Energy Vault anuncia financiamento Série C de US$ 100 milhões

Novo financiamento de rodada liderada pela Prime Movers Lab apoiará a implantação da plataforma EVx para atender forte fluxo de demanda de clientes

Energy Vault - Commercial Demonstration Unit (Photo: Business Wire)

WESTLAKE VILLAGE, Califórnia e LUGANO, Suíça--()--A Energy Vault (a “Empresa”), a criadora de soluções de armazenamento de energia em escala de rede baseadas em gravidade com sua tecnologia proprietária, anunciou hoje um financiamento de US$ 100 milhões de Série C. O investimento está sendo liderado pelo investidor existente Prime Movers Lab, com participação adicional de outros investidores existentes incluindo o SoftBank Vision Fund, Saudi Aramco Energy Ventures, Helena e Idealab X. Além disso, o financiamento Série C é apoiado por novos investidores, incluindo a Pickering Energy Partners através do seu Energy Equity Opportunity Fund, SailingStone Global Energy Transition, A.T. Gekko, Crexa Capital Advisors LLC, Green Storage Solutions Venture I LLC e a Gordon Crawford.

A Goldman Sachs e a Stifel atuaram como consultoras financeiras na transação.

O capital levantado será utilizado para apoiar a execução dos planos de crescimento da Empresa no momento que ela aumenta implantações da sua inovadora plataforma EVx™ em vários continentes, incluindo o cumprimento de um forte fluxo de contratos com clientes em mercados como os Estados Unidos, Oriente Médio, Europa e Austrália. As implantações começarão nos Estados Unidos durante o quarto trimestre de 2021, com uma expansão global mais ampla esperada durante 2022.

O sistema da Energy Vault é projetado para ser econômico, confiável, totalmente seguro para operar e ambientalmente sustentável, e é implantado através de uma cadeia de suprimentos altamente localizada que maximiza a criação de empregos locais e o impacto econômico, tudo isso impulsionado por ciência de materiais de ponta e tecnologias de software proprietário. A integração destas tecnologias avançadas com a física convencional da gravidade permite que a Empresa atenda a uma grande e não atendida necessidade por soluções de armazenamento de energia que gerenciem o fornecimento intermitente de energia renovável em escala de serviço público para entregar energia despachável sob demanda, acelerando a adoção mais ampla pelo mercado de fontes de energia renovável.

Seguindo a implantação em escala comercial bem-sucedida do seu sistema de armazenamento de energia em 2020, a Energy Vault lançou sua plataforma EVx em abril de 2021, ao mesmo tempo que anunciou que a Saudi Aramco Energy Ventures havia investido na Energy Vault. A EVx inclui melhorias de desempenho projetadas para ter eficiência de ida e volta entre 80% e 85%, uma vida técnica de mais de 35 anos e um design modular e flexível que é 45% inferior em altura, podendo atender economicamente tanto aplicações de potência mais alta/mais baixa com serviços auxiliares de 2 a 4 horas, ao mesmo tempo em que é escalonada para atender a requisitos de duração mais longa, de 5 a 24 horas ou mais. Com degradação zero da capacidade de armazenamento com o tempo, a energia potencial do sistema pode ser armazenada com os blocos compostos na posição levantada por períodos ilimitados de tempo.

Para maximizar os elementos de sustentabilidade do sistema de armazenamento, a Energy Vault implementou uma abordagem econômica circular para a cadeia de suprimentos que também maximiza a produção local do material, reduzindo assim gases de efeito estufa (greenhouse gases, GHGs) do setor de transporte. Inovação adicional de ciência de materiais foi desenvolvida na fabricação dos blocos compostos que permite o reuso benéfico de resíduos que seriam destinados a aterros sanitários, como cinza de carvão, rejeitos de resíduos de operações de mineração e pás de turbinas eólicas desativadas que seriam queimadas ou enterradas, integrando estes resíduos nos blocos compostos para alimentar seu sistema de armazenamento baseado na gravidade.

Estamos felizes em dar as boas-vindas à Prime Movers Lab e a outros novos e existentes parceiros estratégicos que coletivamente trazem um extraordinário histórico de investimentos em tecnologias revolucionárias que estão acelerando a transição da energia limpa globalmente”, afirmou Robert Piconi, diretor executivo e cofundador da Energy Vault. “O mundo se encontra em um crítico ponto de inflexão na mudança para uma mais ampla adoção de fontes de energia renovável. A Energy Vault está acelerando esta transformação enquanto seguimos para implantações globais e adoção do mercado da tecnologia para ajudar fornecedores de energia e clientes industriais a atender suas metas de sustentabilidade e descarbonização de modo mais econômico”.

Para realmente aproveitar o poder da energia renovável, o mundo precisa desenvolver soluções de armazenamento confiáveis e flexíveis, para quando o sol não estiver brilhando e o vento não estiver soprando”, disse Zia Huque, sócio geral da Prime Movers Lab. “A Energy Vault decifrou o código com uma solução transformadora projetada para atender à demanda de energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma abordagem mais eficiente, durável e ambientalmente sustentável que outras opções. A Energy Vault é uma divisora de águas em nossa transição para a energia verde e a Prime Movers Lab tem o prazer de apoiar a empresa a escalonar a implantação de sua tecnologia”.

Sobre a Energy Vault

A Energy Vault é a criadora de produtos de armazenamento de energia renovável que estão transformando a abordagem do mundo ao armazenamento de energia em escala de rede pública para resiliência da rede. Aplicando fundamentos de gravidade da física convencional e energia potencial, o sistema combina ciência avançada de materiais e software proprietário, com IA e visão de máquina que orquestra de maneira autônoma o carregamento e o descarregamento de eletricidade utilizando blocos compostos de custo ultrabaixo e inovadores sistemas de guindastes mecânicos. Utilizando materiais 100% ecológicos com a habilidade de integrar resíduos para reuso benéfico e economia sem precedentes, a Energy Vault está acelerando a mudança para uma economia circular e um mundo completamente renovável.

Para mais informações sobre a Energy Vault, acesse energyvault.com e @EnergyVaultInc.

Sobre a Prime Movers Lab

A Prime Movers Lab investe em startups científicas revolucionárias fundadas pela Prime Movers, os inventores que transformam bilhões de vidas. Investimos em empresas em estágio inicial que reinventam o crescimento humano, energia, transporte, infraestrutura, manufatura e agricultura. Nossa equipe é dedicada a dar suporte a empreendedores em suas missões para comercializar ciência revolucionária e servir a humanidade. Para mais informações, acesse www.primemoverslab.com.

Energy Vault
media@energyvault.com