GLOBALFOUNDRIES e Qualcomm pretendem estabelecer colaboração para o desenvolvimento de tecnologia de ponta e buscar engajamento em alto volume de manufatura

Líderes da indústria em tecnologia avançada de fundição e produtos e serviços sem fio pretendem unir-se para impulsionar a inovação de produtos móveis.

SUNNYVALE, Calif√≥rnia e SAN DIEGO--()--A GLOBALFOUNDRIES, fornecedora líder de tecnologia de manufatura de semicondutores avançados, e a Qualcomm Incorporated, desenvolvedora e inovadora líder de tecnologias, produtos e serviços sem fio avançados, anunciaram hoje a assinatura de um memorando de entendimento não vinculante para colaboração em tecnologias de ponta. Inicialmente, a GLOBALFOUNDRIES pretende fornecer à Qualcomm acesso a tecnologias avançadas de 45nm de baixa potência (LP) e 28nm (LP), com intenção de colaboração para futuros nós de processo avançados.

“Como nossos clientes estão sempre exigindo mais desempenho, redução de energia, funcionalidade e portabilidade para sua experiência móvel, a necessidade de uma forte base tecnológica e de manufatura é hoje mais importante do que nunca”, disse Jim Clifford, vice-presidente sênior e gerente geral de operações da Qualcomm CDMA Technologies. “Com sua nova capacidade de manufatura e roteiro tecnológico, a GLOBALFOUNDRIES está bem posicionada para nos ajudar a habilitar a nova geração de inovação sem fio.”

O modelo de manufatura integrada sem fábrica (IFM, Integrated Fabless Manufacturing) da Qualcomm cria interfaces técnicas entre as partes no ciclo de desenvolvimento de semicondutores, oferecendo maior eficiência, custos reduzidos e mais rápida colocação no mercado de novos produtos. Um componente fundamental da estratégia IFM da Qualcomm é a abordagem multifundição, que ajuda a garantir o fornecimento de produtos para os clientes de fabricação de dispositivos da Qualcomm, e oferece flexibilidade à empresa, para atender mais rapidamente às novas demandas. O modelo IFM foi projetado para acelerar a execução da tecnologia da Qualcomm e atender ao esperado exponencial crescimento do mercado de semicondutores sem fio.

O relacionamento pretendido com a GLOBALFOUNDRIES vai se concentrar nos negócios sem fio da Qualcomm e oferecer tecnologias de produtos portáteis que operam nos padrões celulares CDMA2000®, WCDMA e 4G/LTE, incluindo o emergente segmento de dispositivos do tipo smartbook. As duas empresas prevêem que a GLOBALFOUNDRIES vai começar aceitando os designs da Qualcomm na FAB 1, em Dresden, em 2010.

“Como uma das maiores e mais bem sucedidas empresas de design de semicondutores do mundo, a Qualcomm precisa de acesso às tecnologias mais avançadas da indústria, junto com a capacidade de rápida colocação no mercado,” disse Douglas Grose, diretor executivo da GLOBALFOUNDRIES. “Ao trazer os benefícios de um modelo IDM de ponta para o mundo da fundição, vamos oferecer aos clientes a opção mais rápida para conseguir a comercialização de produtos avançados em volumes estáveis. Estamos satisfeitos com a oportunidade de colaborar com uma líder de mercado como a Qualcomm, à medida que esta habilita novas classes de produtos e tecnologias sem fio para o futuro.”

Além dos avançados nós tecnológicos, as duas empresas pretendem explorar outras áreas de colaboração para interação sobre tecnologia de pacotes de fundição e de embalagens 3D.

Sobre a GLOBALFOUNDRIES

A GLOBALFOUNDRIES é a primeira empresa de produção de semicondutores de ponta verdadeiramente global. Lançada em março de 2009, por meio de uma parceria entre a AMD (NYSE: AMD) e a Advanced Technology Investment Company (ATIC), a GLOBALFOUNDRIES oferece uma combinação exclusiva de tecnologia de ponta, excelência em produção e operações globais. A GLOBALFOUNDRIES está sediada no Vale do Silício e tem instalações em Austin, Dresden e Nova York.

Para outras informações sobre a GLOBALFOUNDRIES, acesse www.globalfoundries.com

Sobre a Qualcomm

A Qualcomm Incorporated (Nasdaq:QCOM) é líder no desenvolvimento e execução de serviços e produtos inovadores de comunicação digital sem fio, baseados na CDMA e outras tecnologias avançadas. Com sede em San Diego, Califórnia, a Qualcomm está incluída no S&P 100 Index, no S&P 500 Index e é uma empresa FORTUNE 500® de 2009. Para outras informações visite a Qualcomm na internet:

www.qualcomm.com

Blog: www.qualcomm.com/blog

Twitter: www.twitter.com/qualcomm

Facebook: www.facebook.com/Qualcomm

DECLARAÇÕES CAUTELARES DA GLOBALFOUNDRIES

Este comunicado à imprensa contém declarações relativas a desempenho futuro em conformidade com as disposições de porto seguro da Lei de Reforma de Litígios sobre Títulos e Valores Mobiliários Privados dos Estados Unidos, de 1995, e inclui, entre outras, declarações relativas a atuais expectativas, hipóteses, avaliações, previsões, objetivos, planos, esperanças, crenças, intenções e estratégias com relação ao futuro. Essas declarações relativas a desempenho futuro estão, portanto, sujeitas a riscos e incertezas que podem levar os resultados efetivos a divergir materialmente das expectativas atuais. Alguns fatores que contribuem para esses riscos e incertezas são as condições econômicas dos Estados Unidos e do mundo, dificuldades no desenvolvimento de novos clientes, perspectivas de demanda e oferta no setor de semicondutores/fundição em geral, a estratégia de fornecimento da potencial base de clientes, as ações dos concorrentes, o sucesso das alianças tecnológicas da empresa, o avanço da construção de instalações de produção adicionais, assim como processos governamentais associados, disponibilidade de componentes e equipamentos, questões trabalhistas e de contratos de trabalho nas instalações de produção, a progressão dos avanços tecnológicos e de processos; e eventos imprevistos. A GLOBALFOUNDRIES não assume nenhuma obrigação de atualizar as declarações relativas a desempenho futuro contidas neste comunicado em razão de novas informações ou novos eventos.

Notificação legal: no território da República Federal da Alemanha, o uso do termo “Smartbook” em conexão com computadores portáteis é reservado exclusivamente à Smartbook AG, Alemanha. Qualcomm é marca registrada da Qualcomm Incorporated. Todas as outras marcas registradas pertencem aos seus respectivos titulares.

GLOBALFOUNDRIES
Jon Carvill, 408-749-2346