Novo estudo da GSMA enfatiza a importância do comércio, acesso e pagamentos digitais para o crescimento no Paquistão

Operadoras de telefonia móvel, habilitadores de sistemas de pagamentos e parcerias do governo
desempenham papéis significativos no desenvolvimento da sociedade digital no Paquistão

ISLAMABAD--()--O relatório de uma nova pesquisa realizada pela GSMA, "Building digital societies in Asia: Making commerce smarter" (Desenvolvendo sociedades digitais na Ásia: tornando o comércio mais inteligente), indica que para o Paquistão aproveitar todo o potencial de comércio digital, é preciso uma grande colaboração entre as operadores de telefonia móvel, setores financeiros e de pagamentos, além de agências governamentais. Cada uma dessas partes interessadas têm um papel fundamental que devem desempenhar para permitir o comércio, acesso e pagamentos digitais.

“As operadoras de telefonia móvel têm investido pesadamente para garantir o acesso à Internet no Paquistão, e essas empresas pretendem continuar a fazer isso. Até 2020, a cobertura 3G deverá chegar a 90% da população do país e a banda larga móvel deverá chegar a 40%”, disse Alasdair Grant, diretor da GSMA na Ásia. “Com a conectividade apresentando menos problemas, o desafio agora reside em aumentar o número de contas de comércio digital e promover os pagamentos digitais para a concretização do pleno potencial de comércio digital no Paquistão.”

Como metade da população adulta no Paquistão (cerca de 60 milhões de pessoas) tem acesso a um celular, mas não a uma conta bancária, o dinheiro móvel ou serviços bancários sem agência, como são conhecidos no Paquistão, desempenham um papel muito importante. As operadoras móveis já começaram a investir para aumentar a adoção e utilização de contas de banco sem agência, promovendo o desenvolvimento de um ecossistema digital.

Áreas de oportunidade para o crescimento digital do Paquistão

O setor de pagamentos do governo é uma área onde o potencial para a digitalização de pagamentos é substancial. No Paquistão, os fornecedores e partes interessadas estão avaliando a viabilidade da digitalização deste caso de uso para reduzir custos com envio e promover a utilização de contas bancárias sem agências. Há também uma oportunidade para aumentar o valor da titularidade de contas ao fornecer apoio para os pagamentos comerciais remotos e de proximidade. Para que isso aconteça, os provedores de soluções com base em tecnologia nos setores financeiros e de pagamento (empresas Fintech) devem fazer parcerias com operadoras sem agências bancárias para criar produtos de pagamento para diferentes segmentos do mercado.

Os serviços bancários sem agência no Paquistão estão crescendo a um ritmo bem mais rápido do que o sistema bancário tradicional e ampliaram o alcance dos serviços financeiros para aqueles que não têm contas em bancos ou com baixa renda. As dinâmicas recentes do mercado, juntamente com um número crescente de contas bancárias sem agências, indicam que as bases para o comércio digital existem no Paquistão e devem crescer ainda mais rapidamente nos próximos anos. O crescimento do comércio digital levará a uma maior captação de contas digitais, à medida que as pessoas começarem a perceber o valor da utilização de contas digitais para pagamento de bens e serviços em suas vidas diárias.

De acordo com o relatório da GSMA Intelligence, o desenvolvimento do Paquistão como uma economia digital ainda enfrenta muitos desafios. Estes desafios incluem barreiras sócio-políticas, como estrutura jurídicas e regulatórias fracas, uma ausência de conhecimento digital e uma falta de conscientização do que é o comércio digital e como acessá-lo. Para se ter sucesso, é preciso que haja colaboração entre todas as partes envolvidas, incluindo o governo e reguladores, operadoras de telefonia móvel, instituições financeiras e empresas Fintech.

Clique aqui para acessar o relatório da GSMA Intelligence: "Building digital societies in Asia: Making commerce smarter"

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis de todo o mundo, reunindo cerca de 800 operadoras e mais de 250 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, assim como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai e as conferências do Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Pela GSMA
Charlie Meredith-Hardy
+44 7917 298428
CMeredith-Hardy@webershandwick.com
Assessoria de imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com

Contacts

Pela GSMA
Charlie Meredith-Hardy
+44 7917 298428
CMeredith-Hardy@webershandwick.com
Assessoria de imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com