Eutelsat anuncia o ELO, seu primeiro nanossatélite de baixa órbita terrestre projetado para a Internet das Coisas (IoT)

A Sigfox, empresa especializada em IoT, é escolhida a parceira da Eutelsat

PARIS--()--A Eutelsat Communications (NYSE Euronext Paris: ETL), uma das maiores operadoras de satélites do mundo, encomendou um nanossatélite da fabricante Tyvak International SRL, uma subsidiária da Terran Orbital Corporation, fornecedor aeroespacial líder no setor de veículos e serviços de nanossatélites e microssatélites. O satélite ELO (de “Eutelsat LEO for Objects”) será usado para aferir o desempenho de satélites de baixa órbita terrestre (LEO) bem como fornecer conectividade para “objetos” (things). A tecnologia foi desenvolvida pela Sigfox, que administra uma rede única de banda estreita global dedicada ao IoT.

A faixa de órbita terrestre baixa é particularmente adequada à conectividade de banda estreita para objetos. Possibilita um link de satélite disponível em qualquer parte do mundo que é complementar às redes IoT terrestres e não afeta o custo ou o consumo de energia dos objetos. O ELO, com lançamento previsto para 2019, oferecerá infraestrutura de rede complementar aos objetos localizados em áreas que não são atendidas por redes terrestres, além de disponibilizar redundância na cobertura de rede terrestre existente.

A Sigfox trabalhará com a Eutelsat em dois aspectos: analise do espectro utilizado pelo satélite em frequências para ISM1; e processamento de dados de objetos. O ELO também testará a conectividade em outras frequências. As sinergias desenvolvidas com a Sigfox, bem como com outras alianças estratégicas na indústria de telecomunicações, devem abrir novas oportunidades para a Eutelsat neste mercado em rápido crescimento.

Jean-Hubert Lenotte, Diretor de Estratégia da Eutelsat, comentou: "Com a expansão da Internet das Coisas, novos serviços estão sendo desenvolvidos em uma ampla gama de setores, incluindo cidades inteligentes, mineração, agricultura e logística. Estamos muito satisfeitos por explorar novas avenidas através do desenvolvimento deste nanossatélite, que mais uma vez demonstra a complementaridade intrínseca entre as redes terrestres e tecnologia de satélites. Reconhecendo a compatibilidade do LEO com os objetos conectados e trabalhando com parceiros reconhecidos do campo, a Eutelsat pretende fornecer uma solução inovadora que atenda às necessidades dos futuros clientes".

1 sigla em inglês para indústria, uso científico e médico

Como funciona?

Localizado em uma órbita heliossíncrona entre 500 e 600 km de altitude, o satélite irá coletar dados de objetos conectados em todo o mundo equipados com as mesmas antenas omnidirecionais já utilizadas pelas redes IoT terrestres. Os dados serão transmitidos diariamente para uma estação terrestre localizada em Svalbard, um arquipélago norueguês no oceano Ártico.

Sobre a Eutelsat Communications

Estabelecida em 1977, a Eutelsat Communications é uma das maiores operadoras de satélite de comunicação do mundo. Com uma frota global de satélites associada à uma infraestrutura terrestre, a Eutelsat permite que clientes governamentais e dos mercados de vídeo, dados e banda larga fixa e móvel se comuniquem efetivamente com seus consumidores, independentemente de sua localização. Mais de 6.800 canais de televisão operados pelos maiores grupos de mídia são transmitidos pela Eutelsat para um milhão de telespectadores equipados para recepção de DTH ou conectados a redes terrestres. Sediada em Paris, com escritórios e centrais de telecomunicações ao redor do mundo, a Eutelsat conta com uma força de trabalho formada por mais de 1.000 pessoas de 44 países que se dedicam para entregar a mais alta qualidade de serviço.

A Eutelsat Communications está listada na Euronext Paris Stock Exchange (ticker: ETL).

Para mais informações sobre a Eutelsat, visite www.eutelsat.com

Sobre Sigfox

A Sigfox é o principal fornecedor de serviços de IoT do mundo, graças à sua rede global que conecta bilhões de dispositivos à internet, consumindo o mínimo de energia possível, da forma mais simples possível. A abordagem única da Sigfox para comunicações de dispositivos para nuvem aborda as três maiores barreiras à adoção global de IoT: custo, consumo de energia e escalabilidade global.

Hoje, a rede está presente em 45 países e está pronta para cobrir 60 até 2018. Com milhões de objetos conectados e um ecossistema parceiro de rápido crescimento, a Sigfox capacita as empresas a mover seu modelo de negócios para mais serviços digitais. Fundada em 2010 por Ludovic Le Moan e Christophe Fourtet, a empresa está sediada em Labège, perto de Toulouse, o "Vale IoT" da França. Sigfox também tem escritórios em Paris, Madrid, Munique, Boston, São Francisco, Dubai, Singapura, São Paulo e Tóquio.

Para mais informações sobre a Sigfox, visite nosso site corporativo ou encontre-nos no Twitter ou no LinkedIn.

Sobre Terran Orbital

Terran Orbital é um dos principais fornecedores aeroespaciais de veículos, serviços e soluções para nanossatélites e microsatélites. A empresa desenvolve soluções tecnológicas avançadas para clientes focados em alcançar resultados baseados em espaço de ponta. Através de sua marca Tyvak, com sede nos EUA e na Europa, a Terran Orbital produz em parceria com seus clientes soluções rápidas e com os melhores preços.

Para mais informações sobre Tyvak visite www.tyvak.eu

www.eutelsat.com@Eutelsat_SA LinkedIn

Contacts

Imprensa
Christina Darvasi, + 52 55 26 29 58 47
cdarvasi@eutelsat.com
ou
Contatos de imprensa:
Lucia Guzman
lucia.guzman@sigfox.com

Contacts

Imprensa
Christina Darvasi, + 52 55 26 29 58 47
cdarvasi@eutelsat.com
ou
Contatos de imprensa:
Lucia Guzman
lucia.guzman@sigfox.com