A equipe Tribal Quest visitou comunidades tribais para criar suas árvores genealógicas e registrar suas histórias familiares online, preservando-as para as gerações futuras

Loading media player...

MyHeritage lança iniciativa global sem fins lucrativos para documentar história familiar de tribos isoladas (Vídeo: Business Wire)

SÃO PAULO, Brasil & TEL AVIV, Israel & WINDHOEK, Namibia & PORT MORESBY, Papua Nova Guiné--()--MyHeritage, o destino ideal para descobrir, preservar e compartilhar a história da família, revelou hoje sua mais recente iniciativa — Tribal Quest — para gravar as histórias de família de comunidades que não têm acesso à tecnologia moderna.

MyHeritage completou suas primeiras duas expediçõesTribal Quest com suas visitas à Namíbia e Papua Nova Guiné, onde encontrou com anciãos e famílias do povo Himba, na Namíbia e diferentes grupos tribais na Papua Nova Guiné. Juntamente com guias locais, a equipe MyHeritage passou três semanas em cada país, entrevistando centenas de membros da comunidade, tirando milhares de fotos de família, coletando informações nos cemitérios e participando de eventos comunitários locais e rituais. Na sequência, a equipe processou toda a informação coletada, cruzando e categorizando as informações, bem como organizando as informações sobre a história da família de mais de 6000 membros das comunidades tribais, em 55 árvores genealógicas bastante detalhadas. Esta informação foi então salva online, no site do MyHeritage, preservando o legado cultural e as histórias pessoais destes povos tribais, para sempre.

Em uma das vilas, numa remota região rural de Kunene, na Namíbia, a equipe Tribal Quest encontrou com Mbunguha, um ancião da tribo, que contou histórias de sua família, acontecidas há várias gerações. Os pais de Mbunguha lhe disseram que ele nasceu em um período de seca extrema, marcando uma época especialmente difícil para sua família. Atualmente ele se preocupa com o efeito que os repetidos períodos de estiagem, juntamente com a instabilidade econômica, terão sobre sua comunidade. Com o modo de vida Himba tradicional agora em declínio e com a globalização e urbanização em alta, Mbunguha tem a preocupação de que as tradições familiares acabem por se perder. Assim sendo, ele estava particularmente ansioso em participar do projeto e em gravar a história da sua família, assegurando que ela não se perca nas próximas gerações. A árvore genealógica de Mbunguha e de sua família está agora preservada no MyHeritage.

Novas expedições para outros destinos remotos estão sendo atualmente planejadas.

"Não importa qual cultura e tradição nós temos, todos nós humanos temos em comum o fato de termos uma família; e todos nós aprendemos e honramos os nossos antepassados”, diz Golan Levi, User Experience Expert em MyHeritage e fundador do projeto Tribal Quest. “Este projeto tem como objetivo permitir a todos os povos ao redor do mundo - não obstante onde eles vivam - preservar as histórias de seus antepassados para sempre, para os seus descendentes e para os nossos.”.

“Nós temos o privilégio de sermos o destino global por excelência de milhões de pessoas interessadas em descobrir e preservar sua história familiar”, comenta Gilad Japhet, fundador e CEO do MyHeritage. “Nós adoramos combinar o nosso trabalho com projetos pro bono público, utilizando nossas tecnologias e pessoal altamente qualificado e interessado em levar os benefícios da genealogia, para o maior número de pessoas possível. Com o Tribal Quest nós estamos preservando a herança cultural que está em risco de ser perdida e estamos fazendo isto de uma maneira única, a nível individual e familiar. Se não o fizermos ninguém mais o fará, então é nosso dever fazer esta documentação.”.

A expedição à Namíbia pode ser vista online no endereço www.tribalquest.org. Materiais ligados à Papua Nova Guiné serão adicionados em breve. Visite o site para saber mais, ver fotos e ler histórias do povo Himba, ou para participar.

Visualizar o vídeo sobre o Tribal Quest.

Sobre MyHeritage

MyHeritage é o endereço ideal para descobrir, preservar e compartilhar a história da sua família. De forma inovadora e com o uso inteligente das tecnologias, MyHeritage está transformando a história familiar em uma atividade que é acessível e que dá resultados imediatos. Sua base de usuários global tem acesso a um banco de dados de registros históricos gigantesco, às coleções de árvores genealógicas mais internacionais e às tecnologias de busca por coincidências. MyHeritage é o ponto de encontro de milhões de famílias e oferece a elas um modo simples para a partilha da sua história, tanto a passada e a presente e é um verdadeiro tesouro para as gerações vindouras. MyHeritage está disponível em 42 idiomas. www.myheritage.com.br

MyHeritage
Karen Hägele