Grupo QNB: Resultados financeiros para o semestre encerrado em 30 de junho de 2016

QNB Group HQ Building in Doha (Photo: ME NewsWire)

DOHA, Qatar--()--O Grupo QNB, banco líder no Oriente Médio e África (região do MEA), anunciou seus resultados do semestre encerrado em 30 de junho de 2016.

No primeiro semestre de 2016, o lucro líquido foi de QAR 6,2 bilhões (US$ 1,7 bilhões), o que representa uma alta de 12% em relação ao ano passado. O total de ativos aumentou em 36% desde junho de 2015 e atingiu QAR 692 bilhões (US$ 190 bilhões), o valor mais alto já alcançado pelo Grupo.

Em 15 de junho de 2016, o Grupo QNB completou a aquisição de uma participação de 99,81% do Finansbank A.Ş. da Turquia.

Esse crescimento de ativos foi o resultado de empréstimos e adiantamentos que cresceram 39% e chegaram a QAR 497 bilhões (US$ 136 bilhões). Ao mesmo tempo, o Grupo QNB aumentou os financiamentos a clientes em 29%, alcançando QAR 488 bilhões (US$ 134 bilhões). Isso levou a relação empréstimos/depósitos do Grupo a atingir 101,7%.

A política prudente de controle de custos do Grupo QNB e a forte capacidade de geração de renda permitiram manter uma relação de eficiência (relação entre custo e renda) de 30%, que é considerada uma das melhores relações entre as instituições financeiras de grande porte da região.

O Grupo conseguiu manter a relação de empréstimos não realizados para valor bruto de empréstimos em 1,8%, um nível considerado um dos mais baixos entre bancos de grande porte na região do MEA, refletindo a alta qualidade do portfólio de empréstimos do Grupo e a gestão eficaz do risco de crédito. A política conservadora do Grupo em relação ao provisionamento teve prosseguimento com a taxa de cobertura alcançando 127% em 30 de junho de 2016.

Total do patrimônio líquido aumentou 27% desde junho de 2015, alcançando QAR 73 bilhões (US$ 20 bilhões) em 30 de junho de 2016. Os lucros por ação atingiram QAR 7,4 (US$ 2,0) em comparação com QAR 6,7 em junho de 2015.

O Grupo QNB conseguir levantar QAR 10 bilhões em notas perpétuas de nível 1 adicionais, para fortalecer as taxas de adequação de capital do Grupo e para apoiar o crescimento futuro em todo o Grupo.

O índice de adequação do capital (Capital Adequacy Ratio, CAR), calculado de acordo com os requisitos do QCB e Basileia III, ficou em 14,2% em 30 de junho de 2016, superior às exigências regulatórias mínimas do Banco Central do Qatar e do Comitê da Basileia.

Após a conclusão da aquisição do Finansbank em junho de 2016, o Grupo QNB solidificou sua posição como uma das instituições financeiras mais fortemente classificadas na região do MEA. Este é um resultado da forte posição financeira do Grupo QNB, da alta qualidade de seus ativos e de sua posição de liderança no setor financeiro.

Com base no constante bom desempenho do Grupo e em sua presença internacional crescente, o QNB manteve sua posição como a marca bancária de maior valor na região do MEA. Isso mantém a reconhecida posição do QNB como a instituição financeira líder em toda a região do MEA, assim como o valor inerente da marca QNB.

Por meio de suas subsidiárias e empresas associadas, o Grupo QNB está presente em mais de 30 países em três continentes, oferecendo uma ampla variedade de produtos e serviços. A equipe do Grupo QNB conta com mais de 27.300 pessoas atendendo mais de 20 milhões de clientes em 1.200 locais e 4.300 caixas eletrônicos.

*Fonte: ME NewsWire

Grupo QNB