Reproduções de manuscritos raros do Vaticano serão apresentados a doadores do projeto

O projeto continua preservando digitalmente o patrimônio cultural da humanidade com a mais recente tecnologia

Vergilius Vaticanus, Folio XXIIr, Creusa trying to detain Aeneas from the battle, 4th cent.

TÓQUIO, Japão, e ROMA, Itália--()--A Biblioteca Apostólica do Vaticano, a Digita Vaticana, a NTT DATA Corporation e a Canon Inc. anunciaram hoje um acordo para apresentar reproduções fiéis especiais de um manuscrito raro de 1.600 anos às primeiras duzentas pessoas ou organizações que doarem 500 euros ou mais em apoio a um projeto em andamento que emprega a tecnologia da NTT DATA para arquivar digitalmente milhares de manuscritos da Biblioteca do Vaticano. As reproduções darão aos contempladores a sensação de estar olhando para a obra prima original. As doações devem ser feitas à Digita Vaticana (www.digitavaticana.org), uma organização sem fins lucrativos que arrecada fundos para o projeto de digitalização da biblioteca. A partir de hoje, reproduções certificadas pela biblioteca podem ser reservadas por meio de uma doação, e a Digita Vaticana distribuirá um presente especial aos doadores e a quem apoiar o projeto em setembro.

O fac-símile reproduzirá com precisão a aparência do manuscrito. O processo de digitalização está sendo realizado pela NTT DATA. A reprodução fiel do manuscrito é possível graças à combinação da tecnologia de processamento de imagens, de propriedade da Canon, e da tecnologia de impressão avançada da Océ, empresa da Canon Group.

A colaboração comprova como as avançadas tecnologias podem ser utilizadas para preservar e disseminar relíquias antigas como evidência do patrimônio cultural universal da humanidade. As tecnologias inovadoras de processamento de imagens e impressão produzirão cópias excepcionalmente fiéis do Folio 22 recto do Virgílio do Vaticano, uma das obras mais importantes do acervo da Biblioteca do Vaticano. Uma edição limitada com duzentas cópias da reprodução será distribuída aos doadores e a quem apoiar o projeto.

O Virgílio do Vaticano, um manuscrito criado na Roma Antiga por volta de 400 d.C., contém fragmentos da Eneida e das Geórgicas de Virgílio. Originalmente, é muito provável que contivesse todos os trabalhos canônicos do poeta latino. Um dos manuscritos mais antigos atualmente existentes, ele ainda contém o texto da Eneida, com 76 folhas e 50 ilustrações originais. O Folio 22 recto inclui uma ilustração da Eneida que retrata Creusa tentando impedir que seu marido Aeneas partisse para a batalha.

A NTT DATA uniu-se ao projeto de arquivamento digital da Biblioteca Apostólica do Vaticano em abril de 2014. O projeto tem como objetivo criar cópias digitais de três mil manuscritos antigos para que sejam arquivados e compartilhados com estudiosos e o público em geral do mundo todo.

“Para nós, é uma honra poder utilizar nossa tecnologia de ponta para ajudar a Biblioteca Apostólica do Vaticano a preservar esses tesouros culturais insubstituíveis como um legado para as gerações futuras”, declarou Toshio Iwamoto, presidente e diretor executivo da NTT DATA. “A NTT DATA continuará empregando sua especialidade digital para apoiar a arte e a academia em benefício das próximas gerações.”

“Nossa biblioteca é um armazém da cultura global da humanidade”, afirmou o Monsenhor Cesare Pasini, prefeito da Biblioteca Apostólica do Vaticano. “Estamos muito satisfeitos, pois o processo de arquivamento digital permitirá que esses manuscritos antigos sejam disponibilizados para o mundo, fortalecendo o espírito do patrimônio universal compartilhado pela humanidade.”

“Cada doação será utilizada para apoiar nossa missão de preservar os inestimáveis manuscritos históricos da Biblioteca Apostólica do Vaticano”, disse Maite Bulgari, presidente da Digita Vaticana. “A reprodução que será enviada a duzentos doadores permitirá que as pessoas compreendam como a digitalização e as novas tecnologias podem reproduzir a aparência e a essência originais de uma página de um manuscrito antigo criado há 1.600 anos.”

“É uma honra que a tecnologia de ponta da Canon seja utilizada para criar cópias desse documento culturalmente tão importante”, disse Fujio Mitarai, presidente do conselho e diretor executivo da Canon Inc. “O processo empregado para reproduzir de maneira precisa o visual e a textura do manuscrito de 1.600 anos do Vaticano utiliza nossa tecnologia de processamento de imagens e a aparência dos materiais para facilitar a digitalização das informações visuais, como cores, contornos de superfície sutis e brilho. Essas informações são então controladas de forma otimizada para replicar as propriedades visuais do documento original. Através da nossa tecnologia, a Canon continuará contribuindo para o desenvolvimento da cultura e da arte.”

A Biblioteca Apostólica do Vaticano e a NTT DATA esperam concluir seu projeto de digitalização do manuscrito em março de 2018. Pessoas e organizações interessadas em apoiar o projeto estão convidadas a visitar a Digita Vaticana em www.digitavaticana.org.

Sobre o projeto de arquivamento digital da Biblioteca Apostólica do Vaticano
Em abril de 2014, a Biblioteca Apostólica do Vaticano e a NTT DATA começaram a trabalhar no projeto de arquivamento digital de manuscritos da biblioteca, com planos para digitalizar aproximadamente três mil manuscritos até 2018. O projeto geral da biblioteca pretende arquivar digitalmente todos os manuscritos preservados em seu acervo, somando aproximadamente 82 mil manuscritos e 41 milhões de páginas. Imagens de alta definição podem ser observadas no site da biblioteca, DigiVatLib (http://digi.vatlib.it), utilizando um modo de visualização criado com a tecnologia AMLAD™ de soluções para arquivamento digital da NTT DATA. Em 17 de maio de 2016, o site foi renovado para fornecer acesso a todo o arquivo de manuscritos digitalizados e incunábulos da biblioteca. O DigiVatLib está em conformidade com a Estrutura Internacional para a Interoperabilidade de Imagens (International Image Interoperability Framework, IIIF), um padrão aberto de fácil acesso a pesquisadores de todo o mundo.

Sobre a Biblioteca Apostólica do Vaticano
A Biblioteca Apostólica do Vaticano, conhecida como a “Biblioteca do Papa”, está localizada na Cidade do Vaticano. Ela foi fundada pelo Papa Nicolau V Parentucelli (1447-1455) no Palácio dos Papas. No final do século 16, ela foi transferida para o Salão Sistino pelo Papa Sisto V Peretti (1585-1590), no último andar de um novo edifício construído para delimitar a norte o Pátio do Belvedere. A localização atual, que teve início com o Papa Leão XIII Pecci (1878-1903), inclui edifícios adjacentes nos quais a biblioteca foi ampliada para acomodar as aquisições e doações adicionais durante sua longa história. A biblioteca documenta a história e os pensamentos da humanidade através da arte, literatura, matemática, ciência, direito e medicina, do início da Era Cristã até os dias atuais. Ela engloba trabalhos de diversos idiomas e culturas desde o Extremo Oriente até a América pré-colombiana. A coleção abrange 82 mil manuscritos, 100 mil unidades de arquivamento, 1,6 milhão de livros impressos (incluindo 8,7 mil incunábulos impressos antes de 1501), 400 mil moedas e medalhas, 100 mil gravuras, desenhos e matrizes, e 150 mil fotografias.

Sobre a Digita Vaticana
A Digita Vaticana Onlus é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2014 para promover a conversão de 82 mil manuscritos da Biblioteca do Vaticano para o formato digital. Ela organiza atividades de arrecadação para apoiar essa iniciativa de digitalização e desenvolve canais de comunicação para divulgar e articular o valor incomensurável desses documentos históricos insubstituíveis. Para obter mais informações e adquirir uma cópia da edição limitada da reprodução, acesse www.digitavaticana.org.

Sobre a NTT DATA
A NTT DATA (TOKYO:9613) é uma fornecedora líder de serviços de TI e parceira global em inovação sediada em Tóquio, no Japão, com operações comerciais em mais de 40 países. Sua ênfase está em compromissos a longo prazo, combinando alcance global com proximidade local para oferecer serviços profissionais de primeira linha, que vão desde consultoria e desenvolvimento de sistemas até o outsourcing. A empresa tem participado no projeto da Biblioteca Apostólica do Vaticano no arquivamento digital de manuscritos insubstituíveis desde 20 de março de 2014. Para obter mais informações, visite www.nttdata.com.

Sobre a Canon Inc.
A Canon Inc. (NYSE:CAJ) (TOKYO:7751), com sede em Tóquio, Japão, é líder nas áreas de equipamentos para processamento de imagens profissionais e para o consumidor, sistemas de informação e equipamentos industriais. A cooperação da Canon com o projeto de digitalização da Biblioteca Apostólica do Vaticano é uma iniciativa que tem mantido sua filosofia empresarial de kyosei. De acordo com sua filosofia, a Canon empreende uma grande variedade de atividades, contribuindo socialmente com o objetivo de ajudar na formação de um mundo em que todas as pessoas vivam e trabalhem juntas em harmonia. Acesse o site global da Canon Inc. em http://global.canon/.

Notas.
O AMLAD™ é uma marca doméstica da NTT DATA Corporation.
Quaisquer outros nomes de produto, empresa e organização são marcas registradas ou corporativas.

Contato com a mídia
NTT DATA Corporation