Toshiba e GDF SUEZ concluem a transação de NuGen
Maior novo projeto de energia nuclear da Europa

  • Toshiba e GDF SUEZ concluem a transação de NuGen
  • O primeiro dos três reatores Westinghouse AP1000® destinados a operar em 2024
  • Projeto para fornecer quase 7% das demandas de eletricidade projetadas do Reino Unido
  • O Projeto prevê criar entre 14.000 e 21.000 empregos no Reino Unido.

LONDRES - Reino Unido--()--Toshiba Corporation (TOKYO:6502) e GDF SUEZ concluíram um acordo que impulsionará o desenvolvimento do projeto de energia nuclear de Mooreside, na costa de West Cumbria, no noroeste da Inglaterra – o maior e único projeto de construção de usina de energia nuclear proposto na Europa.

O acordo vê a Toshiba adquirindo uma participação de 60% e a GDF SUEZ mantendo o controle de 40% na NuGeneration Ltd (NuGen), a empresa de energia nuclear sediada no Reino Unido, que planeja construir três reatores Westinghouse AP1000 em West Cumbria. Cada reator levará cerca de quatro anos para ser construído. Quando plenamente operacional, a unidade de Moorside deverá atender cerca de 7% das futuras necessidades de eletricidade do Reino Unido.

Uma transação também foi concluída com o Órgão de Desmantelamento Nuclear (Nuclear Decommissioning Authority, NDA) sobre a extensão de um contrato de opção de terreno para a unidade de Moorside.

A usina de Moorside pretende iniciar suas operações em 2024. Quando plenamente operacional, ela terá uma capacidade combinada de 3.4GW, suficiente para proporcionar energia a 6 milhões de casas. O projeto atende aos objetivos de segurança de energia e baixa emissão de carbono do governo do Reino Unido no momento em que as usinas existentes estão se aposentando e a baixa geração de carbono é necessária para cumprir os compromissos nacionais e internacionais. O reator Westinghouse AP1000 — um reator de água pressurizada — é licenciado pela Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos. Atualmente, oito reatores AP1000 estão em construção globalmente.

Antes da decisão sobre o investimento final que sua tomada está prevista até o final de 2018, a NuGen realizará uma ampla gama de trabalhos preparatórios, incluindo atividades de regulamentação, licenciamento e comerciais. O foco da equipe de gestão, em 2014, será em pesquisas no local, estudos preliminares para layouts da unidade e envolvimento das partes interessadas e preparação para consultas das partes interessadas.

Com 40 anos de atuação como proprietária e operadora em energia nuclear, a GDF SUEZ fornecerá habilidades sólidas e comprovadas como operadora de usina de energia nuclear em todas as atividades que sejam vitais em todo o ciclo de vida de uma usina nuclear. A Tractebel Engineering, uma subsidiária da GDF SUEZ, atuará como engenheira da proprietária da NuGen. Sua função será a de fornecer uma variedade de serviços de engenharia, de estudos de viabilidade a construção, operação, manutenção e descomissionamento.

A Westinghouse pretende utilizar suas instalações de Springfields, uma usina de combustível licenciada do Reino Unido, próxima a Preston, para fabricar o combustível para reatores AP1000 construídos no Reino Unido e, sendo assim, garantir o aprovisionamento de combustível nativo. A usina fabrica atualmente combustível para toda a frota de reatores avançados resfriados a gás do Reino Unido, e combustível para reatores de água pressurizada para exportação.

A experiência global e o compromisso da Toshiba, a experiência pioneira da GDF SUEZ como uma operadora nuclear Europeia, e a tecnologia de liderança mundial da Westinghouse são uma poderosa combinação que fará uma contribuição significativa para a segurança energética e empregos a longo prazo no Reino Unido.

Comentando sobre a finalização da transação, Hisao Tanaka, presidente e diretor executivo da Toshiba Corporation, disse: "Damos as boas-vindas ao fechamento do contrato, que reitera o compromisso da Toshiba, da GDF SUEZ e da Westinghouse para construir três reatores AP1000 em Moorside. Estamos confiantes de que este projeto apoiará o Reino Unido ao enfrentar os desafios de assegurar um fornecimento de energia estável com preços acessíveis no futuro e corte nas emissões de CO2. "

Presidente e diretor executivo da GDF SUEZ, Gérard Mestrallet, afirmou: "A parceria industrial com a Toshiba e a Westinghouse e a prossecução do projeto da NuGen reflete a estratégia e ambições nucleares da GDF SUEZ. A GDF SUEZ tem um sólido histórico no desenvolvimento e gestão de projetos de energia substancial ao redor do mundo, o conhecimento profundo de diversos modelos de mercado e ampla experiência em todos os tipos de geração de energia, incluindo energia nuclear. Desejamos mencionar e reconhecer a forte visão estratégica e consenso político do Reino Unido, que permitiram a estrutura projetada para garantir uma futura geração de eletricidade segura, de baixo teor de carbono – com energia nuclear como parte dela, mantendo-se atraente para os investidores.

O presidente e diretor executivo da Westinghouse, Danny Roderick, reconheceu a grandiosa ocasião, dizendo: "A Westinghouse está muito satisfeita que o maior projeto de usina nucelar AP1000 até a data da Europa será construído no Reino Unido, já que é o lar de uma de nossas maiores operações globais. A economia local colherá muitos benefícios como resultado deste projeto, inclusive aproveitando a cadeia de abastecimento local e criando milhares de empregos qualificados. Elogiamos o Reino Unido por sua decisão de seguir em frente com a energia nuclear segura, limpa e acessível que beneficiará a região por décadas por vir. "

Sobre a Toshiba

A Toshiba Corporation, uma empresa Fortune 500, canaliza capacidades de nível internacional em sistemas e produtos eletrônicos e elétricos avançados em cinco domínios comerciais estratégicos: energia e infraestrutura, soluções comunitárias, sistemas e serviços de assistência médica, dispositivos e componentes eletrônicos e produtos e serviços de estilo de vida. Orientada pelos princípios do compromisso básico do Grupo Toshiba, "Comprometida com as pessoas, Comprometida com o futuro", a Toshiba promove operações globais para garantir um "Crescimento por meio de criatividade e inovação" e está colaborando para alcançar um mundo em que as pessoas vivam em uma sociedade segura, protegida e confortável, em todos os lugares.

Fundada em Tóquio, em 1875, atualmente a Toshiba está no centro de uma rede global de mais de 590 empresas consolidadas, com mais de 200 mil funcionários em todo o mundo e vendas anuais que ultrapassam 6.5 trilhões de ienes (US$ 63 bilhões).

Para saber mais sobre a Toshiba, acesse o site www.toshiba.co.jp/index.htm

Sobre a GDF SUEZ
A GDF SUEZ desenvolve seus negócios (energia, gás natural, serviços de energia) em torno de um modelo baseado em crescimento responsável para enfrentar os desafios ambientais e energéticos importantes de hoje em dia: atender às necessidades por energia, garantir a segurança do abastecimento, lutar contra a mudança climática e maximizar a utilização dos recursos. O Grupo propicia soluções altamente eficientes e inovadoras para indivíduos, cidades e empresas, contando com diversificadas fontes de abastecimento de gás, geração de energia flexível e de baixa emissão, bem como uma experiência única em quatro setores-chave: produção independente de energia, gás natural liquefeito, energia renovável e serviços de eficiência energética. A GDF SUEZ emprega 147.200 pessoas em todo o mundo e alcançou receitas de € 81.3 bilhões em 2013. O Grupo está listado nas bolsas de Paris, Bruxelas e Luxemburgo e é representado nos principais índices internacionais: CAC 40, BEL 20, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe e Euronext Vigeo (World 120, Eurozone 120, Europe 120 e France 20).

Sobre a Westinghouse
A Westinghouse Electric Company, uma empresa do grupo da Toshiba Corporation (TOKYO:6502), é a empresa pioneira de energia nuclear do mundo e é fornecedora líder de produtos e tecnologias para usinas nucleares para concessionárias de serviços públicos em todo o mundo. A Westinghouse forneceu o primeiro reator de água pressurizada do mundo em 1957, em Shippingport, Pensilvânia, EUA. Hoje, a tecnologia da Westinghouse é a base para aproximadamente metade das usinas nucleares em operação do mundo, incluindo mais de 50% das usinas na Europa. AP1000 é uma marca registrada da Westinghouse Electric Company LLC. Todos os direitos reservados.

Sobre a NuGen
A NuGen é uma empresa nuclear britânica de propriedade da Toshiba e GDF SUEZ. O projeto de Moorside da NuGen foca o desenvolvimento de uma nova estação de geração de energia nuclear em um terreno em West Cumbria, no noroeste da Inglaterra.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Contato de imprensa da Toshiba:
Toshiba Corporation
Midori Hara/Naomi Furuya, +81-3-3457-2100
Escritório de Relações Públicas e Relações com Investidores
media.relations@toshiba.co.jp
ou
Contato de imprensa GDF SUEZ:
Tel França: +33 (0) 1 44 22 24 35
Tel Bélgica: +32 2 510 76 70
E-Mail: gdfsuezpress@gdfsuez.com
@gdfsuez
Contato de relações com investidores GDF SUEZ:
Tel: +33 (0)1 44 22 66 29
E-Mail: ir@gdfsuez.com
ou
Contato de imprensa da Westinghouse:
Westinghouse Europa, Oriente Médio e África
Hans Korteweg
Gerente de comunicações
+32 (0)2 645-7162 (escritório)
+ 32 (0)479-75-13-60 (móvel)
kortewh@westinghouse.com

Contacts

Contato de imprensa da Toshiba:
Toshiba Corporation
Midori Hara/Naomi Furuya, +81-3-3457-2100
Escritório de Relações Públicas e Relações com Investidores
media.relations@toshiba.co.jp
ou
Contato de imprensa GDF SUEZ:
Tel França: +33 (0) 1 44 22 24 35
Tel Bélgica: +32 2 510 76 70
E-Mail: gdfsuezpress@gdfsuez.com
@gdfsuez
Contato de relações com investidores GDF SUEZ:
Tel: +33 (0)1 44 22 66 29
E-Mail: ir@gdfsuez.com
ou
Contato de imprensa da Westinghouse:
Westinghouse Europa, Oriente Médio e África
Hans Korteweg
Gerente de comunicações
+32 (0)2 645-7162 (escritório)
+ 32 (0)479-75-13-60 (móvel)
kortewh@westinghouse.com