• Tecnologia TVS voltada ao fornecimento de fluxo de ar preciso às células de combustível de hidrogênio
  • O Departamento de Energia dos EUA concede uma bolsa de pesquisa em reconhecimento à liderança tecnológica da Eaton
  • O Grupo Automotivo da Eaton mantém o compromisso de criar soluções sustentáveis

Tecnologia TVS da Eaton voltada ao fornecimento de fluxo de ar preciso às células de combustível de hidrogênio (Photo: Business Wire)

GALESBURG, Mich.--()--A empresa de gestão de energia, Eaton, anunciou hoje a parceria do Grupo Automotivo da organização com a Ballard Fuel Cell Systems, produtora líder em sistema de combustível, e o Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia com o objetivo de desenvolver uma tecnologia celular de combustível para caminhões de carga pesada. A parceria é fruto da bolsa concedida pelo Departamento de Energia dos EUA ao Grupo Automotivo da Eaton para o desenvolvimento de células de combustível de hidrogênio de alta eficiência que sejam capazes de alimentar equipamentos de carga pesada.

A nova tecnologia celular de combustível impulsionará a tecnologia Twin Vortices Series (TVS) da Eaton e, assim, otimizará a eficiência do combustível. Isso marca outro passo importante no compromisso da Eaton em descarbonizar o setor de transporte, com base em mais de duas décadas de investimentos e soluções da empresa que ajudam a reduzir as mudanças climáticas.

“Nossa supercompressora tecnologia TVS oferece a fabricantes de célula de combustível uma quantidade exata de ar controlado, com o objetivo de aumentar a energia e a eficiência”, afirma Karl Sievertsen, VP e Diretor de Tecnologia do Grupo Automotivo da Eaton. “A eficiência de células de combustível de concorrentes é menor, pois a maioria das células de combustível de hidrogênio usa ventoinhas simples de fluxo de ar, o que produz uma quantidade menor de pressão e é impassível de ser controlado.”

A Eaton impulsionará seu Laboratório de Pesquisa Corporativa em Golden, Colorado, e o Centro de Excelência em Produção Aditiva em Southfield, Michigan, para a produção da tecnologia através de eletrônicos de potência de última geração e impressoras 3D avançadas. O Grupo Automotivo da Eaton realizará a projeção e teste de um protótipo tradicional de sistema de prova de conceito com o uso da tecnologia TVS, responsável por promover uma redução significativa no consumo de energia de sistema de ar e uma eficiência de célula de combustível para aplicações de caminhões de carga pesada.

A tecnologia TVS é ideal para ambientes extremos devido à sua tolerância à água. Além disso, conta com mapas operacionais de ampla eficiência e oferece um controle preciso de fluxo de ar proporcionalmente à velocidade. Graças a essas propriedades, um aplicador hídrico é capaz de substituir o humidificador e, assim, obter proporções mais elevadas de pressão operacional e eficiências isentrópicas.

Sievertsen destaca que “a inovação será demonstrada em um ambiente laboratorial e servirá como ponto de partida para recursos avançados de produção e liderança tecnológica nos EUA”.

A Eaton é líder global em tecnologia supercompressa, produzindo mais de nove milhões de unidades em mais de 30 anos. Todos os componentes supercompressores da empresa, fabricados internamente através de processos de produção de ponta, contam com revestimento de rotor patenteado que oferece uma melhor eficiência. A pintura a pó da Eaton preenche lacunas entre componentes, extremidades e superfícies do rotor para impedir o vazamento de ar, criando, além disso, um espaço quase nulo entre os componentes, o que resulta em desempenho de excelência.

Para Sievertsen, “é uma honra firmar a parceria com a Ballard e o NREL para o desenvolvimento dessa inovadora tecnologia que enfrentará a mudança climática global”. “A Eaton possui um longo histórico de parceria com nossos parceiros do setor e organizações federais de pesquisa na criação de soluções sustentáveis, redução da pegada ecológica e investimento em nossa visão de melhorar a qualidade de vida e o ambiente.”

Saiba mais sobre as Metas de sustentabilidade de 2030 da Eaton.

A Eaton tem como missão melhorar a qualidade de vida e o ambiente com o uso de tecnologias e serviços de gestão de energia. Nós fornecemos soluções sustentáveis que ajudam nossos clientes a gerenciar, de forma eficiente, a energia elétrica, hidráulica e mecânica – com mais segurança, eficiência e confiança. A empresa, que em 2020 obteve uma receita de US$ 17,9 milhões, comercializa produtos em mais de 175 e conta com cerca de 85 mil funcionários. Para mais informações, acesse www.eaton.com.

Thomas Nellenbach
thomasjnellenbach@eaton.com