iBASIS aumenta ainda mais o seu crescimento com a proprietária Tofane a concluir a aquisição da NOS International Carrier Services

  • iBASIS vê o seu tamanho reforçado com 141 milhões de euros extra em receitas (em 2019)

  • Serviços móveis irão representar um terço da atividade total da iBASIS

  • Garante parceria a longo prazo com a NOS para comunicações de voz a retalho e grossistas a nível internacional, SMS, serviços IPX e dados móveis

  • Valida a força e a execução em ritmo alto do modelo grossista «carve-out» da TOFANE

LEXINGTON, Mass.--()--A iBASIS, fornecedora líder de soluções de comunicações para operadoras e players digitais em todo o mundo, confirmou hoje que a sua proprietária, a Tofane Global, concluiu a aquisição da NOS International Carrier Services (NOS ICS), uma subsidiária da NOS, um grupo de comunicações e entretenimento líder em Portugal.

Em 2019, a NOS ICS apresentou receitas de 141 milhões de euros. A empresa será consolidada sob a iBASIS, aumentando o seu tamanho, alcance e inovação. A iBASIS também confirmou que será o parceiro preferido a longo prazo para comunicações de voz a retalho e grossistas a nível internacional, SMS, serviços IPX e dados móveis.

O acordo fortalece a pegada da iBASIS nos mercados lusófonos, incluindo Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste, Macau, São Tomé e Príncipe. A iBASIS prestará serviço aos 130 clientes SMS e 80 de voz da NOS, acrescentando mais de 2000 milhões de minutos anualmente ao seu tráfego internacional de voz. A transação também reflete o forte desenvolvimento da iBASIS nos serviços móveis, que agora representam um terço da sua atividade total.

«O ritmo a que concluímos a aquisição da NOS ICS ilustra dois principais desenvolvimentos. Em primeiro lugar, o nosso modelo «carve-out» está a ganhar força, com a nossa posição no tráfego global e as receitas a continuar a subir, superando todas as expectativas. Em segundo lugar, podemos testemunhar o desempenho e o valor acrescentado que os nossos clientes estão a conseguir através do curso de consolidação de 18 meses da nossa jornada de aquisição - que por sua vez suscita ainda mais interesse no nosso modelo de negócio», comentou Alexandre Pébereau, CEO da iBASIS e fundador da TOFANE.

«Hoje assinala-se um passo novo no crescimento da NOS.Enquanto alcançamos operações internacionais móveis e de voz mais eficazes e económicas, a NOS é capaz de se concentrar e fazer crescer o seu «core business». Vamos extrair o maior valor de acesso Tier 1 e das economias de escala, mantendo simultaneamente a independência face aos maiores players», acrescentou Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS. «Estamos ansiosos pela nossa parceria com a iBASIS nos próximos anos, à medida que continuamos a fomentar a qualidade, o desempenho, serviços novos e a inovação.»

O modelo «carve-out» da iBASIS permite que as operadoras e os players digitais em todo o mundo façam uma melhor gestão das complexidades do negócio de voz internacional, oferecendo preços competitivos e previsíveis, garantindo que as atualizações da rede resistem no futuro, e mitigando os custos e riscos de rentabilidade e qualidade, proporcionando um «Time To Market» mais rápido para os novos serviços internacionais.

Este negócio é o mais recente passo na estratégia de M&A e de consolidação da TOFANE na sequência da aquisição do negócio de voz e dados móveis da Altice Europe NV em setembro de 2018 em França, Portugal e República Dominicana e da aquisição pela iBASIS em fevereiro de 2019 da Royal KPN NV.

Fundada em 2017 por Alexandre Pébereau, ex-CEO da Orange Carriers e fundador do TW Carriers’ Council, a TOFANE é apoiada por parceiros financeiros, incluindo a Ciclad e a Trocadero Capital Partners e o Société Générale como seu banco principal.

ACERCA DA iBASIS

A iBASIS é o fornecedor líder em soluções de comunicações, permitindo o desempenho e a transformação das operadoras e dos players digitais em todo o mundo. Potenciada pela Tofane Global, a iBASIS é a primeiro especialista em comunicações independente do mundo, a segunda maior operadora de voz grossista a nível global e fornecedora no Top 3 de LTE IPX com mais de 700 destinos LTE. A iBASIS hoje serve mais de 1000 clientes em 18 escritórios espalhados por todo o mundo.

ACERCA DA NOS

A NOS é um grupo de comunicações e entretenimento líder em Portugal. Oferece a última geração de telefone fixo e telemóvel, televisão, Internet, voz e soluções de dados para todos os segmentos do mercado. É líder em Pay TV, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição de cinema. No segmento de negócios, a NOS posicionou-se como uma alternativa sustentável nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um amplo portefólio de produtos e serviços com soluções à medida para cada setor e para as empresas de vários tamanhos, complementando a sua oferta com ICT e serviços na Cloud.

A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal.

Contacts

Relações com a Imprensa
Celine Gregoire
+1 617.501.2788
cgregoire@iBASIS.net

Melissa Coffman
26FIVE Tech Lab
+1 202.251.1793
iBASIS@26FIVE.co

Contacts

Relações com a Imprensa
Celine Gregoire
+1 617.501.2788
cgregoire@iBASIS.net

Melissa Coffman
26FIVE Tech Lab
+1 202.251.1793
iBASIS@26FIVE.co