Bosque que busca preservar mais de 174 arquivos físicos da Fundação Rafael Escalona para criar um acervo digital que conta, através de ferramentas em diversas mídias, o legado musical, artístico e cultural do maestro Rafael Escalona. Dessa forma, o projeto foi idealizado para que pessoas de todas as idades e interesses possam apreciar a coleção, mas ao materializá-lo através de novos formatos de consumo, busca-se que o público jovem possa participar e instruir-se através desses formatos sobre a música, a cultura e a memória do vallenato como um gênero da música colombiana.
  • O Centro de Música Latino-Americana da Universidade Católica da América, Escola de Música Benjamin Rome, Washington, D.C., EUA – Os fundos para "Digitizing and Documenting The Latin American Music Center and The Catholic University of America" apoiarão o trabalho necessário e contínuo de arquivamento e catalogação no Centro Latino-Americano de Música (LAMC, em inglês) da Universidade Católica da América. O Centro Latino-Americano de Música foi criado em 1984 com a cooperação da Organização dos Estados Americanos e do Conselho Interamericano de Música, quando herdou extensas coleções de composições e manuscritos. Essa coleção inclui a compilação de uma biblioteca completa e especializada de partituras, livros e gravações de música ibero-americana. Conta com muitos materiais singulares e únicos, o que o torna um recurso especial para quem estuda, ensina e interpreta essa música. Por meio do Centro, músicos das Américas unem a essência de suas próprias culturas para pesquisar, trocar, desenvolver, aperfeiçoar e publicar seus conhecimentos e habilidades musicais como uma forma de criar melhor compreensão através do respeito mútuo pelos povos e as artes do nosso hemisfério.

As inscrições e instruções podem ser obtidas em www.fundacionculturallatingrammy.com. Os materiais podem ser enviados em inglês, espanhol ou português. O prazo para submeter a inscrição é 20 de novembro de 2021, às 23h59 (hora do leste dos EUA). Se você tiver alguma dúvida, escreva para nós: LGCF@grammy.com.

SOBRE A FUNDAÇÃO CULTURAL LATIN GRAMMY:

A Fundação Cultural Latin GRAMMY® é uma instituição beneficente, tipo 501(c)(3), que foi criada por A Academia Latina da Gravação™ em 2014 para aumentar o interesse e o apreço internacionais sobre as contribuições significativas da música latina e de seus criadores para a cultura mundial. A Fundação concede bolsas universitárias e subvenções, assim como promove programas educacionais para a pesquisa e a preservação de seu rico legado e patrimônio musical, e até o momento já doou mais de 6,5 milhões de dólares com o apoio de membros de A Academia Latina da Gravação, artistas, patrocinadores corporativos e outros doadores generosos. Para mais informações ou se você quiser fazer uma doação, favor visitar latingrammyculturalfoundation.com, Amazon Smile ou nossa página do Facebook. E siga-nos em @latingrammyfdn no Twitter e no Instagram, e Latin GRAMMY Cultural Foundation no Facebook.

Contacts

A Academia Latina da Gravação:
Nathalie Alberto
Nathalie.Alberto@grammy.com
305.428.3476

Contacts

A Academia Latina da Gravação:
Nathalie Alberto
Nathalie.Alberto@grammy.com
305.428.3476