Estratégia de terceira onda da Lenovo entrega forte receita e ganhos no terceiro trimestre do ano fiscal de 2017/2018.

• Líder em tecnologia global de PC, centro de dados e móveis aumentou a receita em 6,3% de ano para ano, para US$12,9 bilhões, a mais alta em três anos.
  • A renda antes dos impostos quadruplicou para US$150 milhões, na comparação com o segundo trimestre do ano fiscal de 2017/2018.
  • Grupo de centro de dados informa receita mais alta em dois anos.

HONG KONG--()--O grupo Lenovo Group (HKSE: 0992) (PINK SHEETS: LNVGY) anunciou hoje os resultados de seu terceiro trimestre fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2017. A receita foi de US$ 12,9 bilhões, um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior, e um aumento de 10% em relação ao segundo trimestre do ano fiscal de 2017/2018. A Lenovo continuou apresentando ganhos significativos da receita em PCs e dispositivos inteligentes e no Grupo de centro de dados. O Grupo de negócios móveis da Lenovo teve o desempenho esperado para o trimestre. A Lenovo apresentou forte crescimento da renda antes dos impostos no trimestre, para US$150 milhões, um aumento quadruplo na comparação com o último trimestre, e um salto de quase 50% na comparação com o mesmo período de um ano atrás.

A administração da Lenovo creditou o desempenho à execução da sua "estratégia de três ondas", que enfatiza a liderança nos seus negócios essenciais, crescimento em segmentos essenciais e investimento em tecnologias emergentes. Durante o trimestre, a Lenovo obteve crescimento das vendas de computadores, centro de dados sólido e desempenho móvel, e um forte ímpeto nas áreas de desenvolvimento de dispositivos mais nuvem e infraestrutura mais tecnologias em nuvem.

"A Lenovo está acelerando sua transformação para se tornar uma líder mundial em cada parte dos seus negócios. Continuamos vendo melhoria significativa e um forte desempenho em alguns dos mais estimulantes setores do mercado de tecnologia, dispositivos inteligentes e centro de dados. Vimos receita, margens, lucro, inovação, desempenho e experiência do cliente ampliando o ímpeto que se desenvolveu durante o trimestre anterior, e esses resultados reafirmam a estratégia de transformação que estamos executando", disse Yang Yuanqing, presidente do conselho e diretor executivo da Lenovo.

Os negócios de computadores e dispositivos inteligentes (PC and Smart Devices - PCSD) da empresa continuaram a mostrar força no terceiro trimestre. A Lenovo acompanhou um sólido ímpeto nessa unidade e sinais de tendências de alta no mercado geral em todo o mundo. Os números do setor atenderam às expectativas no trimestre, validando a crença da Lenovo em usufruir do desenvolvimento de oportunidades de alto crescimento nesse segmento de mercado. Durante o trimestre, a empresa ampliou seu ímpeto nas áreas de tecnologia emergente, incluindo realidade aumentada e realidade virtual. A emblemática Star Wars: O dispositivo Jedi Challenges AR, em parceria com a Disney, está reafirmando o status da empresa como líder emergente no espaço VR/AR.

O Grupo de centro de dados (Data Center Group - DCG) da Lenovo mantém sua transformação, acompanhando não só seu compromissos para o terceiro trimestre consecutivo, mas também entregando sua receita mais alta nos últimos dois anos. Esse progresso está sendo ativado por um ímpeto consistente em todos os segmentos e em todas as geografias.

O Grupo de negócios móveis (Mobile Business Group - MBG) da Lenovo atendeu às expectativas para o trimestre mesmo quando o setor enfrenta enormes desafios competitivos. Como a empresa indicou anteriormente, é preciso ter uma visão de longo prazo da empresa e acreditar que a estratégia certa está instalada para oferecer melhorias no curto prazo e crescimento sustentável no longo prazo. A América Latina continua a ser uma fortaleza, superando o mercado em quase 30 pontos de ano a ano.

O lucro bruto da empresa aumentou 9,8% em relação ao ano anterior, para US$1,8 bilhão, o que representa uma melhoria de 8,6% em relação ao trimestre anterior. A margem bruta foi de 13,5%, um leve aumento na comparação com o ano anterior. O lucro operacional foi aumentado em US$114 milhões em relação ao trimestre anterior. Perda básica por ação foi de 2,53 centavos de dólar, ou 19,72 centavos de HK, resultando de um único encargo fiscal não monetário de US$400 milhões. Isso segue a nova medição de ativos fiscais diferidos dos EUA, depois da legislação de reforma fiscal dos EUA recentemente promulgada. Em vista disso, a empresa acredita que a alíquota fiscal reduzida pode beneficiar as operações nos EUA com o tempo.

DESTAQUES ADICIONAIS DO GRUPO DE NEGÓCIOS

Grupo de computadores e dispositivos inteligentes (PC and Smart Devices - PCSD):

• Enviou 15,7 milhões de unidades de computadores, estável de ano a ano. A receita cresceu em 7,6% em comparação com o terceiro trimestre do ano anterior, para US$9,3 bilhões, e até 10,4% na comparação com o trimestre anterior - crescimento da receita pelo 5º trimestre consecutivo de ano a ano. A empresa manteve sua margem líder do setor.
  • O ímpeto foi particularmente forte em todo o mundo, com crescimento de dois dígitos da receita de ano a ano na EMEA, Ásia Pacífico e América Latina.
  • O desempenho da América Latina foi destaque com a parcela de mercado da Lenovo agora em 20%, conduzida pelo forte crescimento no Brasil.

Grupo de centro de dados (Data Center Group - DCG):

• A receita mais alta do trimestre em dois anos, a US$1,2 bilhão, até 16,7% de ano a ano e 25,5% sequencialmente.
  • Todas as geografias atingiram um crescimento de dois dígitos e melhoria da margem. A América do Norte e a EMEA viu um terceiro trimestre direto de crescimento da receita de ano a ano.
  • A China retomou o crescimento da receita de ano a ano e a melhoria da margem, graças a um negócio em hiper escala estabilizado e ao sucesso com computação de alto desempenho e infraestrutura definida de software.
  • Classificação ampliada como número um em x86 satisfação do cliente de acordo com a pesquisa de negócios de tecnologia (Technology Business Research - TBR), pelo 8º trimestre seguido. Adicionalmente, a equipe acrescentou 88 novos marcos recorde de carga de trabalho mundial - quatro vezes mais do que qualquer outro participante do setor.

Grupo de negócios móveis (Mobile Business Group - MBG):

• Receita de US$2,1 bilhões teve queda de 5% na comparação com o ano anterior, mas estável na comparação com o trimestre anterior.
  • A América Latina continuou sendo o forte núcleo da empresa, com um crescimento da receita de dois dígitos (+37%) e forte lucratividade.
  • Cinco milhões de aparelhos Moto Z foram agora enviados globalmente, com taxas de ativação para MODS de até 64% de ano para ano.
  • A Lenovo viu a marca Moto ser fortalecida na Europa Ocidental, com remessas aumentadas em até 23% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 0992) (PINK SHEETS: LNVGY) é uma empresa global Fortune 500 avaliada em US$ 43 bilhões e líder no fornecimento de tecnologia inovadora de centro de dados, de consumo e comercial. Em nosso portfólio de produtos e serviços seguros e de alta qualidade estão computadores (inclusive o lendário Think e as marcas YOGA multimodais), estações de trabalho, servidores, armazenamento, rede, software (com as soluções ThinkSystem e ThinkAgile), smart TVs e uma família de produtos móveis como smartphones (inclusive a marca Moto), tablets e aplicativos. Junte-se a nós no LinkedIn, siga-nos no Facebook ou Twitter (@Lenovo) ou acesse http://www.lenovo.com.

RESUMO FINANCEIRO DO
LENOVO GROUP
Para o trimestre fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2017
(em US$ milhões, exceto por dados de ações)

Terceiro trimestre de 17/18

Terceiro trimestre de 16/17

Alteração em relação ao ano anterior
Receita 12.939       12.169       6 %
Lucro bruto 1.751       1.595       10 %
Margem de lucro bruto 13,5 %     13,1 %     0,4 pontos
Despesas operacionais (1.547 )     (1.457 )     6 %
Relação Despesas/receita 12,0 %     12,0 %     -
Lucro operacional 204       138       48 %
Outras despesas não operacionais (54 )     (37 )     48 %
Lucro bruto 150       101       48 %
Tributação* (425 )     6       N/A
Lucro/(perda) no período (275 )     107       N/A
Participação minoritária (14 )     (9 )     65 %
Lucro/(perda) atribuível aos detentores de ações (289 )     98       N/A
Lucro por ação (centavos de US$)
Básico (2,53 ) 0,90 N/A
Diluído       (2,53 )     0,90       N/A
*De acordo com as políticas contábeis, um único encargo fiscal não monetário de US$400 milhões foi incluído no terceiro trimestre de 2017/2018 que reflete a nova medição de ativos fiscais diferidos dos EUA, depois da legislação sobre reforma fiscal dos EUA recentemente promulgada.

Contatos com a imprensa:
Hong Kong