Sentença sobre Stanford International Bank Limited a Favor da Vantis Plc
Stanford International Bank Limited – em liquidação (SIB)
Decisão do Tribunal Superior de Justiça relativa ao controle de ativos mantidos no Reino Unido e início do funcionamento do Sistema Online de Gestão de Reclamações de Investidores
LONDRES--(BUSINESS WIRE)--Os liquidantes conjuntos do SIB, Nigel Hamilton-Smith e Peter Wastell, gostariam de informar que o Tribunal Superior de Justiça da Inglaterra e do País de Gales decidiu hoje que o Centro de Interesse Principal do SIB é Antígua e Barbuda, e não os Estados Unidos da América. Por isso, os liquidantes de Antígua devem ser reconhecidos formalmente no Reino Unido como a Parte a quem o controle dos ativos britânicos do SIB deve ser passado.
O julgamento de hoje dá seguimento a uma audiência que aconteceu durante três dias, de 10 a 12 de junho de 2009, para decidir quem deveria se responsabilizar pelo controle dos ativos do SIB situados no Reino Unido, cujo montante é superior a 100 milhões de dólares.
A decisão gerou controvérsia entre os liquidantes conjuntos e Ralph Janvey, o depositário designado pela Comissão de Títulos e Câmbio (SEC) dos EUA.
Nigel Hamilton Smith, Associado de Clientela da Vantis Business Recovery Services e liquidante conjunto do SIB, diz:
“Agora devemos contatar as principais instituições financeiras envolvidas, bem como a SEC e o Serious Fraud Office britânico, para garantir a liberação destes fundos para o controle dos liquidantes conjuntos. Esses fundos posteriormente farão parte dos valores que deverão ficar disponíveis para distribuição aos investidores e credores do SIB.
“Os procedimentos legais prosseguem nos Estados Unidos, Suíça e Canadá para alcançar o mesmo reconhecimento e controle dos ativos do SIB. Nós esperamos que a decisão no Reino Unido ajude agora a atingir uma cooperação formal entre os liquidantes conjuntos e o depositário designado pelos Estados Unidos para evitar que significativos custos legais adicionais relacionados ao reconhecimento e controle incidam sobre o patrimônio do SIB.”
Por outro lado, os liquidantes conjuntos também desejam anunciar que o Sistema Online de Gestão de Reclamações para investidores, desenvolvido recentemente, está agora em pleno funcionamento, a partir de 3 de julho de 2009. Os investidores podem registrar as suas reclamações contra o SIB no site https://stanford.vantisplc.com
Além de proporcionar aos investidores um método seguro e econômico para registrar suas reclamações, uma vez registradas, eles poderão monitorar o status de suas reclamações e receber informações sobre o progresso de liquidação diretamente dos liquidantes conjuntos. Os investidores que não têm acesso a um computador ou não desejam se registrar online poderão enviar as suas reclamações diretamente por escrito para os liquidantes conjuntos no endereço da sede do SIB em Antígua (Endereço: Stanford International Bank Limited – In Liquidation, No. 111 Pavillion Drive, St John’s Antigua, West Indies).
Observe que se a sua conta junto ao SIB é vinculada ao Stanford Trust Company Limited – in Receivership (STC, sob concordata) – não será possível registrar uma reclamação por meio do Sistema Online de Gestão de Reclamações do SIB neste momento.
A STC ainda está sob concordata e ainda não está em posição de aceitar formalmente as reclamações de seus clientes e credores. Porém, os liquidantes do SIB estão cientes da posição da STC e de seus credores e sabem que as reclamações serão formalmente registradas junto ao SIB no tempo devido.
Outras comunicações serão emitidas quando possível.
Para obter informações adicionais, os investidores e credores devem visitar o site www.vantisplc.com/Stanford ou enviar um e-mail para stanfordenquiries@vantisplc.com
Notas ao editor
Vantis plc é o grupo de consultoria e recuperação comercial, fiscal e contábil do Reino Unido listado na AIM. A Vantis Business Recovery Services é uma divisão comercial da Vantis Group Ltd., que é regulada pelo Institute of Chartered Accountants in England and Wales para uma variedade de atividades empresariais de investimento. A Vantis Group Ltd é uma sociedade do grupo Vantis plc.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
