Prof. Yunus, vencedor do prêmio Nobel da Paz, elogia a Ajinomoto por seu empreendedorismo social sustentável

Projeto da Ajinomoto de melhoria da nutrição em Gana desde 2009

Ajinomoto CEO Nishii and Prof. Yunus (Photo: Business Wire)

TÓQUIO--()--Takaaki Nishii, CEO da Ajinomoto Co., Inc. (Ajinomoto) (TOKYO:2802) reuniu-se com o Prof. Yunus, vencedor do prêmio Nobel da Paz em 2006 e fundador do Grameen Bank, e discutiram sobre o projeto de melhoria da nutrição da Ajinomoto em Gana desde 2009, representando uma exaltação do conhecimento comercial e da contribuição social da Ajinomoto.

Projeto de melhoria da nutrição em Gana:

“A Ajinomoto iniciou o projeto em 2009, como parte de iniciativas para comemorar seu centenário. Nesee projeto, nós e nossos parceiros fabricamos e vendemos um suplemento alimentar de desmame, “KOKO Plus”, para abordar a subnutrição entre crianças em fase de desmame na faixa etária de seis meses a dois anos”, disse Nishii. “A subnutrição, um grave problema nos países em desenvolvimento, causa diversos efeitos adversos no crescimento físico e intelectual das crianças. Foi constatado que o atraso no crescimento de crianças durante este período não pode ser recuperado facilmente, mesmo através de consumo nutricional suficiente em fases subsequentes da vida”.

Para superar diversos problemas específicos de países em desenvolvimento, como Gana, a Ajinomoto desenvolveu um novo modelo de negócios sustentável de uma maneira mais eficaz e eficiente fazendo parcerias para promover a inovação aberta com o governo local e outras partes interessadas locais, ONG's experientes, organizações internacionais e outras entidades corporativas.

O empreendedorismo social usando a especialização da empresa:

Durante a conversa, o Prof. Yunus comentou, “É um bom sinal. Se uma empresa como a Ajinomoto pode prestar atenção à subnutrição, diversos problemas podem ser solucionados de uma maneira muito mais fácil, através da criação do empreendedorismo social”. E adicionou, “O que a Ajinomoto está fazendo em Gana também é um exemplo de uma iniciativa de empreendedorismo social. É incrível usar o talento e o poder criativo desta grande e historicamente duradoura empresa. E isso também estará inspirando outras empresas alimentícias”.

Modelo de distribuição para a capacitação de mulheres:

Em Gana, existem áreas com poucas lojas a varejo devido à falta da infraestrutura de distribuição necessária. A Ajinomoto colaborou com ONG's internacionais na implementação de um programa para apoiar a capacitação das mulheres, visando desenvolver um sistema local para que as mulheres de cada vila possam ser representantes de venda do produto, usando a Associação de Poupança e Empréstimo para Vilas (Village Savings & Loan Association, VSLA).

Sobre a Ajinomoto Co., Inc.

A Ajinomoto é um fabricante global de temperos, alimentos processados, bebidas, aminoácidos, produtos farmacêuticos e químicos especiais de alta qualidade. Há muitas décadas a Ajinomoto colabora para a cultura alimentar e para a saúde humana através da aplicação abrangente de tecnologias de aminoácidos. Atualmente, a empresa está se envolvendo cada vez mais com soluções para proporcionar melhoria de recursos alimentícios, saúde humana e sustentabilidade global. Fundada em 1909 e agora em operação em 27 países e regiões, a Ajinomoto registrou vendas líquidas de 1.185,9 bilhões de ienes (US$ 9,87 bilhões) no ano fiscal de 2015. Para saber mais sobre a Ajinomoto (TOKYO:2802), acesse www.ajinomoto.com.

Ajinomoto Co., Inc.
Hiroyuki Miyoshi, +81-3-5250-8165