Vahana, a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical não tripulada da A³ by Airbus, conclui com sucesso o primeiro voo completo de teste

Um marco no avanço da Mobilidade Aérea Urbana alcançado quando o Vahana comemora dois anos de seu lançamento

Vahana, the all electric, self-piloted aircraft from A³ by Airbus, today announced the successful completion of its first full-scale flight test. (Photo: Business Wire)

PENDLETON, Oregon--()--Vahana, a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical não tripulada da A³ by Airbus, anunciou hoje a conclusão bem-sucedida de seu primeiro teste de voo completo, atingindo uma altura de 5 metros (16 pés) antes de descer com segurança. O teste foi completado às 8:52, hora do Pacífico, do dia 31 de janeiro de 2018 no Pendleton UAS Range em Pendleton, Oregon, Estados Unidos. Seu primeiro voo, com uma duração de 53 segundos, foi totalmente autopilotado e o veículo completou um segundo voo no dia seguinte.

“Hoje comemoramos uma grande conquista na inovação aeroespacial”, disse Zach Lovering, diretor executivo do Vahana. “Em pouco menos de dois anos, o Vahana deixou de ser um esboço em um guardanapo e se transformou em uma aeronave completa e autopilotada que completou com sucesso seu primeiro voo. Agradecemos o apoio que recebemos da A³ e da extensa família Airbus, bem como de nossos parceiros, incluindo o MTSI e o Pendleton UAS Range.”

Vahana é um projeto desenvolvido na , divisão da Airbus no Vale do Silício. A A³ permite o acesso a talentos e ideias únicas, novas oportunidades de parceria e execução rápida. O Vahana visa democratizar o voo pessoal e responder à crescente necessidade de mobilidade urbana ao alavancar as últimas tecnologias em propulsão elétrica, armazenamento de energia e visão mecânica.

“O primeiro voo do Vahana demonstra a habilidade única da Airbus de desenvolver ideias ambiciosas rapidamente, sem comprometer a qualidade e a segurança pelas quais a empresa é conhecida. Para a A³, ele prova que podemos oferecer inovações significativas com cronogramas agressivos de projetos, para oferecer uma vantagem competitiva real para a Airbus”, disse Rodin Lyasoff, diretor executivo da A³ e ex-diretor de projetos do Vahana. “Nosso foco agora é comemorar o trabalho da incansável equipe do Vahana, mantendo o ritmo desta conquista.”

O Vahana aproveita suas capacidades de autopilotagem para operar sem passageiro. Após estes voos de pairamento, a equipe realizará testes adicionais, incluindo transições e voo para a frente.

Para mais informações, visite: vahana.aero

Para ver imagens, visite: https://www.airbus-sv.com/media

Sobre A³ by Airbus

Fundada em maio de 2015, A³ (“A ao cubo”) é a avançada divisão de projetos da Airbus no Vale do Silício. A A³ se concentra em projetos com foco em três características: velocidade, transparência e um compromisso de culminar em demonstradores que podem se tornar produtos ou demonstradores em escala convincente. Para saber mais, acesse www.airbus-sv.com e conecte-se conosco no Twitter e LinkedIn.

Sobre o Projeto Vahana

O projeto Vahana é um projeto de veículo que se concentra no desenvolvimento do voo com operação de decolagem e pouso vertical elétrico não tripulado. Está sendo desenvolvido na A³, divisão de projetos avançados da Airbus no Vale do Silício. Para mais informações, visite vahana.aero e siga-nos no Twitter.

A³ by Airbus
Pilar Wolfsteller, +1-650-441-0513