Grupo QNB: Resultados financeiros para os três meses encerrados em 31 de março de 2017

QNB Head office in Doha Qatar (Photo: ME NewsWire)

DOHA, Qatar--()--O Grupo QNB, a maior instituição financeira do Oriente Médio e da África (região do MEA), anunciou seus resultados relativos ao ano encerrado em 31 de março de 2017.

Para os três meses encerrados em 31 de março de 2017, o lucro líquido atingiu QAR 3,2 bilhões (US$ 0,9 bilhão), um crescimento de 12% em comparação ao ano anterior, proporcionando consistentemente uma alta lucratividade.

O patrimônio total aumentou em 35% a partir de março de 2016, chegando a QAR 743 bilhões (US$ 204 bilhões). Este foi o resultado de uma taxa de crescimento de 33% em empréstimos e adiantamentos que atingem QAR 536 bilhões (US$ 147 bilhões). O Grupo QNB obteve sucesso em atrair depósitos de novos clientes para atender à relação de 100% de teto de investimentos sobre depósitos estabelecida pelo QCB, que entrará em vigor a partir do final de 2017. Estes esforços de mobilização de depósitos resultaram um aumento na fonte de financiamento dos clientes em 34%, para atingir QAR 541 bilhões (US$ 149 bilhões) a partir de março de 2016. Isso elevou a relação empréstimo/depósito do Grupo para 99%.

A política prudente de controle de custos do Grupo e a forte capacidade de geração de renda permitiram a manutenção do seu índice de eficiência (relação custo/renda) em 28,9%, que é considerado como um dos melhores índices entre as instituições financeiras da região.

O Grupo QNB conseguiu manter a relação de empréstimos não realizados para valor bruto de empréstimos em 1,8% e índice de cobertura de 114% em 31 de março de 2017, um nível considerado um dos melhores entre as instituições financeiras da região do MEA, refletindo a alta qualidade do portfólio de empréstimos do Grupo e a gestão eficaz de risco de crédito.

O patrimônio total aumentou 17% desde de março de 2016 e atingiu QAR 71 bilhões (US$ 20 bilhões) em 31 de março de 2017. Os lucros por ação atingiram QAR 3,5 (US$ 1,0), em comparação com QAR 3,1 (US$ 0,9) em março de 2016.

A relação de coeficiente de adequação do capital (Capital Adequacy Ratio, CAR), calculada de acordo com os requerimentos do QCB e Basileia III, ficou em 15,7% em 31 de março de 2017, superior às exigências regulatórias mínimas do Banco Central do Qatar e do Comitê da Basileia. O Grupo quer manter uma forte capitalização para apoiar planos estratégicos futuros.

Em março de 2017, o QNB lançou suas operações na capital saudita, Riad. Essa agência é um marco significativo na estratégia de expansão internacional do Grupo QNB.

Com base no excelente contínuo desempenho do Grupo e sua presença internacional diversificada, o QNB é agora a marca bancária mais valiosa na região do MEA, com o valor de sua marca ampliado para US$ 3,8 bilhões, o que a eleva ao 60° lugar em todo o mundo, além de obter a mais alta classificação AA+ em força da marca.

O Grupo QNB está presente, por meio de suas subsidiárias e empresas associadas, em mais de 30 países e 3 continentes, oferecendo uma ampla variedade de produtos e serviços. O número total de funcionários do Grupo é superior a 28.000, operando em 1.250 locais e 4.300 ATMs que servem a mais de 21 milhões de clientes.

*Fonte: ME NewsWire

Grupo QNB