Frontera Resources aumenta o potencial de gás em operações na Geórgia

HOUSTON, Estados Unidos--()--A Frontera Resources Corporation (AIM:FRR), uma empresa independente de exploração e produção de petróleo e gás, anunciou hoje um incremento significativo nos recursos de gás associados com os seus esforços de exploração e produção em curso na Geórgia – país situado na fronteira entre Europa e Ásia.

A empresa afirmou recentemente que continua avançando no seu foco de gás natural dentro de suas participações na Geórgia Oriental, combinando o foco técnico do seu Complexo de Gás de Mtsare Kheve e Complexo de Campo de Taribani em uma unidade geológica integrada de 2 mil quilômetros quadrados chamada de Complexo de Gás de South Kakheti. Além dos recursos de gás previamente identificados para os subconjuntos desta área combinada, os trabalhos em andamento recentemente concluíram uma nova estimativa de pouco mais de 3,8 trilhões de metros cúbicos de gás dentro de reservatórios-alvo encontrados entre 300 e 5.000 metros de profundidade. Uma análise independente das novas estimativas internas da Frontera está sendo realizada.

Em abril deste ano, a Frontera anunciou os resultados de um relatório encomendado pela empresa de consultoria independente Netherland, Sewell & Associates, com sede nos EUA, que confirmou os recursos prospetivos combinados de gás natural de até 365 bilhões metros cúbicos de gás no local, com mais de 266 bilhões de metros cúbicos de potenciais recursos de gás natural recuperáveis no Complexo de Gás de Mtsare Kheve e Complexo de Campo de Taribani.

Na sequência dessa avaliação, extensos estudos geológicos e geofísicos continuaram dentro e entre o Complexo de Gás de Mtsare Kheve e as áreas do Complexo de Campo de Taribani, já que a empresa acreditava que essa região faz parte de um complexo geológico comum. Como resultado, os estudos de prospeção em curso confirmaram um amplo potencial de recursos de gás integrados, muito superior ao que foi anteriormente identificado.

Em 2014, a Frontera instalou uma rede de 14 quilômetros para coleta, processamento e transporte dutoviário, culminando com o início das operações de produção de gás a partir de operações de perfuração da empresa. Desde o início das operações de produção de gás, em abril do ano passado, nas suas operações no leste da Geórgia, a Frontera completou 18 meses bem-sucedidos de operações de produção de gás. As vendas de gás da área têm representado o primeiro gás não associado produzido internamente a ser comercializado de forma contínua no mercado de consumo nacional da Geórgia. Junto com a extensa análise técnica associada ao Complexo de Gás de South Kakheti, este trabalho abriu um novo capítulo histórico para a Geórgia seguir rumo à independência energética, bem como para fornecimento de gás a mercados além de suas divisas.

A Frontera fornece uma avaliação de opções de comercialização para expandir e acelerar os esforços, de modo a que este recurso seja oferecido não só para o mercado interno da Geórgia, mas também para os mercados regionais próximos, como Turquia e Europa. Diante disso, durante o mês de julho, a Frontera assinou um memorando estratégico de entendimento com a empresa de energia nacional da Ucrânia, Naftogaz, para um estudo de engenharia relacionado com a possibilidade de oferecer gás natural liquefeito (GNL) para a Ucrânia a partir do trabalho de gás a montante da Frontera na Geórgia. Estudos semelhantes associados a outros mercados para além do Mar Negro, bem como a rotas regionais de oleodutos, estão em andamento.

Steve C. Nicandros, presidente e diretor executivo da empresa, comentou:

“Os nossos investimentos na Geórgia continuam revelando o surgimento do que acreditamos ser uma jazida de gás de primeira classe ao identificar o Complexo de Gás de South Kakheti. Muito semelhante com a recente evolução das jazidas de gás igualmente prolíficas dos Estados Unidos, que transformaram a trajetória norte-americana de independência energética, os nossos resultados continuam indicando que a Geórgia tem os recursos de gás natural para seguir um caminho parecido. Acreditamos que o nosso trabalho servirá ainda para estabelecer a independência energética nacional da Geórgia nos anos vindouros, além de tornar o país um fornecedor estratégico de gás para os mercados turco e europeu de consumo.”

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Frontera Resources Corporation:
Liz Williamson
Vice-presidente de Relações com Investidores e Comunicações Corporativas
+1 713 585 3216
lwilliamson@fronteraresources.com
ou
RP Financeira:
Buchanan
Helen Chan
+44 (0) 20 7466 5000
helenc@buchanan.uk.com

Contacts

Frontera Resources Corporation:
Liz Williamson
Vice-presidente de Relações com Investidores e Comunicações Corporativas
+1 713 585 3216
lwilliamson@fronteraresources.com
ou
RP Financeira:
Buchanan
Helen Chan
+44 (0) 20 7466 5000
helenc@buchanan.uk.com