Relatório GSMA: o setor móvel irá desempenhar papel fundamental na transformação digital de Bangladesh

Setor móvel em posição exclusiva para a realização do programa Visão 2021 e objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

HONG KONG--()--A GSMA lançou hoje um novo relatório que destaca a posição exclusiva do setor de telefonia móvel a desempenhar um papel fundamental na concretização do roteiro de desenvolvimento do programa Visão 2021 do governo de Bangladesh e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O documento, intitulado "Bangladesh: Driving mobile-enabled digital transformation” (Bangladesh, orientando a transformação digital com base na tecnologia móvel), constata que, trabalhando em conjunto, o governo e o setor têm a capacidade de desbloquear a transformação digital para milhões de cidadãos bengaleses, bem como impulsionar o crescimento social e econômico para o país. O relatório foi produzido em parceria com a Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Sida, na sigla em inglês), o Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID, na sigla em inglês) e apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

“Ao incentivar o uso da tecnologia móvel em todos os aspectos da sociedade, especialmente impulsionada por agências governamentais que talvez não considerassem a tecnologia móvel como uma ferramenta chave que podem utilizar para alcançar seus objetivos de desenvolvimento, Bangladesh pode potencialmente ultrapassar outros mercados em desenvolvimento em termos de crescimento e progresso econômico", disse Alasdair Grant, diretor da Ásia-Pacífico para a GSMA. "O governo já abraçou os ODS da ONU e incorporou os objetivos nos planos da Visão 2021, e é claro que o setor móvel pode desempenhar um papel crítico para alcançar os objetivos de longo prazo.”

Visão 2021 é o roteiro do governo de Bangladesh para tornar-se um país de renda média onde a pobreza será totalmente erradicada até 2021 - o 50º aniversário da independência de Bangladesh. Um dos componentes da Visão 2021 é o Digital Bangladesh, que visa trazer transformação socioeconômica através da tecnologia da informação e comunicação (TIC). Até esta data, as redes móveis têm sido um elemento importante nos avanços que Bangladesh tem feito.

“Em Bangladesh, a Sida concentra-se em aprofundar o apoio aos cuidados básicos de saúde, à igualdade de gênero e direitos das mulheres, ao desenvolvimento do setor privado e do meio ambiente, bem como a adaptação às mudanças climáticas", disse Johan Hellström, Gerente especialista em programação, Desenvolvimento digital, Unidade de Economia Global e Ambiente (GECO, na sigla em inglês), Departamento de Organizações Internacionais e Suporte a Políticas (INTEM, na sigla em inglês) da Sida. "A Sida acredita que a tecnologia móvel é uma ferramenta econômica e cada vez mais essencial - de grande escala para o desenvolvimento inclusivo. Oferecer acesso à informação pode ajudar na redução do consumo de energia e emissões de carbono, e aumenta a eficácia dos serviços públicos e privados, incluindo serviços de assistência à saúde e financeiros.”

“O PNUD sente-se privilegiado para uma parceria com Bangladesh em mais uma iniciativa de desenvolvimento transformador. Há muito conhecido como um rico laboratório para soluções de desenvolvimento inovadoras, Bangladesh tem aproveitado de forma criativa a disponibilidade e o uso sem precedentes de tecnologias simples para facilitar a simplificação da governança e melhorar a vida das pessoas", disse Mia Seppo, coordenadora residente da ONU e representante residente do PNUD em Bangladesh. "Com este novo compromisso, estou confiante que Bangladesh terá muito a oferecer para que outras nações em desenvolvimento sigam o exemplo, contribuindo assim para a realização global da Agenda 2030.”

O relatório da GSMA também lista as formas pelas quais o setor móvel pode fornecer aplicativos e serviços que são essenciais para uma sociedade digital, além da conectividade básica, incluindo:

  • Fornecer acesso econômico a serviços básicos de voz e dados para permitir o acesso a redes de ensino eletrônico e ensino on-line, a fim de aumentar a alfabetização digital;
  • Empoderar as mulheres, tornando-as mais conectadas, mais seguras e capazes de acessar informações, serviços e oportunidades de melhoria da vida (tais como saúde, serviços financeiros e oportunidades de emprego);
  • Melhorar os padrões de saúde, permitindo o acesso a informações formais e informais relacionadas à saúde através de voz, SMS e aplicativos, bem como facilitar o acesso a um conjunto mais amplo de serviços de saúde digitais, incluindo monitoramento remoto de pacientes, telemedicina, sistemas de reserva digital e gerenciamento de estoque de medicamentos; ;
  • Melhorar a produtividade agrícola, proporcionando acesso a informações nutricionais e práticas agrícolas efetivas, bem como conectar comunidades remotas a mercados agrícolas digitais para aumentar a transparência dos preços e reduzir a volatilidade; e
  • Expandir o acesso a serviços financeiros através de dinheiro móvel, fornecendo aos “sem banco” serviços financeiros necessários para gerenciar fluxos de caixa e economizar.

Considerando o progresso que Bangladesh experimentou nos últimos anos, está bem no caminho para alcançar seus objetivos da Visão 2021 e contribuir para os ODSs. No entanto, vários desafios ainda permanecem, incluindo crescimento populacional, pobreza e desigualdade, urbanização e desastres naturais e mudanças climáticas.

O relatório destaca a oportunidade para o governo e o setor móvel trabalharem juntos para desbloquear a transformação digital para milhões de bengaleses e identifica sete áreas em que a colaboração pode acelerar o impacto, incluindo exclusão ao acesso digital e as disparidades de gênero, o aumento da alfabetização digital e a melhoria dos resultados de saúde e inclusão financeira.

O relatório GSMA está disponível em:

https://www.gsma.com/Bangladesh-overview

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo, unindo cerca de 800 operadores com mais de 300 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, bem como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também produz eventos líderes do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai, o Mobile World Congress das Américas e conferências do Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em: www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Contatos de mídia:
Para a GSMA
Ava Lau
+852 2533 9928
ALau@webershandwick.com
ou
Escritório de imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com

Contacts

Contatos de mídia:
Para a GSMA
Ava Lau
+852 2533 9928
ALau@webershandwick.com
ou
Escritório de imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com