China e Global Cement consolidam acordo sobre o futuro do baixo carbono

Parceria importante foi lançada para oferecer sustentabilidade do material essencial do mundo

Global Cement and Concrete Association and China Cement Association sign decarbonisation agreement in Beijing (Photo: Business Wire)

PEQUIM--()--Os dois principais órgãos representativos da indústria global de cimento assinaram um importante acordo para ajudar a acelerar a descarbonização do setor no mundo inteiro. A China Cement Association (CCA), que representa mais de 50% da produção de cimento do mundo, e a Global Cement and Concrete Association, cujos associados respondem por 80% da capacidade de produção de cimento fora da China, assinaram um compromisso de parceria histórica.

O compromisso inclui um acordo para trabalharem juntas e o desenvolvimento do baixo carbono da indústria de cimento e concreto. O concreto é o material mais utilizado do mundo, depois da água e do cimento, o principal aglutinante do concreto, e é responsável por cerca de 7% das emissões globais de CO2.

O acordo histórico também verá o desenvolvimento, além do lançamento posterior este ano, de um roteiro de neutralidade do carbono do cimento da China para toda a cadeia de valor, que estabelecerá um compromisso e um caminho para a descarbonização total da indústria do cimento na China. A GCCA, tendo lançado um roteiro global de zero emissões líquidas em 2021, pretende auxiliar com o seu desenvolvimento ao lado da Sinoma International Engineering Co Ltd (Sinoma), a maior empresa de tecnologia e equipamentos de cimento do mundo, e a European Cement Research Academy (ECRA), que também contribuirá com conhecimentos técnicos.

Ao lançar o acordo em uma cerimônia de assinatura em Pequim, Kong Xiangzhong, presidente executivo da CCA, disse: “Este importante acordo marca uma cooperação onde todos saem ganhando, e demonstra onde podemos colaborar efetivamente para trazer opiniões, conhecimento técnico e maior foco à nossa missão compartilhada de descarbonização. Tenho certeza de que isso criará uma parceria de longo prazo e mutuamente benéfica que será essencial para a construção de um mundo mais sustentável”.

Thomas Guillot, CEO da GCCA, disse: “O mundo precisa de liderança e colaboração como nunca antes, especialmente para solucionar a principal questão de nosso tempo, a mudança climática. Este acordo entra a indústria chinesa e a indústria global é um sinal para o mundo de que estamos prontos para fornecer os materiais de construção descarbonizados essenciais que o nosso planeta precisa. O cimento e o concreto possibilitam infraestruturas essenciais, comunidades prósperas e resilientes, água limpa, casas seguras e a mudança para energia limpa, que são fundamentais para um mundo sustentável no futuro”.

O acordo formalmente abrange os próximos três anos de cooperação e oferece uma plataforma para uma comunicação e troca mais amplas.

Thomas Guillot acrescentou: “Trabalhar com novos parceiros na China significa que o nosso foco em emissões líquidas zero e nossa ação diária é agora uma missão verdadeiramente global”.

Sobre a China Cement Association – CCA
A China Cement Association foi estabelecida em Pequim em 1987. Como uma das organizações sociais registradas pelo Ministério de Assuntos Civis com personalidade jurídica independente, a CCA é uma organização social da indústria nacional, sem fins lucrativos, voluntariamente formada pelos fabricantes de cimento, institutos de pesquisa, faculdades e universidades, organizações sociais e empresas relacionadas à indústria do cimento em todo o país. A CCA está empenhada em atender a indústria, proteger os direitos e interesses legítimos dos seus membros, auxiliar o governo a manter conjuntamente um mercado de concorrência leal como a ponte entre o governo e as empresas, e promover o desenvolvimento verde, de baixo carbono e de alta qualidade da indústria do cimento da China com o papel de liderança, coordenação e serviço.

Sobre a Global Cement and Concrete Association - GCCA
A GCCA é uma iniciativa da indústria administrada por CEOs, fundada em 2018 e com sede em Londres. É a plataforma oficial e confiável, além de ser a voz para o setor de cimento e concreto no mundo inteiro.

A GCCA e seus membros representam 80% da capacidade de produção global de cimento fora da China, assim como de um número crescente de fabricantes chineses. As empresas associadas se comprometeram a reduzir e, em última instância, eliminar as emissões de CO2 no concreto, que é responsável atualmente por cerca de 7% globalmente, por meio da implementação do Concrete Future 2050 Net Zero Roadmap da GCCA – a primeira indústria pesada a estabelecer um plano tão detalhado.

Juntas, a GCCA está comprometida em construir um futuro de concreto brilhante, resiliente e sustentável para a indústria e para o mundo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contacts

Para obter mais detalhes ou para solicitações de entrevista, entre em contato com:
Simon Thomson, diretor de mídia, GCCA
simon.thomson@gccassociation.org
+44 7380 972282

Contacts

Para obter mais detalhes ou para solicitações de entrevista, entre em contato com:
Simon Thomson, diretor de mídia, GCCA
simon.thomson@gccassociation.org
+44 7380 972282