Dimension Data e Cisco anunciam projeto para proteger os rinocerontes da África do Sul

As duas empresas vão recorrer à tecnologia para impedirem a entrada ilegal de pessoas nas reservas de caça

JOHANNESBURGO e SAN JOSÉ, Califórnia--()--A empresa sul-africana de tecnologia, Dimension Data, e a líder mundial em redes, Cisco, anunciaram hoje uma iniciativa que visa reduzir radicalmente o número de rinocerontes caçados na África do Sul. As empresas implementaram algumas das tecnologias mais sofisticadas do mundo, numa reserva de caça privada não identificada contígua ao célebre Parque Nacional Kruger, para controlar e rastrear as pessoas, desde que entram, até à sua saída da reserva.

O objetivo é intervir e impedir que as pessoas entrem na reserva de forma ilegal – seja por cortarem as cercas, por serem colocadas no terreno por helicópteros ou por, simplesmente, atravessarem os portões de entrada de carro.

Com o tempo, a tecnologia será replicada noutras reservas não só na África do Sul, como em todo o continente africano e a nível global, não apenas para a proteção de rinocerontes, mas também pela preservação de outras espécies ameaçadas, incluindo elefantes, leões, pangolins, tigres na Índia e Ásia e, inclusivamente, raias no oceano.

De acordo com o relatório de 2015, feito pelo Departamento Sul-Africano de Assuntos Ambientais, 1.215 rinocerontes foram mortos por caçadores em 2014. Isso equivale a três rinocerontes mortos por dia.
Se esta taxa de caça furtiva continuar, em 2018, as mortes dos rinocerontes ultrapassariam os nascimentos, levando à sua extinção na África do Sul em 2025.

Bruce Watson, executive da Dimension Data, explica: “Todos os dias, centenas de colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, pessoal de segurança e turistas entram e saem das reservas de caça. A atividade humana nestes ambientes não é monitorizada porque, normalmente, a reserva encontra-se num local remoto, com uma infraestrutura de TI insuficiente no controlo de acesso, utilizando processos de segurança manuais e uma comunicação muito limitada.

“Com a nossa tecnologia Connected Conservation, não é necessário disparar dardos tranquilizantes nos animais para inserir sensores nos seus chifres ou um chip sob a pele. Isso pode ser extremamente desgastante e perigoso para os animais, como já se constatou através da morte ou da cegueira de vários rinoceronte, levando mesmo ao seu abate.

Na primeira fase do projeto, a Dimension Data trabalhou em estreita colaboração com a Cisco para reunir informações através dos guardas florestais, do pessoal de segurança, da tecnologia e das equipas do centro de controle. O primeiro passo – já concluído – foi criar uma Rede de Área da Reserva (RAN) e instalar pontos de acesso Wi-Fi em localizações importantes.

Numa segunda fase, a Connected Conservation incorporará um circuito fechado de televisão, drones com câmeras infravermelho, câmeras de imagem térmica, sensores de rastreamento de veículos, bem como sísmicos numa rede inteligente de alta segurança. A Dimension Data, utilizando a tecnologia Cisco, também desenvolveu as Rerserve Area Networks (RAN), uma das primeiras instalações deste tipo a nível global.

Chris Dedicoat, vice-president executive Worldwide Sales da Cisco, afirmou: “A África do Sul é atualmente o habitat de cerca de 70% dos rinocerontes remanescentes no planeta, na sua maioria localizados no Parque Nacional Kruger, o que despoletou a vontade de testar a Connected Conservation. Em colaboração com a Dimension Data, as equipas mobilizaram-se rapidamente para estudar e construir uma solução digital de alta segurança, que proporciona aos que protegem os rinocerontes uma compreensão, transparência e visibilidade valiosas, das decisões eficazes e informativas que têm de ser tomadas contra a caça furtiva”.

  • Para mais informações sobre a Connected Conservation, clique aqui
  • Para ver entrevistas sobre a Connected Conservation, clique aqui

-FIM-

Sobre a Dimension Data

A Dimension Data utiliza o poder transformador da tecnologia para ajudar as organizações a alcançarem grandes feitos na era digital. Como membro do NTT Group, estamos focados na infraestrutura digital, Cloud híbrida, em espaços de trabalho para o futuro, em segurança cibernética e na rede como plataforma.

Com um volume de negócios de 7,5 B USD e escritórios em 58 países, facultamos serviços aos nossos clientes independentemente da sua localização e em cada etapa tecnológica em que se encontrem. Acelere a sua ambição. Visite a dimensiondata.com

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em tecnologia, trabalhando com internet desde 1984. Os nossos colaboradores, produtos e parceiros ajudam a sociedade a interligar-se em segurança e a aproveitar, no presente, as oportunidades digitais do futuro. Descubra mais em thenetwork.cisco.com e siga-nos no Twitter em @Cisco.

A Cisco e o logotipo da Cisco são marcas comerciais ou marcas registadas da Cisco e/ou de suas afiliadas nos EUA e em outros países. A lista das marcas comerciais da Cisco pode ser encontrada em www.cisco.com/go/trademarks. As marcas de terceiros mencionadas são de propriedade de seus respectivos proprietários. O uso da palavra “parceiro” não implica uma relação de parceria entre a Cisco e qualquer outra empresa.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Cisco
Linda Horiuchi, Tel.: +1 646-674-7310
E-mail: lhoriuch@cisco.com
ou
Dimension Data
Hilary King, Tel.: +2782 414 9623
E-mail: hilary.king@dimensiondata.com

Contacts

Cisco
Linda Horiuchi, Tel.: +1 646-674-7310
E-mail: lhoriuch@cisco.com
ou
Dimension Data
Hilary King, Tel.: +2782 414 9623
E-mail: hilary.king@dimensiondata.com