Adição de trombectomia com stent ao tratamento de pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico agudo reduz incapacitação em estudos globais

ESCAPE e EXTEND-IA mostram resultados neurológicos melhorados pela adição de trombectomia com stent

Loading media player...

DUBLIN, Irlanda--()--Uma pesquisa apresentada hoje no Congresso Mundial de AVC (ISC) em Nashville, TN, EUA, e publicada on-line no The New England Journal of Medicine (NEJM) descobriu que a adição do procedimento de trombectomia com stent, usando o Solitaire™ Device, ao tratamento farmacêutico atual reduziu a incapacitação nos pacientes que sofreram acidente vascular cerebral.

Os estudos Expansão do tempo até a trombólise em déficits neurológicos súbitos - Intra-Arterial (EXTEND-IA, na sigla em inglês) e Tratamento endovascular para acidente vascular isquêmico de oclusão de pequeno núcleo e proximal (ESCAPE, na sigla em inglês), que foram estudos iniciados por investigadores e financiados por subsídio não condicionado da Medtronic plc (NYSE:MDT), avaliaram principalmente a adição do Solitaire ao tratamento farmacêutico atual, ou tPA IV. O ESCAPE avaliou 316 pacientes e constatou que os pacientes no grupo de tratamento tiveram maior taxa de retorno da independência funcional (ou redução da morbidade/incapacitação causada pelo acidente vascular cerebral) e menor risco de morte devida ao acidente vascular cerebral em comparação com os tratados apenas com tPA IV. A independência funcional teve melhoras estatisticamente significativas (53 % vs. 29 %), com 53 % dos pacientes recuperando a independência funcional depois do tratamento. O ESCAPE mostrou uma redução estatisticamente significativa nas mortes (mortalidade) devidas ao acidente vascular cerebral, reduzindo a taxa de mortalidade aproximadamente à metade (10 % vs. 19 %).

Do mesmo modo, o EXTEND-IA (70 pacientes) mostrou melhora estatisticamente significativa na taxa de retorno da independência funcional (71 % vs. 40 %) a favor dos pacientes tratados com o Solitaire em comparação com os tratados apenas com tPA IV.

O EXTEND-IA mostrou uma tendência robusta, porém não estatisticamente significativa, de redução da morte devida ao acidente vascular cerebral (9 % no grupo do Solitaire vs. 20 % no grupo de apenas tPA IV). Além disso, os pacientes tratados com o Solitaire permaneceram estatística e significativamente menos tempo no hospital ou em reabilitação antes da alta/volta ao trabalho (15 vs. 73 dias). O estudo observou uma melhora estatisticamente significativa nas taxas de recanalização em 24 horas, 100 % com o Solitaire vs. 37 % para apenas tPA IV.

"A trombectomia com o stent Solitaire é o caminho. Ela representa um divisor de águas no tratamento atual do acidente vascular cerebral isquêmico", disse Jeffrey L. Saver, MD, FAHA, FAAN, FANA, professor de Neurologia na Escola Geffen de Medicina da UCLA e Diretor do Centro de Tratamento Amplo do Acidente Vascular Cerebral da UCLA.

O ESCAPE e o EXTEND-IA confirmaram, portanto, os achados do estudo clínico randomizado e multicêntrico do tratamento endovascular do acidente vascular cerebral isquêmico agudo nos Países Baixos (MR CLEAN), publicados no NEJM em dezembro de 2014. Os resultados do MR CLEAN também mostraram que a adição da trombectomia com stent durante o tratamento inicial do acidente vascular cerebral isquêmico agudo (AVI) dobrou a probabilidade de um bom resultado neurológico.

"Os resultados decisivos do ESCAPE e do EXTEND-IA indicam que é necessária uma alteração profunda no tratamento do acidente vascular cerebral", disse Bruce Campbell, BMedSc, MBBS (Hons), FRACP, PhD, Universidade de Melbourne. "Nossos achados apresentam evidências inquestionáveis da segurança e da eficácia da trombectomia com stent."

Tanto o ESCAPE como o EXTEND-IA foram interrompidos precocemente pelo comitê de segurança em razão da robustez dos resultados, que indicavam o benefício da trombectomia com o stent Solitaire. Desenvolvido para ser usado de forma a restaurar o fluxo sanguíneo para o cérebro nos pacientes afetados por um acidente vascular cerebral isquêmico, o dispositivo Solitaire proporciona aos pacientes um tratamento alternativo. Muitos pacientes não são elegíveis para tPA IV, ou por terem perdido o intervalo de zero a três horas para o início do tratamento, ou por apresentarem a oclusão de um grande vaso ou AVI (o acidente vascular cerebral mais grave) — casos em que os coágulos sanguíneos são muito grandes para que possam ser dissolvidos pelo tratamento farmacêutico, o que torna a trombectomia com stent a opção de tratamento mais viável.

"Dispomos agora de um corpo de evidências clínicas irrefutáveis com uma ampla base de pacientes referendando o uso do tratamento endovascular, especialmente quando usada a trombectomia com stent. As diretrizes irão mudar," disse Michael Hill, BSc, MSc, MD, FRCPC, Universidade de Calgary.

O EXTEND-IA e o ESCAPE mostram os efeitos do dispositivo Solitaire da Medtronic na restauração do fluxo sanguíneo para o cérebro, o que reduz a morbidade e a incapacitação resultantes do acidente vascular cerebral e diminui o tempo que os pacientes passam em hospitais ou centros de reabilitação. Os dois estudos também alcançaram seus desfechos de segurança. O dispositivo Solitaire emprega um cateter com microdimensões para acessar às artérias cerebrais afetadas por um acidente vascular cerebral por uma incisão na perna. Depois de posicionado, o dispositivo Solitaire ajuda a restaurar imediatamente o fluxo sanguíneo e a remover os coágulos causadores do acidente vascular cerebral.

"A solidez dos dados do Solitaire fala por si mesma. Os dados apresentados no momento sugerem os benefícios notáveis da trombectomia com stent", disse Brett Wall, presidente, Neurovascular, Medtronic. "A necessidade desse dispositivo no tratamento do acidente vascular cerebral é clara."

De acordo com a Federação Mundial do Coração, os acidentes vasculares cerebrais são a quinta principal causa de morte no mundo e contribuem para aproximadamente seis de mortes em todo o planeta.

Sobre a Medtronic

Medtronic plc (www.medtronic.com), sediada em Dublin, Irlanda, é a líder mundial em tecnologia médica, amenizando a dor, restaurando a saúde e estendendo a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Todas declarações prospectivas estão sujeitas aos riscos e incertezas descritos nos relatórios periódicos da Medtronic apresentados à Comissão de Valores Mobiliários. Os resultados verificados podem ser significativamente diferentes dos resultados previstos.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Por Medtronic plc
David T. Young, +1-508-452-1644
Relações Públicas
ou
Jeff Warren, +1-763-505-2696
Relações com Investidores

Contacts

Por Medtronic plc
David T. Young, +1-508-452-1644
Relações Públicas
ou
Jeff Warren, +1-763-505-2696
Relações com Investidores