UNCTAD e Alibaba Business School lançam eFounders Initiative para empreendedores asiáticos

Segundo grupo de 37 participantes segue programa inaugural para empreendedores africanos em 2017

The first class of 37 entrepreneurs from Asia receiving first-hand exposure to e-commerce innovations as part of the eFounders Initiative organized by Alibaba Group and UNCTAD, which aims to enable them to be the future digital ecosystem builders in their home countries. (Photo: Business Wire)

GENEBRA e HANGZHOU, China--()--A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (United Nations Conference on Trade and Development, UNCTAD) e a Alibaba Business School inscreveram hoje a primeira turma de 37 empreendedores asiáticos na eFounders Initiative, numa cerimônia de inauguração realizada no campus da Alibaba em Hangzhou, China.

O curso, com duração de 11 dias, faz parte de um compromisso de Jack Ma, fundador e presidente do Conselho do Alibaba Group e consultor especial da UNCTAD, para capacitar 1.000 empreendedores de países em desenvolvimento em cinco anos.

O lançamento do primeiro programa para empreendedores asiáticos decorre após o sucesso da turma inaugural de 24 participantes africanos, em novembro de 2017.

Após um rigoroso processo de seleção, os candidatos finais do Camboja, Indonésia, Malásia, Paquistão, Filipinas, Tailândia e Vietnã embarcarão num curso intensivo com duração de 11 dias que oferece exposição pessoal às inovações de comércio eletrônico da China e do resto do mundo, e serão membros eFounders (eFounders Fellows).

Eventualmente, estes jovens empreendedores serão catalisadores no respectivo país de origem que vão impulsionar a transformação digital de suas economias.

Parcerias inteligentes

"Queremos alcançar a juventude e incluí-la no trabalho que fazemos para o crescimento econômico sustentável e inclusivo", disse Arlette Verploegh, coordenadora da eFounders Initiative na UNCTAD. "A iniciativa envolve fechar a lacuna digital dos jovens empreendedores e revelar o seu potencial. Faz parte de um conjunto de parcerias inteligentes que a UNCTAD está criando para alcançar as metas de desenvolvimento sustentável".

Todos os participantes são fundadores de suas respectivas empresas startup, abrangendo os setores de comércio eletrônico, megadados, logística, tecnologia financeira, pagamento e turismo.

"Estamos entusiasmados por oferecer esta bolsa de estudos a empreendedores asiáticos pela primeira vez, como parte do nosso compromisso de capacitar promotores e comunidades digitais em todo o mundo", disse Brian A. Wong, vice-presidente do Alibaba Group, que lidera o programa Iniciativas globais (Global Initiatives).

"Nossa meta é inspirar empreendedores a servirem como pioneiros na construção de um modelo de desenvolvimento mais inclusivo que não seja bom apenas para o seu negócio, mas também para a sociedade, ao criar plataformas nas quais todos possam participar e das quais todos possam se beneficiar".

Sob o patrocínio da Agenda para o desenvolvimento sustentável (Agenda for Sustainable Development) de 2030, a iniciativa está alinhada com a chamada à ação mais abrangente para garantir que ninguém fique de fora na economia digital, e para ajudar a fechar a lacuna digital enfrentada por empresas em mercados emergentes.

Organizada conjuntamente pela UNCTAD e Alibaba Business School, a eFounders Initiative também apoia a missão da Alibaba para ajudar pequenos negócios a serem bem-sucedidos nos seus mercados de origem e além. Foi primeiro anunciada em 2017 por Jack Ma em seu cargo como consultor especial da UNCTAD para jovens empreendedores e pequenos negócios, quando ele e o Dr. Mukhisa Kituyi, secretário-geral da UNCTAD, visitaram a África.

Ecossistemas de comércio eletrônico

Os participantes da eFounders Initiative aprenderão em primeira mão o impacto transformador do comércio eletrônico e da tecnologia na sociedade na China, e participarão em palestras e discussões com profissionais e executivos locais para identificar as lições que podem ser aplicadas em seus próprios mercados. Os tópicos abrangidos incluirão comércio eletrônico, pagamento, logística, megadados e turismo pelo Alibaba Group e outras empresas bem-sucedidas na cadeia de valores de comércio eletrônico, com sessões abordando finanças digitais, logística inteligente e desenvolvimento de comércio eletrônico rural, entre outros assuntos.

Após a graduação, os participantes serão oficialmente membros da eFounders Initiative e farão compromissos formais sobre como aplicarão o que aprenderam neste programa. Como parte da comunidade mais abrangente da eFounders Initiative de jovens empreendedores promissores em todo o mundo, a UNCTAD e o Alibaba Group também continuarão a oferecer recomendações e apoio para a criação de ecossistemas de comércio eletrônico juntamente com outras partes interessadas.

A primeira turma de eFounders Fellows – 24 empreendedores de África – concluiu o programa em novembro de 2017, após um workshop intensivo semelhante, com duração de duas semanas, em Hangzhou.

Para continuar o impacto da iniciativa, a UNCTAD e a Alibaba já concluíram uma rodada completa de reuniões de acompanhamento com os membros, e cada um está aplicando ativamente o que aprendeu em sua própria empresa, bem como compartilhando percepções em suas respectivas comunidades de origem. Os membros estão trabalhando arduamente para alcançar os seus compromissos, e continuarão a fazer um ponto da situação junto à UNCTAD e Alibaba trimestralmente.

Para obter outras informações sobre a eFounders Initiative, acesse https://agi.alibaba.com/efounders-fellowship e http://unctad.org/en/pages/newsdetails.aspx?OriginalVersionID=1615

Sobre a UNCTAD

A eFounders Initiative faz parte de um conjunto de parcerias inteligentes que a UNCTAD está criando para alcançar as metas de desenvolvimento sustentável.

Sobre o Alibaba Group

A missão do Alibaba Group é facilitar a realização de negócios em qualquer local. O objetivo da empresa é construir a infraestrutura futura do comércio. Sua visão é que os seus clientes vão se reunir, trabalhar e viver na Alibaba, e que ela será uma empresa que vai durar pelo menos 102 anos.

Unidade de Comunicação e Informação, UNCTAD
+41 22 917 5828 / +41 79 502 43 11