A iniciativa de mensagens RCS da GSMA decola à medida que várias redes internacionais se interconectam

As operadoras líderes interconectam redes RCS em 17 mercados no mundo inteiro; RCS ganha impulso com mais de 159 milhões de usuários mensais

LONDRES--()--A GSMA anunciou hoje que as operadoras móveis América Móvil, Rogers Communications e Sprint interconectaram suas redes no continente americano, enquanto a Deutsche Telekom, Telenor Group, Telia Company e Vodafone Group se interconectaram na Europa, permitindo que os assinantes dessas regiões acessem o Rich Communications Services (RCS) em 22 redes em 17 países1. O serviço atualizado vai permitir que os usuários desfrutem de serviços aprimorados de mensagens, como chats, chats em grupo e compartilhamento de arquivos, entre muitos outros.

A interconexão inicial foi alcançada usando o Jibe RCS Hub da Google, bem como uma conexão direta entre a Vodafone e a Deutsche Telekom na Alemanha. Paralelamente, as principais operadoras de telefonia móvel, incluindo a Bell Canada, China Mobile, Deutsche Telekom e T-Mobile US, estão trabalhando em uma iniciativa conjunta com a Samsung e a Syniverse para acelerar o ecossistema aberto dos hubs de interconexão de RCS. Esforços como esta iniciativa para promover um ecossistema aberto de RCS interconectado também são suportados pela AT&T e pela Swisscom. Os hubs de interconexão serão fundamentais para a rápida adoção do RCS pelo usuário.

“No espaço de um ano, alinhamos a indústria por trás de um perfil único e interoperável, o que resultou em um número significativo de lançamentos de operadoras e uma base de usuários mensais em rápido crescimento. Agora, estamos vendo as operadoras demonstrarem ainda mais seu apoio ao RCS, interconectando suas redes de uma maneira única, o que aumentará drasticamente o número de contatos com os quais um assinante pode receber mensagens RCS”, disse Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA. “Nós também estamos avançando rapidamente para as mensagens de negócios de RCS, uma nova área que oferece a oportunidade para que as marcas interajam com seus clientes de forma mais direta. Trata-se de um momento emocionante para a comunidade mundial do RCS e estamos ansiosos para ver mais lançamentos e interconexões em um futuro próximo.”

Espera-se que continue a interconexão de operadoras e provedores de hub, sendo que o número de interconexões de rede deverá exceder 140 até o final de março de 2018. O impulso para o RCS está crescendo no mundo todo com mais de 159 milhões de usuários mensais atualmente ativos e o potencial de crescimento contínuo também é significativo, com a GSMA Intelligence estimando que, até o final do terceiro trimestre de 2018, haverá 350 milhões de usuários.

“À medida que o ritmo da implementação das operadoras de mensagens avançadas (RCS) aumenta a nível mundial, a interconexão das redes das operadoras se torna uma medida importante de sucesso”, afirmou o Dr. Petja Heimbach, do Deutsche Telekom Group, e presidente do Grupo de Comunicações IP da GSMA. “Ter uma série de hubs de interconexão, que estão interconectados, é a maneira mais rápida de acelerar o estabelecimento de interconexão mundial do RCS. Esperamos ver as primeiras ofertas comercialmente disponíveis no segundo semestre de 2018.”

O perfil universal da GSMA para mensagens avançadas

O Universal Profile (UP) da GSMA oferece um serviço aberto de mensagens, uniforme e global através de redes e dispositivos. Ele simplifica a interoperabilidade e permite que os fabricantes e fornecedores de SO alcancem uma escala e proporcionem aos consumidores uma experiência de mensagens mais sólida e consistente, independentemente do dispositivo ou da rede. Atualmente, o UP é apoiado por mais de 70 operadoras, fornecedores e provedores de sistemas operacionais no mundo inteiro. Com sede nas Filipinas, a Globe Telecom também se tornou uma das primeiras operadoras a lançar o RCS na região Ásia-Pacífico este mês.

O UP 2.0 melhora ainda mais o serviço ao habilitar o envio de mensagens empresariais RCS para pessoas e de chatbots compatíveis com RCS, bem como recursos adicionais de expressividade de mensagens. Ele introduz o “comércio conversacional”, que vai permitir aos usuários interagir com as marcas dentro da plataforma. É um passo importante que, quando combinado com interoperabilidade de rede, permite que as operadoras ofereçam uma experiência de mensagens consistente e atraente. Para obter mais informações sobre o RCS Universal Profile ou para baixar a especificação do Universal Profile 2.0, acesse: www.gsma.com/futurenetworks/ip-services/universal-profile/.

O programa GSMA Future Networks no MWC 2018

O programa GSMA Future Networks vai acolher uma série de seminários sobre 5G e Messaging as Platform (MaaP) no MWC 2018. Ele também vai mostrar uma série de demonstrações interativas na GSMA Innovation City no Hall 4. Para mais informações sobre todas essas atividades, acesse www.gsma.com/futurenetworks/events-and-webinars/new-mobile-world-congress-2018-barcelona/.

Nota aos editores

1.

Na Europa: Albânia, (VF, DT); Rep. Checa (VF); Alemanha (VF); Grécia (VF, DT); Hungria (VF); Irlanda (VF); Itália (VF); Noruega (Telenor, Telia); Portugal (VF); Romênia (VF, DT); Eslováquia (DT); Espanha (VF); Suécia (Telia); Turquia (VF) e Reino Unido (VF). Na América do Norte: Canadá (Rogers); EUA (Sprint); México (América Móvil).

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo, unindo cerca de 800 operadores com mais de 300 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, bem como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também produz eventos líderes do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai, o Mobile World Congress das Américas e conferências do Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Para a GSMA
Beau Bass