SUNCNIM levantou €60 milhões para financiar a primeira usina elétrica termodinâmica de energia renovável do mundo com espelhos Fresnel com capacidade de armazenamento de energia

SUNCNIM world’s first Fresnel solar thermodynamic power plant with the capacity to store several hours of energy. Copyright CNIM

PARIS--()--SUNCNIM, subsidiária da CNIM, é uma joint-venture estabelecida pela CNIM e a organização estatal "Société de Projets Industriels" da Bpifrance. Esta obteve o "Acordo Financeiro" da empresa de projetos eLlo, criada com a finalidade de construir e operar a usina elétrica de energia solar concentrada em Llo nos Pirineus (França). Esta será a primeira usina de energia termodinâmica solar do Mundo com espelhos Fresnel e capacidade de armazenar várias horas de energia.

A usina elétrica de Llo, que será construída e operada pela SUNCNIM, é a culminação do processo de licitação iniciado pelo Conselho de Regulamentação de Energia para um contrato adjudicado à CNIM em 2012.

"A usina será a primeira no mundo em termos de tecnologia. Projetada para ser compatível ao ecossistema e 100% reciclável, irá empregar a tecnologia da SUNCNIM utilizando "espelhos Fresnel". A energia térmica produzida será armazenada e convertida em eletricidade por meio de um processo de geração de vapor", explica Roger Pujol, Presidente da SUNCNIM.

Capaz de gerar mais de 9 MWe, com uma capacidade de armazenamento de energia térmica de 4 horas e 153.000 m² de área de espelhos, irá produzir eletricidade renovável a ser exportada via rede EDF.

Conforme Stanislas Ancel, membro do Conselho de Gestão da CNIM, "a usina elétrica de Llo marca o sucesso da pesquisa termodinâmica solar e da estratégia de investimento da CNIM, cujas principais etapas foram o projeto e a fabricação de um protótipo em seu local em Seyne-sur-Mer em 2010, a validação de seu projeto pela Agência para o Meio Ambiente e a Otimização de Recursos Energégicos (ADEME) em 2012 e a criação da subsidiária SUNCNIM utilizando o fundo SPI de "Sociedade de Projetos Industriais", financiado pelo Programa "Investindo para o Futuro" da Bpifrance. Esta iniciativa preliminar demonstra nossa capacidade como uma criadora e operadora de projetos tecnológicos em grande escala."

"A SUNCNIM foi o primeiro investimento dos fundos SPI", explica Magali Joessel, Diretora do Fundo SPI na Bpifrance, criado com o objetivo de "acelerar a industrialização de uma tecnologia com o potencial de ser líder mundial no mercado ainda emergente de produção de energia térmica solar."

A tecnologia da SUNCNIM também fornece uma solução econômica para THERMAL EOR para a indústria de óleos pesados. Com uma solução técnica simples e robusta adaptada a um ambiente exigente do deserto, assegura os menores CAPEX e OPEX e a maior porcentagem de conteúdo de construção local.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Gootenberg
Frederique Vigezzi, +33 (0)1 43 59 29 84
frederique.vigezzi@gootenberg.fr

Contacts

Gootenberg
Frederique Vigezzi, +33 (0)1 43 59 29 84
frederique.vigezzi@gootenberg.fr