Carter declara que o processo eleitoral na Venezuela é “o melhor do mundo”

O ex-presidente dos E.U.A. elogiou a tecnologia em voto eletrônico criada pela Smartmatic, em razão da simplicidade na verificação dos resultados

BOCA RATON, Flórida, EUA--()--Segundo as palavras de Jimmy Carter, ex-presidente dos E.U.A., durante o lançamento das Conversações Anuais, no Carter Center,“de fato, entre os noventa e dois processos eleitorais que monitoramos, o processo eleitoral da Venezuela é o melhor no mundo". Baseando sua opinião na vasta experiência acumulada pela instituição, observando e monitorando eleições em todo o mundo, Carter elogiou a nação sul-americana por seu sistema eleitoral, que torna simples a verificação de resultados.

A solução tecnológica desenvolvida pela Smartmatic, em uso na Venezuela desde 2004, inclui urnas eletrônicas sensíveis ao toque capazes de armazenar votos eletronicamente (criptografados e embaralhados), que imprimem um comprovante para cada voto processado. Esta característica, a plena implementação do conceito VVPAT, dá ao sistema uma grande vantagem, declarou Carter.

O ex-presidente, que tem um impressionante histórico em monitoramento eleitoral, também destacou o aperfeiçoamento dos processos eleitorais na América Latina nas últimas décadas.

Ao contrário de outros países, que obtiveram reconhecimento com o uso do voto eletrônico, por exemplo, Brasil, Índia e EUA, a tecnologia de votação da Venezuela, fornecida pela empresa multinacional Smartmatic , oferece diversos mecanismos de segurança para a realização de auditorias e verificação de resultados, que foram certificados por observadores nacionais e internacionais, inclusive pelo Carter Center. De fato, a Venezuela foi o primeiro país a implementar, em escala nacional, em 2004, um processo eleitoral utilizando urnas eletrônicas com telas sensíveis ao toquee comprovante de votação impresso.

Entre os diversos tópicos discutidos pelo ex-presidente durante o evento em Atlanta, vale mencionar os esforços do Carter Center para o fortalecimento da paz e da democracia, para a saúde na África e para o financiamento de campanhas eleitorais em âmbito mundial.

Sobre a Smartmatic

A Smartmatic é uma empresa multinacional que projeta e implementa soluções em tecnologia, com o objetivo de contribuir para que o governo cumpra, com eficiência máxima, os compromissos firmados com os cidadãos; trata-se de uma fornecedora de tecnologias com extenso registro de rastreamento e experiência comprovada nos Estados Unidos, Ásia, África, Europa, América Latina e no Caribe. A vantagem competitiva da Smartmatic fundamenta-se em sua tecnologia de ponta e experiência em três áreas principais: Soluções eleitorais, gestão de identidade e cidades inteligentes.

Smartmatic
Samira Saba, +1(561)862-0747