2017, um ano excecional

O Grupo LOXAM confirma a liderança no mercado do aluguer de equipamento

PARIS--()--No período de 50 anos, a LOXAM transformou-se num grupo internacional estabelecido em 22 países, número 1 na Europa e número 5 no mundo. Num ano no qual o Grupo efetuou diversas aquisições e consolidou os seus negócios, a LOXAM registou vendas consolidadas de €1,368 mil milhões em 2017, representando um aumento de 40% em 2016. Tal foi acompanhado por uma progressão no EBIT (receitas antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) que subiu de 33% para 34% do volume de negócios. O volume de negócios do Grupo é discriminado da seguinte forma:

• 61% das vendas em França, incluindo 46% para a LOXAM RENTAL, a marca generalista de aluguer de todo o tipo de equipamento, e 15% para as sete unidades especializadas: LOXAM ACCESS, LOXAM POWER, LOXAM MODULE, LOXAM TP, LOXAM EVENT, LOXAM LAHO TEC e LOXAMCITY.
  • 39% das vendas fora da França, incluindo 32% no mercado europeu e 7% fora da Europa.

Em 2017, numa conjuntura de melhoria no mercado das obras públicas e construção, a LOXAM tinha mais de 250 mil clientes, era proprietária de uma frota de equipamento de 300 mil itens, operava uma rede de 750 agências constituídas tanto através da criação de novas empresas como da aquisição de empresas e empregava 7900 pessoas em 22 países.

O Grupo expandiu a sua pegada e as atividades comerciais em 2017. A aquisição da Nacanco permitiu-lhe estabelecer-se, pela primeira vez, em Itália. A rede cresceu também através das aquisições da Swan Plant Hire (Irlanda), Cramo (Dinamarca) e Hune (Espanha, Portugal, Arábia Saudita, Colômbia). Com a Nationwide Platforms (Reino Unido) DK Rental (Bélgica), Lavendon (França) e Rapid Access (Médio Oriente), a LOXAM desenvolveu de forma sustentável a sua gama para além das fronteiras domésticas. Atualmente, o Grupo apresenta o terceiro maior acesso ao aluguer de frotas do mundo.

Acresce que, através do desenvolvimento de parcerias com os principais retalhistas de bricolage da Europa, a LOXAM aumentou a sua presença no terreno para ficar ainda mais próximo e mais reativo às necessidades dos clientes. Em 2017, foram inaugurados novos ramos, nomeadamente na Alemanha, Bélgica, Espanha e França. No total, perto de 400 pontos parceiros de vendas oferecem agora equipamento LOXAM para alugar a comerciantes e experientes entusiastas do bricolage.

A LOXAM foi eleita a melhor empresa de Serviço ao Cliente do Ano em 2018, na França.

A qualidade do serviço ao cliente do Grupo, reconhecido pelo Prémio "Serviço ao Cliente do Ano" em 2018 (Elu Service Client de l’Année), na categoria "Aluguer de equipamento". (Inquérito BVA Group, maio-julho 2017).

A LOXAM ASSUME A PROMESSA DE SEGURANÇA E INOVA EM TODO O MUNDO

Na LOXAM, a saúde e segurança no local de trabalho são matéria para todos e o dever de todos. A proteção da integridade física dos utilizadores e dos funcionários sempre foi uma prioridade, mantida e demonstrada nas atividades diárias do Grupo. No Grupo, a taxa de gravidade dos acidentes no local de trabalho caiu 30% em três anos.

Nas 50 mil horas de formação disponibilizadas este ano, foi dada enfâse à segurança pessoal, com mais de 9 mil horas dedicadas à prevenção de riscos. Desde a administração até aos gerentes das agências e diretores regionais, todas as áreas do negócio são envolvidas.

Além disto, são agora organizadas reuniões informativas de quinze minutos, todos os meses, nas agências, numa perspetiva de mudança e melhoria e são adaptados e convertidos seminários com vista a aumentar continuamente a prevenção de riscos no local de trabalho.

Este forte compromisso na segurança traduz-se na atribuição e renovação de diversas certificações, como a ISO 14001, MASE, em França, VCA, nos Países Baixos, e OHSAS (Série de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional).

Em 2018, o novo logótipo "Segurança, sempre e em todo o lado" simboliza a ambição do Grupo em promover todas as suas ações e compromissos para a segurança diária. Esta marca será implementada em todos os países nos quais a LOXAM está estabelecida.

Enquanto importante interveniente no setor, a LOXAM quer oferecer os mais elevados padrões aos respetivos clientes. Para este fim, o Grupo trabalha com os maiores fabricantes de maquinaria para ajudar a desenvolver equipamento em termos de conveniência, segurança e conforto do operador. Este foco reflete-se na nossa gama de equipamento (grupos extra-insonorizados, perfuradoras pneumáticas antivibrações) e acessórios inovadores (câmaras de retaguarda, supressores de movimento agravante, degraus iluminados, etc.). O objetivo do Grupo é oferecer uma resposta a todo o tipo de locais de trabalho.

Por fim, com uma frota de acesso elétrico que representava 43% da frota global em 2017, em comparação com 25% em 2016, o Grupo LOXAM alimenta-se agora na experiência da BlueSky, o seu departamento de I&D dedicado ao trabalho em altura. Com sede no Reino Unido, a equipa concebe, desenvolve e fabrica sistemas destinados a melhorar a segurança.

NOVAS FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DIGITAIS CONCEBIDAS PARA PROFISSIONAIS

Uma vez que todas as empresas, independentemente do tamanho ou da atividade comercial, necessita de um serviço online acessível 24h/7 dias, o portal MyLOXAM é um novo serviço que permite aos utilizadores consultar e gerir eficientemente os contratos de aluguer a partir de um computador, smartphone ou tablet.

Quer seja para obter uma estimativa, reservar uma peça de equipamento, encontrar a agência mais próxima do local de trabalho ou consultar o respetivo dashboard, os clientes podem encontrar todas condições comerciais e dados online, num espaço pessoal seguro. Têm, igualmente, acesso a análise e relatórios sobre contratos de aluguer anteriores.

Adicionalmente, o sistema de faturação sem papéis, introduzido em 2017, simplifica e garante a segurança da emissão e armazenamento das faturas dos clientes LOXAM, poupando tempo e dinheiro com custos de armazenamento. Em França, a LOXAM enviou perto de 400 mil faturas eletrónicas, representando 20% do volume total. Atualmente, esta solução está operacional em França e na maioria das subsidiárias europeias do Grupo.

Através deste sistema, a LOXAM visa desempenhar o seu papel na disseminação das novas soluções digitais e na partilha das melhores práticas internacionais para aumentar a satisfação do cliente.

LOXAM, UM EMPREGADOR RESPONSÁVEL

O aluguer de equipamento de construção é um sector comercial que oferece um serviço prestado a nível local, fornece várias funções "non-offshorable" e que está aberto à diversidade em cada país. Todos os anos, a LOXAM recruta 800 novos funcionários, entre os quais 500 em França.

O Grupo oferece um vasto leque de empregos em funções operacionais (mecânicos, técnicos, motoristas, representante de vendas, etc.) e funções de apoio (administrativos, marketing, contabilidade, etc.). Esta riqueza de profissionais é aumentada pela ampla variedade de perfis, experiências e percursos profissionais dos funcionários.

Uma série de iniciativas no Grupo LOXAM alimenta um ambiente condutor da progressão na carreira de cada funcionário, como cursos de formação e iniciação, atribuições e tarefas de responsabilidade e oportunidades de progressão na carreira. Estes benefícios significam que as pessoas têm a oportunidade de se transferirem entre agências, departamentos, regiões, etc. A escada social é parte dos princípios fundamentais da LOXAM.

No curso da respetiva carreira, um funcionário pode aperfeiçoar a respetiva experiência para transitar para novos postos. Em 2017, 10% da força de trabalho beneficiou de uma promoção interna.

O Grupo também adotou o lançamento de blocos de formação e duplicou o número de contratos de estágio. Por exemplo, graças aos graduados da "Classe LOXAM", um programa conduzido em estreita cooperação com uma escola técnica no oeste de França, e também através de formação nas agências, uma nova geração de jovens funcionários domina hoje todas as especificidades da profissão.

Por fim, graças ao Web site de RH Loxamtalent.com, qualquer potencial empregado pode descobrir o Grupo e todas as suas áreas de trabalho, bem como submeter uma candidatura online.

Para responder às expetativas dos clientes e recomendar o equipamento, a experiência e os serviços adequados, os funcionários assistem a sessões organizadas pela Escola LOXAM, situada em Bagneux, perto de Paris, que em 2017 providenciou mais de 50 mil horas de formação.

Como prova da forte atração, o Grupo LOXAM manteve-se, nos últimos três anos, no top 3 da classificação "Melhor Empregador" em França, na categoria "Grossistas", num inquérito independente levado a cabo pelo jornal Capital em fevereiro de 2018.

Sobre a LOXAM

N.º 1 na Europa e n.º 5 no mundo, a LOXAM é líder de mercado no aluguer de equipamento e ferramentas para construção e obras públicas, indústria, paisagismo e serviços. Com vendas que ascenderam a €1,368 mil milhões em 2017, 750 agências e 7900 funcionários, o Grupo está estabelecido em 22 países: na Europa (Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Suíça, Reino Unido), no Médio Oriente, Marrocos, Brasil e Colômbia. A LOXAM tem a maior frota de maquinaria na Europa, com mais de 300 mil itens de equipamento, permitindo, assim, ao Grupo antecipar, apoiar e responder à crescente procura de empresas que querem subcontratar o aprovisionamento, gestão e manutenção do equipamento.

Mais informação em www.loxam.com

A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal.

Contactos para a imprensa:
SALESFACTORY
Virginie Adam, +33 1 41 38 95 20
virginie.adam@salesfactorypr.fr
Dominique Flam, +33 1 41 38 95 21
dominique.flam@salesfactorypr.fr
www.agence-salesfactory-pr.fr

Contactos para a imprensa:
SALESFACTORY
Virginie Adam, +33 1 41 38 95 20